A manutenção dos veículos de sua empresa pode ser dividida em preventiva e corretiva.
Existem muitas peças de extrema importância, que devem estar na manutenção preventiva, caso contrário, o prejuízo na manutenção corretiva será enorme.
Porém, tem um item em especial que se destaca nessa relação, ele não apresenta sintomas de que está ruim, e simplesmente quebra, quando menos esperamos.
Estamos falando da Correia Dentada!
Você sabe o que acontece quando quebra a correia dentada?
Sabe como evitar essa surpresa desagradável?
Quanto maior a velocidade do veículo na hora que estourar a correia dentada, maior será o estrago e o prejuízo.
A correia é responsável por sincronizar os sobes e desces dos pistões, e quando ela quebra, um bate no outro, empenando várias peças do motor.
A única forma de evitar a quebra da correia dentada é programar corretamente a manutenção dos veículos.
Em média, as trocas de correias são feitas a cada 50.000 KM. Porém, é importante verificar no manual do veículo qual a indicação.
Veja o vídeo do post abaixo:
Manutenção dos veículos: Como não esquecer de fazer
Caso você perceba que a correia quebrou, pise na embreagem (câmbio manual) ou coloque no N (câmbio automático), mas não tente ligar o carro!!!
Uma dica é fazer um plano bem completo de manutenção preventiva, e segui-lo a risca, com todos os veículos de sua frota.
Você pode usar uma agenda para esse fim, porém, a maioria das trocas de peças serão feitas quando o veículo atingir uma quilometragem, e não data.
Outra opção é utilizar um sistema de gestão de frotas. Aqui no Contele Rastreador você pode configurar a manutenção dos veículos individualmente.
Através de um evento chamado “KM Atingido”, você cadastra o item e a quilometragem da próxima troca.
Quando o veículo atingir essa quilometragem, o sistema registra no relatório e te envia um e-mail. Simples né?
Com isso, a manutenção dos veículos de sua frota ficará muito mais simples e segura.
Se você quiser conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.