Implementar um plano de premiação é uma das melhores formas de motivar os condutores.Mas antes disso, o gestor de frota precisa definir os melhores indicadores para premiar os motoristas.
Neste post, eu vou conversar com o consultor em gestão de frotas Carlos Cavalcanti sobre como definir os indicadores do plano de premiação, e disponibilizar uma planilha que te ajudará nesta missão.
Conteúdo
A realidade da premiação de motoristas nas empresas
Por mais que seja constatado que a motivação está relacionada com o aumento de produtividade, muitas empresas não investem nisso, e muito menos criam um plano de premiação de motoristas. Mas, por que ainda existe esse descaso?
Essa foi a primeira pergunta que fiz para o Carlos, que desde 2017, possui uma consultoria de gestão de frotas que atende empresas que precisam de diagnósticos para reduzir custos, e de treinamentos de condução segura e econômica para os condutores.
A princípio, para o Carlos, um dos motivos está relacionado a forma com que os gestores enxergavam os motoristas há alguns anos:
“Ofertando os treinamentos nas empresas, eu cansei de ouvir gestores respondendo que a única qualificação que eles exigiam do motorista é que ele fosse habilitado.” – Carlos Cavalcanti
Com o aumento dos custos operacionais para se manter uma frota, esse conceito foi mudando, até que algumas empresas passaram a enxergar o motorista como um fator que pode aumentar ou diminuir esses custos.
“Na área comercial, o gestor precisa criar campanhas recorrentes para motivar a equipe a vender, por que no controle de motoristas isso seria diferente?” – Carlos Cavalcanti
Por isso tudo, a premiação está ganhando voz nas frotas: ela vem para motivar os motoristas a alcançarem reduções de custos ao utilizar o veículo.
Qual é a melhor forma de premiar os motoristas?
Em geral, existem duas formas de se premiar os motoristas:
- Premiar por ranking;
- Premiar por metas.
Por ranking, o gestor de frota premia apenas os motoristas que alcançaram os melhores resultados em um período. Geralmente, premia os cinco melhores, ou apenas o primeiro lugar.
Apesar dessa forma ser interessante de usar em eventos especiais, como “os melhores motoristas do ano”, não é interessante tê-la como principal forma de premiação. Isso porque, muitas vezes, não é possível comparar os resultados entre veículos, pois cada um apresenta uma média de consumo e distâncias percorridas diferentes. Além disso, nesse formato, você está motivando apenas uma parcela.
Premiando por metas, ao contrário da forma anterior, você está dando a possibilidade de todos os motoristas receberem um prêmio. Batendo a média de consumo do veículo, o motorista está apto a receber o prêmio.
“Para não precisar pagar todo mês, e para gerar um volume maior, eu aconselho as empresas a pagar as premiações a cada 3 meses aos condutores. Mas lembre-se, as metas são mensais.” – Carlos Cavalcanti
Definindo os melhores indicadores para premiação
Antes que possamos implementar uma premiação, precisamos descobrir quais são os melhores indicadores para premiar os motoristas.
E para ajudar na organização desses indicadores, definir as médias e resultados alcançados, e classificar o peso de cada indicador, estamos disponibilizando uma planilha de premiação dos motoristas para ser baixada gratuitamente.
Indicadores para premiar os motoristas #1: Média do consumo de combustível
Um veículo que apresenta uma média de combustível muito baixa, reflete alguns fatores negativos. Pneus ruins, falta de manutenção e direção agressiva são um deles.
Por isso, defina uma média para cada veículo (de acordo com o que o manual do fabricante) para os motoristas fazerem.
“Considere recompensar, porém em um valor menor, os motoristas que alcançaram pelo menos 95% da meta” – Carlos Cavalcanti
Foque em criar metas graduais e nunca faça metas inatingíveis.
Indicadores para premiar os motoristas #2: Excesso de velocidade
Por segurança e para evitar multas, a empresa pode definir um limite de velocidade além do que as estradas definem.
Essa regra beneficia a empresa, pois a velocidade constante ajuda a economizar combustível, melhorando consequentemente a média dos veículos.
Com isso defina um teto de quantas vezes o motorista pode exceder a velocidade, sem perder o prêmio.
Indicadores para premiar os motoristas #3: Indicadores internos
Muitas vezes, a empresa já possui uma política de frota com as diretrizes referentes à gestão, direção e cuidados que deve-se ter com os veículos.
Para conquistar o prêmio, o motorista deverá realizar uma porcentagem desses indicadores. Exemplos de indicadores internos:
- Tempo de entrega;
- Realização do checklist;
- Feedback do cliente;
- Limpeza interna do veículo.
Indicadores para premiar os motoristas #4: Avaria na devolução
Ninguém gosta de dirigir um veículo mal cuidado. Uma forma de evitar que um motorista entregue o veículo dessa forma, é colocando como uma meta.
Defina um limite de reclamações que um motorista pode levar para manter sua recompensa.
Itens que podem ser considerados avarias são:
- Pneu em mau estado de conservação;
- Carro sujo.
Indicadores para premiar os motoristas #5: Checklist do veículo
O checklist é muito importante para a existência da manutenção preventiva na frota, evitando que veículos quebrem em momentos aleatórios, inviabilizando o trabalho do motorista.
Por isso, nada mais justo do que definir uma quantidade mínima de vezes que o motorista deve preencher o checklist do veículo.
Comece amanhã a montar o plano de premiação dos seus motoristas
Neste post, entendemos porque devemos motivar os motoristas, quais são as formas de se premiar e quais são os indicadores a serem utilizados. Agora, está na hora de levar isso à sua empresa.
Apresenta a ideia para a diretoria, os convença, e parta para uma gestão que apresenta sempre bons resultados.
Ah, e não se esqueça de utilizar a planilha de premiação dos motoristas.