Eu posso garantir: O infolist é o checklist veicular mais funcional que você verá.

Se você quer manter os cuidados com os veículos da frota, mas ainda sim otimizar a sua rotina e a dos motoristas, continue lendo esse post.

Os motoristas de sua frota preenchem o checklist?

Em uma enquete que reuniu 215, perguntamos a gestores de frota como os motoristas da empresa preenchem o checklist veicular.

50,2% responderam que fazem “mais ou menos certo”, enquanto 40,2% relatou que fazem “de qualquer jeito”. Não estamos aqui para crucificar os colaboradores, mas sim entender qual a responsabilidade dos gestores dentro desse resultado. 

Como resolver essa questão? Mesmo que você esteja entre os 8,8% que disse que está tudo bem, continue aqui! Hoje, daremos várias dicas sobre como tornar o processo de checklist mais funcional. 

Por qual motivo os motoristas não priorizam o checklist?

Na live #114 que fiz com dois motoristas, perguntei a eles o que desmotiva o colaborador a não preencher o checklist veicular.

Ambos me responderam que, além dos questionários longos e cansativos, o preenchimento não trazia retorno. Portanto, o checklist só era preenchido caso acontecesse algum problema.

Leia o post sobre o assunto: Quem é o Responsável pela Manutenção dos Veículos da Frota?

Quando se observa que é só mais um documento nas mãos dos gestores e não se faz nada a respeito, a tarefa é deixada de lado ou não é realizada da forma correta. É normal na vida do motorista ter um dia cansativo, principalmente após longas viagens. Ter um questionário de duas páginas com perguntas que são irrelevantes ou redundantes não estimula o cumprimento da tarefa.

Não dá para culpar o colaborador, pois se estivéssemos na realidade dele o resultado provavelmente seria o mesmo. No início, o preenchimento seria feito corretamente, mas após um tempo, torna-se insustentável. Como gestores, precisamos facilitar a vida da equipe!

O que é um checklist veicular? 

É uma lista de itens do veículo que precisam de revisão do motorista antes, durante ou após uma viagem.

E para que serve o checklist? Bom, existem dois motivos para isso.

O primeiro é auxiliar na manutenção dos veículos, pois no relatório terá todas as necessidades de melhoria de cada automóvel.

Em segundo lugar, é para identificar em qual momento o veículo foi danificado. Principalmente quando há grande rotação de motoristas para o mesmo meio de transporte, o checklist traz um histórico de onde o problema se iniciou.

Como implantar o checklist veicular?

Ao implantar um novo processo, é necessário que haja treinamento! Não é efetivo apenas dar uma ordem para o preenchimento de um novo formulário sem antes fazer o colaborador entender a necessidade desse procedimento. 

O gestor de frota precisa mostrar os benefícios não apenas para a empresa, como para o colaborador. Mesmo que o retorno não seja imediato, as necessidades de melhoria serão averiguadas e colocadas em prática.

Se o seu método for digital, ensine o colaborador a como acessá-lo. Uma boa dica é gerar um QR Code e disponibilizá-lo para escanear no interior do veículo. Lembre-se: o checklist precisa estar na política de frotas, juntamente com as suas regras de preenchimento!

Um novo checklist veicular: Infolist

Provavelmente, você já viu sites em que é pago para que as pessoas respondam pesquisas de mercado. Dessa forma, a pessoa tem uma motivação extra para realizar a pesquisa, e assim passar informação para o realizador dela.

Isso demonstra como os dados são valiosos para as empresas. 

O mesmo vale para a sua frota, e é por isso que você precisa extrair o máximo de informações possíveis com o motorista.

Se houver algum problema grave na frota e o checklist for simples e bem elaborado, você gestor consegue se antecipar, evitando que o problema se agrave e que outras consequências sejam gerados. 

Como o infolist ajudaria?

O infolist foi criado com o objetivo de ser um checklist informativo do dia a dia.

O checklist habitualmente é o mesmo que passei a definição capítulos acima: feito diversos momentos pelo motorista ao utilizar o veículo.

No entanto, o infolist vai numa direção contrária a esse conceito.

Com o infolist, o colaborador registra o problema somente quando ele existe. Não é preciso passar por uma jornada inteira de perguntas que não servirão para ninguém.

Apesar de simples, não pode ser feito de qualquer forma. É necessário que haja uma organização para que futuramente tenham registros e formas de filtrar as informações. 

Ah, e não pense que o infolist acabará com os formulários mais completos, necessários para caminhões e grandes viagens. Ao invés de acabar com eles, defina uma frequência menor para realização deles.

Não é à toa, que temos para download gratuito um Modelo de Checklist Completo do Veículo, que você pode baixar clicando aqui.

Quais informações eu vou ganhar com o Infolist?

Através de um infolist, o motorista poderá informar qual parte do veículo está com problema, como por exemplo:

  • Parte elétrica;
  • Carroceria;
  • Suspensão;
  • Motor;
  • Pneus.

Logo após isso, ele descreverá o que está acontecendo, e se quiser, adicionar uma foto para complementar a informação.

Caso não tenha nada para reportar, basta informar que o veículo não apresenta nenhuma avaria.

Como implantar o infolist na gestão de frota?

Eu preparei um modelo de infolist completo para que você possa implementar na sua gestão de frota.

Ele é um modelo do Google Formulários com perguntas condicionais 100% editáveis, e você pode fazer uma cópia dele clicando no link abaixo:

Baixar modelo de Infolist

É possível criar atalho no smartphone para usar o infolist?

Sim, e é bem simples. No iPhone, basta abrir o link no Safari e adicionar à tela inicial. No Android, também é possível fazer esse procedimento.  Dessa forma, o formulário vai estar na tela principal do smartphone. 

Implante um Aplicativo do Motorista na sua gestão

Se você preferir uma solução já pronta, existe o aplicativo Contele Driver.

O Contele Driver é uma solução dentro do Contele Rastreador, que realiza 3 funções:

  • Identificação do condutor;
  • Checklist online;
  • Cadastro de abastecimentos.

Sempre que o motorista identificar uma avaria, basta preencher no checklist do Contele Driver, que essa informação vai chegar diretamente para o sistema do gestor de frota.

Acabe com os processos manuais da sua gestão, e implante o Contele Rastreador para que sua frota reduza os custos.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.