A gestão da lavagem e higienização dos veículos pode, além de manter o veículo da frota bem cuidado, ser uma forma de aumentar o valor da empresa perante o mercado.

No post de hoje, vou conversar com a Fernanda Lagrotta, sócia e diretora de Marketing da Wash Me, empresa de gestão de lavagem e estética automotiva que atua em todo Brasil, para te ensinar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto tão importante nos dias de hoje!

A importância de padronizar a higienização dos veículos da frota

Se você perguntar para um gestor de frota se higienizar os veículos é importante, com certeza ele irá responder que sim.

No entanto, muitos as deixam como última prioridade, pois ainda não percebem todos os benefícios que a gestão da lavagem e higienização trazem para o veículo.

“A lavagem e higienização da frota não só precisa acontecer, como é obrigatória, com recorrência e incluso no planejamento do gestor.”

Fernanda Lagrotta

Mais importante do que lavar, é padronizar a lavagem.

Muitas empresas entregam a tarefa de limpar os veículos para os motoristas, porém isso gera desperdício de tempo e despadronização no processo.

Por conta disso, empresas como a Wash Me existem para padronizar este processo, que traz uma série de benefícios, como:

A Fernanda compartilha conosco um case de sucesso que eles tiveram com uma empresa de porte grande.

Quando um cliente deles decidiu substituir a lavagem dos caminhões em lava jatos comuns e optaram pelo seu processo de lavagem ecológica, eles tiveram um aumento na qualidade da limpeza, que passou a durar por mais tempo.

Além disso tudo, um veículo limpo e arrumado é um cartão de visitas para a sua empresa, e transparece qualidade nos serviços prestados.

Leia também: Quem é o Responsável pela Manutenção dos Veículos da Frota?

Lavagem e higienização são a mesma coisa?

Lavagem e higienização de veículos são coisas distintas, no entanto é importante que os dois processos aconteçam.

A lavagem está relacionada com a parte externa do veículo e tem como foco retirar sujeiras, manchas e revitalizar a lataria do veículo.

Enquanto isso, a higienização é um processo focado no interior do veículo e visa combater fungos e bactérias acumulados (sanitização), eliminar sujeiras, higienizar locais como porta luvas, ar condicionado, tapetes e dar vida ao interior do automóvel.

A solução para uma gestão sustentável

Sem dúvida, a sustentabilidade é um ponto importantíssimo na atualidade e, quando falamos de lavagem e higienização, levantamos uma preocupação: o consumo de água.

Uma lavagem simples com água em um carro gasta em média 500 litros de água, e infelizmente, não temos no Brasil um mecanismo de reaproveitamento da água utilizada.

A solução sustentável para isso é a lavagem a seco!

A lavagem a seco é feita com produtos biodegradáveis, como cera de carnaúba, utilizando em média apenas 500 ml de água. Depois, é só realizar a lavagem com um pano sem utilizar mais água.

“A mágica está realmente nos produtos ecológicos utilizados e na técnica de limpeza que precisa ser feita, que vai desde a flanela até a forma de manipular o produto, evitando danos ao carro e economizando a água do planeta.”

Fernanda Lagrotta

A lavagem a seco pode ser adaptada conforme as necessidades do automóvel, servindo desde para uma moto, até um caminhão de lona.

Higienização interna: como fazer e quais produtos utilizar?

Após a pandemia, tornou-se comum andar com produtos higienizadores no carro, como o álcool em gel.

No entanto, este produto não é recomendado para higienizar veículos, pois possui uma textura muito grossa e viscosa que fica impregnada no interior do automóvel.

Fernanda explica que a escolha do produto vai depender da necessidade e estado do veículo. Por isso, antes da higienização, deve ser realizada uma avaliação bem feita.

Além dos produtos químicos, há uma série de maquinários que precisam ser considerados, como aspirador de pó, e máquinas próprias que removem fungos e bactérias.

Para realizar a higienização no dia a dia, opte pelo álcool normal ou pelo Protelim, e sempre faça a higienização com uma flanela e, nos locais mais difíceis, com um pincel ou escova.

Quais os outros benefícios da lavagem a seco?

O principal benefício sempre será o meio ambiente, tanto pelo consumo de água quanto pela ausência de poluição por químicos, já que os produtos são biodegradáveis.

Além disso, a gestão da lavagem sustentável ajudará a sua empresa a alcançar metas relacionadas ao ESG! Hoje em dia, o mercado cobra que as empresas adotem medidas mais sustentáveis para trazer benefícios ao planeta. 

Por último, ainda temos a questão do deslocamento. O deslocamento traz consumo de combustível, um dos principais gastos da frota. Ao realizar a lavagem ecológica, não há necessidade de levar o veículo para o laa jato, podendo assim, economizar combustível e reduzir a emissão de carbono.

É possível uma empresa realizar uma lavagem a seco sem depender de uma empresa especializada?

Fernanda explica que sim, é possível!

Porém é necessário estudar sobre o assunto e as necessidades de cada veículo, como os produtos que devem ser utilizados, o maquinário e outros aspectos que influenciam no resultado da lavagem.

Para te ajudar com isso, a Fernanda com a Wash Me liberou 3 presentes que vão te ajudar a implantar a lavagem a seco na sua frota:

  1. Curso de Lavagem Ecológica;
  2. Checklist de cuidados do veículo;
  3. Uma Lavagem Cortesia na sua frota (totalmente gratuita).

Acesse essa página e preencha o seu formulário para receber todos esses presentes gratuitamente.

Se eu quiser contratar o serviço da Wash Me, como será o procedimento?

Segundo a Fernanda, a Wash Me busca entender qual é a necessidade da empresa e da frota, pois cada uma tem a sua particularidade.

Para isso, algumas questões são levantadas, como:

  • Modelo e quantidade de veículos;
  • Tempo de circulação;
  • Rotatividade;
  • Entre outros.

Após o diagnóstico, a Wash Me vai saber dizer quantos funcionários eles precisarão para a operação e o horário que será feito o serviço, sem precisar parar o fluxo da frota. Todos esses profissionais são qualificados com cursos e certificados para realizar as técnicas de lavagem e higienização corretamente.

A Wash Me ainda possui um aplicativo para auxiliar na organização do gestor, no qual ele consegue ver quantos carros estão sendo lavados, quanto de produto está sendo utilizado, quantos litros ele economizou, e por aí vai.

Se você quer experimentar gratuitamente a lavagem a seco na sua frota, cadastre na nossa página para receber uma lavagem cortesia na sua frota.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.