É certo que a gestão de motoristas é um tema crítico da gestão de frotas, não é à toa que ele é um dos assuntos mais procurados em nosso canal no YouTube e blog.

Por isso, decidimos trazer o gestor de frotas Anderson Chaves, para compartilhar as principais dores na gestão de motoristas e como lidar com elas.

Um pouco sobre o Anderson Chaves

Anderson Chaves é gestor de frota de uma distribuidora do Sergipe, onde cuida de mais de 20 veículos pesados.

Ele conta que entrou na profissão como auxiliar de frota, onde tinha como responsabilidade cuidar do tacógrafo e da documentação dos motoristas.

Porém, mesmo como auxiliar de frota, ele nunca deixou de contribuir com ideias e sugestões para melhoria da empresa.

E hoje, após se tornar gestor de frota, ele executa uma gestão de motoristas humanizada, que traz bons resultados para todos.

A premiação dos motoristas é benéfica para a empresa?

Em uma enquete realizada no nosso canal do YouTube, eu perguntei se a premiação dos motoristas é importante implantar. 10% responderam que não.

A premiação está relacionada com a motivação do motorista, e com isso, quis saber se para o Anderson, a motivação deve vir primeiro do gestor:

“A motivação do gestor é muito importante, mas antes disso, ela deve vir do próprio motorista, que precisa gostar da profissão que exerce e ter responsabilidade sobre ela.” – Anderson Chaves

Com o motorista tendo sua “automotivação”, o gestor de frota precisa fazer sua parte, garantindo um bom ambiente de trabalho e extraindo o melhor de cada condutor.

Foi na premiação que o Anderson encontrou uma maneira de aumentar a produtividade dos motoristas, e gastando pouco.

“Existem diversas formas de premiar o motorista sem envolver dinheiro.” – Anderson Chaves

Entre as principais formas de premiação sem dinheiro, estão:

  • Folga;
  • Flexibilização no horário de trabalho
  • Oferecer um veículo mais novo para trabalho;

Mas, como o próprio Anderson diz, “não é só de tapa nas costas que se vive”, e em certos momentos, o gestor de frotas pode fazer uma premiação diferenciada, baseada em metas que a empresa propor, como:

  • Não exceder o limite de velocidade estabelecido pela empresa;
  • Bater metas de combustível;
  • Diminuir número de multas.

Essas metas cumpridas diminuem o custo da frota, e com toda a economia gerada, o gestor pode realizar uma premiação para os primeiros do ranking, que vai desde prêmios em dinheiro até viagens.

Como foi implantado o controle de velocidade dos motoristas?

Sabemos que o controle de velocidade é uma estratégia da gestão de motoristas que economiza combustível e reduz o número de acidentes.

Especialistas recomendam uma velocidade de 90 km/h na estrada, e 60 km/h na cidade para economizar combustível.

Além disso, é recomendável que a velocidade seja constante no máximo de tempo possível.

Para realizar o controle de velocidade dos motoristas, Anderson diz que não podemos depender de apenas uma fonte de informação.

Em sua gestão de frota, ele acompanha a velocidade pelo rastreador e tacógrafo, e ele explica o motivo:

“Problemas acontecem, e na falha de uma fonte de informação, nós temos sempre um segundo.” – Anderson Chaves

A velocidade é definida de acordo na política de frota de cada empresa, e o seu limite corresponderá com os critérios do documento, como:

  • Tipo de estrada (rodovia, urbano, rural);
  • Horário;
  • Clima (dia com chuva ou neblina);
  • Tipo do veículo;
  • O que o veículo transporta (carga perigosa, passageiro, etc).

“Na nossa empresa, por exemplo, definimos que o veículo padrão deve trafegar a 80 km/h no céu limpo, e 60 km/h em dias de chuva” – Anderson Chaves

Porém, é válido ressaltar que o tacógrafo e o sistema de rastreamento só servem para registrar os eventos.

O que muda o comportamento do motorista é o acompanhamento do gestor sobre quem excede o limite de velocidade, entender o motivo, e tomar a medida cabível.

Planilha para gestão de motoristas e veículos

Mesmo com o uso de telemetria, Anderson utiliza em conjunto, uma planilha para realizar a gestão de motoristas. 

Ela é baseada em 3 pilares que economizam tempo e aumentam a produtividade:

1. Controle de vencimento dos documentos

O objetivo da primeira aba é organizar as informações dos motoristas da frota.

Nela, o gestor de frota registra a validade dos documentos dos motoristas, como:

  • CNH;
  • Data do exame toxicológico;
  • CETPP (Curso Específico de Transporte de Produtos Perigosos);
  • NR20;
  • Entre outros documentos;

A planilha foi configurada para que, quando um documento estiver próximo da data de vencimento, a célula fique destacada com a letra vermelha.

“O gestor precisa bater os olhos na planilha e identificar o erro” – Anderson Chaves

2. Dados dos veículos

Nesta aba, são adicionadas as informações de todos os veículos da frota, como:

  • Número da placa;
  • Capacidade de transporte;
  • Marca e modelo do veículo;
  • Ano;
  • CNPJ;
  • N° do chassi;

3. Dados dos motoristas

Diferente da aba de controle de documentos, esta terá o registro das informações pessoais do motorista:

  • Telefone corporativo e pessoal;
  • RG e CPF;
  • Data de nascimento;
  • Tipo sanguíneo;
  • Data de admissão;
  • Entre outras informações.

Por essa planilha, o gestor pode realizar ações internas, como parabenizar os motoristas em seus aniversários.

Como baixar a planilha de gestão de motoristas

Para baixar a planilha que citamos aqui, o Anderson a disponibilizou para os membros da Comunidade Frota Para Todos, no WhatsApp.

A Comunidade Frota Para Todos é um grupo no WhatsApp que reúne gestores de frota e motoristas de todo o Brasil, para troca de informações e experiências sobre gestão de frotas.

Para baixar a planilha, entre na Comunidade Frota Para Todos, acesse o link do Drive que se encontra na descrição do grupo.

A planilha estará disponível na pasta de Lives.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.