Você já ouviu falar sobre os ladrões de km dos pneus? Esse é um termo bastante conhecido em por gestores de pneus e borracharias, mas pouco falado entre gestores de frotas.

Neste post, você vai descobrir quais são esses ladrões de quilometragem, como identificá-los, e como resolvê-los o mais rápido possível.

De onde surgiu os tão falados ladrões de km dos pneus?

Quem cunhou o termo ‘ladrões de km” foi a maior fabricante de pneus do mundo, a Bridgestone.

A Bridgestone divulgou uma lista com 5 fatores que contribuem para o desgaste prematuro de pneus, reduzindo sua vida útil e quilometragem.

Dessa forma, ela ajuda consumidores e empresas a cuidarem melhor dos seus pneus.

Quais são os ladrões de quilometragem do pneu?

Na lista original, a Bridgestone divulga 5 ladrões de km para ficar de olho:

  1. Alinhamento
  2. Balanceamento
  3. Calibragem
  4. Desenhos de banda de rodagem
  5. Emparelhamento inadequado

No entanto, para quem vivencia a prática, existem mais três ladrões de quilometragem que precisamos ficar atento. Eles são:

  • Excesso de carga
  • Excesso de freio
  • Excesso de velocidade

Quem confirma isso é o engenheiro Heiner Neri, fundador do grupo Veritas, empresa especializada em soluções para transportadoras e pneus.

A ideia deste post não é abordar a gestão de pneus de forma completa, mas sim explorar cada um desses ladrões de quilometragem.

Sendo assim, vamos começar?

Alinhamento incorreto

Um veículo com os eixos desalinhados leva a um desgaste irregular e rápido dos pneus.

A identificação desse fator pode ser feita pelo próprio motorista, ao perceber alguns padrões de irregularidade, como por exemplo:

  • Desgaste excessivo dos pneus de um lado do veículo;
  • Direção puxando mais para um lado;
  • Volante desalinhado.
Dois pneus, sendo que o da direita está com desgaste excessivo por conta do alinhamento incorreto.
Pneu direito com desgaste excessivo

Para corrigir esse problema, o motorista ou gestor de frota precisa levar o veículo a um mecânico de confiança para realizar um alinhamento completo, ajustando todos os ângulos necessários.

Balanceamento incorreto

O balanceamento incorreto trata-se da distribuição desigual do peso ao redor do pneu e da roda. Essa desigualdade pode causar vibração, desgaste acelerado, desconforto na direção e aumento do consumo de combustível.

Heiner ilustra isso com uma analogia poderosa: um pneu com 8g de desbalanceamento a 100 km/h bate no solo com a força de 8kg.

Isso não apenas afeta a vida útil do pneu, mas também a segurança e o conforto da viagem.

Por conta disso, o gestor precisa estar atento a todos os detalhes.

Por exemplo, vamos imaginar um veículo com pneu recapado. Muitos pneus que passaram por uma recapagem terão uma emenda nele. Essa emenda adiciona mais peso ao pneu, o que pode levá-lo ao desbalanceamento. Para evitar isso, o gestor precisa adicionar um contrapeso a esse pneu, para equilibrar novamente.

Para realizar essa ação, é necessário utilizar uma balanceadora de rodas.

Sobre a frequência desta manutenção, muitos apontam que a cada 6 meses é bom, ou então quando o veículo chega a 10 mil quilômetros rodados.

Calibragem incorreta

pneu murcho

Segundo Heiner, a pressão dos pneus é o pilar de sua saúde. Uma calibragem muito alta ou muito baixa em relação ao recomendado, é responsável por uma porcentagem significativa de pneus sucateados.

Além do desgaste do pneu, a calibração incorreta afeta a segurança e a eficiência do consumo de combustível.

Muitas vezes, a identificação de um pneu descalibrado é visto a olho nú. No entanto, existem ferramentas que te apontam isso com mais precisão, como um manômetro ou TPMS.

O lado bom da história, é que esse é um problema simples de resolver. Basta ajustar a pressão dos pneus de acordo com as especificações do fabricante. Caso o pneu apresente vazamentos frequentes, talvez seja o momento de repará-lo ou substituir.

Desenho inadequado da banda de rodagem

A banda de rodagem é a única parte do pneu que está em contato direto ao solo. Ele é responsável pela tração, frenagem, proteção da carcaça e dirigibilidade.

Sua importância é tanta que, ao escolher um desenho de banda de rodagem incorreto, ele pode reduzir a vida útil do pneu em 40%.

Por isso, para corrigir e prevenir esse problema, a solução é a mesma: escolha correta do pneus.

Para isso, faça a escolha com base no tipo da sua operação, carga, velocidade e condições das estradas em que trafega. Se necessário, pesquise referência do fabricante para acertar na decisão.

Emparelhamento inadequado

Pneus em um eixo devem funcionar em harmonia, como gêmeos idênticos.

Quando os pneus de um mesmo eixo apresentam diferentes tamanhos, isso pode levar a um desgaste irregular.

Por conta disso, é sempre importante trabalhar com pares que correspondam a mesma marca, tamanho e desenho da banda de rodagem.

Excesso de carga

Um caminhão que transporta uma carga além da capacidade prejudica os freios, causa instabilidade e gera falhas mecânicas, colocando em risco a vida do caminhoneiro.

Além disso, ele afeta diretamente os pneus, deformando e os comprimindo excessivamente.

Por isso, reduza a carga para os limites recomendados, e considere utilizar pneus projetados para suportar cargas mais pesadas.

Excesso de freio

O uso agressivo dos freios gera calor e desgaste nos pneus. Esse problema está totalmente relacionado aos hábitos de condução dos motoristas da frota.

Para evitar esse problema, é preciso treinar os motoristas com técnicas de direção segura e econômica. Além disso, o gestor de frota precisa garantir sua parte, e realizar manutenções regulares no sistema de freios.

Excesso de velocidade

Além de aumentar o consumo de combustível e colocar em risco a segurança do motorista, o excesso de velocidade acaba com os pneus do veículo.

Para evitar isso na sua frota, o gestor precisa estipular limites e educar os motoristas sobre os riscos e impactos do excesso de velocidade.

Implemente uma política de frota e conscientize os motoristas sobre ela.

Para acompanhar os seus hábitos de condução, monitore tudo através de um sistema de gestão de frotas que possa te alertar quando alguém ultrapassar a velocidade estipulada.

Como posso prevenir minha frota de ter problemas com pneus

Aqui, você descobrir quais são todos os ladrões de km dos pneus, e como corrigí-los.

No entanto, temos que nos lembrar o que um velho ditado nos disse: é melhor prevenir do que remediar.

Por isso, sempre realize verificações regulares nos pneus, e garanta que eles estejam sempre impecáveis para uso.

Inclusive, o próprio motorista pode te ajudar nessa missão, preenchendo um checklist veicular sempre que for utilizar um veículo.

E para ajudar com o lembrete e agendamento de manutenções preventivas, você pode contar com o sistema de gestão de frotas do Contele Rastreador, onde você pode ter uma visão geral do planejamento de manutenção da sua frota.

Agora é com você! Depois desse post, você identificou algum ladrão de km na sua frota?

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.