Não controlar os pontos na carteira dos condutores pode virar um grave problema jurídico no futuro, mas o que muitos gestores não sabem, é que é possível fazer a gestão da CNH de forma online e grátis.

Veja nesse post como fazer essa gestão, de uma maneira simples e efetiva.

Você tem certeza que todos os seus condutores estão com a documentação em dia?

Se houvesse uma auditoria dentro de sua gestão, você poderia afirmar que todos os seus condutores estão com a documentação em dia?

Se surgiu nem que seja um pouquinho de dúvida sobre o assunto, fique até o final!

Hoje, mostrarei uma solução para gestão da CNH simples, online, grátis e que está de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que expliquei no último post.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem restringido a consulta da pontuação da CNH de terceiros em alguns Estados, permitindo somente que o próprio condutor realize a consulta. É provável que essa restrição seja expandida para outras regiões do Brasil.

Certificar-se da regularização das habilitações é fundamental, uma vez que em caso de infração durante a condução, as consequências não são suportadas somente pelo condutor, mas também por quem confiou o veículo a ele, podendo resultar em multas consideráveis ou até mesmo detenção dos responsáveis. 

Gestão da CNH online e grátis

Uma gestão da CNH efetiva precisa cumprir alguns objetivos, como:

  • Ter o histórico dos funcionários;
  • Prevenir que a pontuação chegue no limite;
  • Descobrir quando alguma pontuação chegar no limite.

Após muito estudo, vimos que essa gestão pode ser feita com uma ferramenta a que todos têm acesso: o Google Formulários.

A partir de um formulário, você não precisará ir atrás de informações, porque os seus motoristas vão te entregar.

Além disso, esse formulário não precisa ser complexo. As únicas perguntas que você precisa colocar são:

  1. Sua CNH está em dia?
  2. Quantos pontos sua CNH tem agora?
  3. Coloque um print do extrato do Detran;

Antes de tudo, adicione um campo para o motorista preencher o seu e-mail, e pronto! Tudo o que você precisa estará registrado em uma planilha que é gerada automaticamente pelo Google Formulários.

Torne a gestão de informações mais completa

Como criador do formulário, você terá acesso à página do editor, onde encontrará um ícone do Google Planilhas no canto superior direito. Clicando nesse ícone, você poderá visualizar automaticamente todos os preenchimentos do formulário, incluindo fotos, em uma nova planilha editável.

Além disso, recomendamos adicionar mais três colunas à planilha: nome, cadastro da CNH e dias restantes até a data de vencimento da CNH.

Essas informações podem ser retiradas da planilha de cadastro dos colaboradores e, para ajudar nessa tarefa, disponibilizaremos um link com os campos necessários e fórmulas para migração dos dados.

Planilha de cadastro e fórmulas para migração dos dados

Para adicionar as três colunas citadas acima na sua planilha, você vai precisar criar uma nova aba na planilha de respostas do seu formulário, e nomeá-la como “Cadastro”.

Depois disso, baixe nossa planilha de Gestão da CNH para pegar as colunas, copiar e colar na planilha do formulário.

Neste conteúdo que você baixou, deixamos fórmulas para você aplicar na planilha do formulário, para que as informações de cadastro que você tiver migrem automaticamente.

Faça a gestão da CNH completa!

Te demos o caminho para que você possa controlar a CNH dos seus condutores de forma online e gratuita, agora basta chegar na empresa e passar a ideia para a diretoria.

Agora, se você quer uma gestão da CNH profissional, que notifica infrações com até 45 dias antes da emissão pelo Detran, você precisa conhecer os serviços da Mônaco.

E para você que vem do blog ou do canal, separamos uma condição especial para você contratar o serviço com desconto! Clique aqui para conhecer.

Ficou com alguma dúvida? Assista a nossa live completa e  não perca nenhum detalhe sobre o assunto, fizemos todo o passo a passo de criação de formulários e planilhas para você.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.