A gestão do tempo é o maior desafio para o gestor de frota produtivo.

O dia a dia corrido de um gestor de frota tem diversos desafios, como cuidados com os veículos, manutenções, abastecimentos, controle de motoristas, etc.

Além disso, a realidade de muitas empresas é de que, quem cuida dos veículos, não é exatamente um gestor da frota.

Em muitos casos, quem gerencia os veículos, é o dono de empresa, gerente de operações, ou mesmo alguém que trabalha no administrativo da empresa.

O acúmulo de funções e tarefas, faz com que os gestores não tenham tempo para pensar estrategicamente, com um olhar de cima.

O que muitos não percebem é que, sem parar para analisar, você jamais conseguirá fazer a gestão do tempo e ser mais produtivo.

Convidei o conceituado especialista em gestão do tempo e produtividade, Christian Barbosa, que já deu aula em 50% das 100 maiores empresas do Brasil, para falar sobre esse assunto:

Este é um trecho da entrevista completa que está no Curso Frota para Todos.

O que faz um gestor de frota?

Gestor de frota é a pessoa responsável pelos veículos de uma empresa, sendo essa função necessária e indispensável, a partir de uma frota de 3 veículos. 

Como expliquei anteriormente, em muitos casos, quem gerencia os veículos, é o dono de empresa, gerente de operações, ou mesmo alguém que trabalha no administrativo da empresa.

Gestão da frota é buscar reduzir os custos operacionais, gerenciar o uso do veículo, cuidar da manutenção preventiva, controlar o consumo de combustível, entre outras ações relevantes.

Independente do cargo, esse profissional precisa lidar diariamente com diversos problemas para se resolver, além de ter que pensar estrategicamente no futuro da frota da empresa. 

Para tudo isso, é fundamental que esse profissional faça a gestão do seu tempo, visando aumentar a produtividade.

Mas como ter tempo em uma rotina tão corrida?

O que o Christian Barbosa disse acima é o diagnóstico de muitas empresas.

Gestores de frota estão acostumados a fazer e repetir processos de seus antecessores, no qual muitos já são arcaicos.

Hoje, com sistemas para gestão de frotas, já é possível automatizar e facilitar tarefas do dia a dia, independente da complexidade da tarefa.

O problema é que, alguns gestores, acreditam que não possuem tempo para usar sistemas como esse, se esquecendo que o real objetivo desses sistemas é exatamente dar mais tempo para ele.

No vídeo abaixo que fiz com o gestor de frota da TMK Engenharia, Marcos Souza, falo exatamente sobre essa otimização de tempo que um sistema proporciona:

A questão é que o “não ter tempo” não pode ser um orgulho para os gestores.

É preciso mudar essa mentalidade! Pois isso atrapalha não só a produtividade, mas também a saúde, relacionamentos, família, vida financeira, etc.

O gestor de frota precisa ter mais tempo para pensar e planejar. Só assim, alcançará o aumento de produtividade e a redução de custos da frota.

Se você entendeu a ligação entre gerenciar melhor o tempo e usar um sistema para gestão de frotas, vou recomendar o post abaixo: 

Sistema para Gestão de Frota: 4 fatores que você deve considerar antes de contratar

Ainda falando sobre um gestor de frotas produtivo, quero que conheça o Curso Online Simplificando a Gestão de Frotas.

Curso Online Simplificando a Gestão de Frotas, é um curso onde você aprenderá uma metodologia, que vai facilitar muito seu dia a dia com a Gestão dos Veículos e Condutores, reduzir os custos e aumentar a produtividade:

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.