A instalação de rastreador em moto com partida pedal ainda gera muitas dúvidas entre gestores de frota e empresas que atuam com motocicletas no dia a dia.
É possível fazer a instalação com segurança? Isso pode danificar a bateria? Existem restrições técnicas?
Essas são questões importantes, que podem gerar muitas dúvidas e receios em gestores. Mas nesse artigo nós vamos te explicar em detalhes o que considerar antes de fazer a instalação de rastreador em moto.
Diferença Entre Rastreadores Para Recuperação e Para Gestão de Frota
Antes de abordar a instalação de rastreador em moto, é importante diferenciar os dois principais tipos de rastreadores:
- Rastreadores para recuperação de veículos:
São usados exclusivamente em caso de furto ou roubo e contam com uma bateria interna.
- Rastreadores para gestão de frotas:
São conectados diretamente à bateria do veículo e enviam dados frequentes em tempo real, como localização, velocidade, ignição, entre outros.
Ao longo do artigo, vamos nos concentrar no segundo tipo, usado para monitoramento ativo e gestão de motocicletas em frotas corporativas.
Instalação de Rastreador em Motos com Partida Pedal: É Possível?
Sim, é tecnicamente possível instalar um rastreador em motos com partida pedal. No entanto, é fundamental entender o impacto dessa instalação sobre a bateria.
Entenda o Consumo de Bateria do Rastreador
Rastreadores para gestão de frota são projetados para consumir pouca energia, o suficiente para enviar dados ao sistema sem sobrecarregar a bateria – principalmente em carros ou motos com partida elétrica.
No entanto, motos com partida pedal utilizam baterias mais fracas:
- Bateria de moto com partida elétrica: 5 a 6 amperes;
- Bateria de moto com partida a pedal: geralmente 4 amperes.
Essa diferença parece pequena, mas tem grande impacto. E o maior problema está no estado em que essas baterias se encontram.
Por Que a Bateria das Motos com Pedal Costuma Estar Fraca?
Motos com partida elétrica dependem da bateria para ligar. Se ela estiver fraca, o veículo simplesmente não funciona. Isso obriga o dono a fazer a troca ou a manutenção da bateria com mais frequência.
Já as motos com pedal funcionam mesmo com a bateria fraca, pois a ignição é feita manualmente, e o uso do sistema elétrico é mínimo. O resultado? As baterias são negligenciadas e ficam além da vida útil, com capacidade reduzida.
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O Que Acontece na Instalação de Rastreador em Moto com Partida a Pedal?
Se a bateria já está fraca e o rastreador é instalado, mesmo com seu consumo baixo, ela pode descarregar totalmente em 1 ou 2 dias sem uso, como em um fim de semana.
Leia mais: Plano de Manutenção Preventiva da Frota: Como Criar?
Isso por que o rastreador continua enviando dados, consumindo energia o tempo todo. E a moto pode apresentar os seguintes problemas:
- Não ligar, mesmo com o pedal;
- Falhas no sistema elétrico (faróis, setas e buzina);
- Pane elétrica inesperada;
- Queda de produtividade da frota;
- Aumento de custos com socorro e manutenção.
Recomendação: Instalar ou Não?
Com base em nossa experiência e em diversos casos analisados, não recomendamos a instalação de rastreadores ativos em motos sem partida elétrica, ou seja, com partida no pedal.
Mesmo que a instalação funcione inicialmente, o risco de falha no dia a dia é alto, principalmente em operações que deixam a moto parada por períodos curtos.
Alternativas e Boas Práticas na Instalação de Rastreador em Moto Com Partida Pedal
Se você ainda precisa utilizar esse tipo de moto na frota, considere algumas medidas para minimizar os problemas:
- Faça inspeções frequentes nas baterias e troque antes do fim da vida útil;
- Evite deixar as motos paradas por mais de 24h, sempre mantendo a carga da bateria ativa;
- Avalie o uso de rastreadores com bateria própria, voltados apenas para segurança e recuperação veicular.
- Priorize motos com partida elétrica na renovação da frota, para ter mais confiabilidade no rastreamento e operação.
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A instalação de rastreadores precisa ser feita com base no tipo de veículo e na realidade da operação.
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