A Gestão de Frota contribui na diminuição de riscos trabalhistas na sua empresa, traz segurança jurídica e produtividade!

Nesta Live especial, vamos bater um papo com o Dr. José Roberto, que esclarecerá os impactos da gestão de frotas na diminuição de riscos trabalhistas.

O Dr. José Roberto é um advogado trabalhista e atua no segmento há mais de 20 anos, ajudando pessoas físicas e jurídicas a lidarem com suas pendências trabalhistas.

O que é um passivo trabalhista?

O passivo trabalhista, ou risco trabalhistas, ocorre quando o empregador não cumpre corretamente suas obrigações trabalhistas e, por essa razão, pode comprometer o futuro de uma empresa.

Esse processo pode acontecer vindo de qualquer local, inclusive dos motoristas.

As maiores causas que podem resultar nesse processo, são:

  • Não pagamento do salário do motorista;
  • Controle de ponto ineficiente;
  • Desconto de multas mal aplicadas;
  • Desconhecimento da legislação.

Muitas vezes, imaginamos que esse assunto compete apenas ao jurídico e RH da empresa, porém vemos que o gestor de frota deve estar ciente de tudo.

“É importante que as empresas façam um trabalho jurídico bem feito para evitar esses passivos trabalhistas, como por exemplo falta de procedimento na gestão, desconhecimento na legislação e decisões equivocadas.”

Dr. José Roberto.

A declaração de reconhecimento de multas basta para evitar passivos trabalhistas?

Uma das grandes causas relacionadas aos riscos trabalhistas que posteriormente se tornam processos trabalhistas na gestão de frota, é o desconto de multas indevidas.

Muitos gestores de frota, para justificarem o desconto de multas, fazem os condutores da empresa assinarem uma declaração para demonstrar que eles estão cientes.

Mas isso de fato basta?

“Toda política nova dentro da empresa deve ser bem construída com o jurídico. Quando você fecha um contrato de trabalho, você precisa deixar claro no contrato e na política de frota a regra do jogo. Se em um dos documentos está escrito que é terminantemente proibido descontar multas dos motoristas, você não deverá nunca fazer tal ação.”

Dr. José Roberto.

Como visto, as consequências vão variar de acordo com o jurídico da sua empresa.

Caso sua gestão de frota não tenha adotado ainda uma política de frota, você pode construir uma online e gratuitamente utilizando nosso Gerador de Política de Frota

Em um acidente por falta de manutenção do veículo, o que pode acontecer com a empresa?

Quando um motorista sofre um acidente de trânsito por conta de falta de manutenção, a empresa fica passiva de grandes processos contra ela.

É importante frisar que a empresa não pode transferir riscos do negócio para o empregado.

Para se evitar isso, o gestor de frotas deve tomar cuidados, e uma delas é aplicar um plano de manutenção.

Com o plano de manutenção, você tem listado todos os itens que devem ser revistos nos veículos e com seu período.

Como o Plano de Manutenção na Frota traz Segurança para Empresa

Em casos do motorista utilizar o veículo da empresa para fins particulares, eu posso descontar o gasto da folha de pagamento dele?


É muito comum nas empresas com frotas o uso do veículo para fins particulares do motorista.

Por meio de sistemas de rastreamento, o gestor de frota é capaz de verificar por onde os veículos andaram, e descobrir se ocorreu de fato esse evento.

Mais uma vez, o desconto do reembolso deve estar alinhado no contrato e na política de frota:

“Muitas empresas entregam os veículos da frota como benefício ao funcionário, e sempre ao fim do mês lhe é descontado o tanto que rodou do seu salário. Mas, se nada disso está evidente no contrato, a empresa pode ter dificuldades em aplicar esses desconto.”

Dr José Roberto.

Entre em contato com o Dr. José Roberto

Essas foram algumas perguntas que eu trouxe pra cá, mas vale muito a pena assistir a Live com todas as perguntas que eu e os inscritos do canal fizeram!

E, se você é gestor de frota, representa uma empresa ou é um empregado passando por problemas trabalhistas, em contato com o Dr. José Roberto pelos seguintes meios:

Whatsapp: 11 94146-6877
E-mail: cavarzan.argento@gmail.com

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.