A gestão de pneus da frota é um fator que pode definir o sucesso ou não da sua Gestão de Frotas, tamanha é sua importância.

Neste post temos um convidado que é ESPECIALISTA no assunto de Pneus, o Coach Eder Marques, Gerente Comercial da Empresa RT Pneus:

Quem é Eder Marques?

Eder Marques tem formação acadêmica em Administração com ênfase em Marketing, é gerente comercial na RT Pneus, e Coach de Pneus, um especialista no assunto.

Nos seus últimos 13 anos, Eder se dedicou a este assunto e ajuda diversas empresas e pessoas.

Quais os maiores problemas causados pela falta de Gestão de Pneus?

Dos custos variáveis, o valor do pneu, dependendo do tipo de frota, se for leve ou pesada, pode ficar entre o segundo e quarto colocado em um ranking dos maiores gastos.

A ausência de uma boa gestão de pneus pode tornar os gastos com pneus o segundo maior da frota.

Muitos gestores, buscando a melhor forma de reduzirem custos, procuram por métodos e técnicas complexas, quando na verdade fazer o básico pode garantir o resultado:

“Existe o feijão com arroz que muita gente não faz, que é simples de fazer, mas o problema está na ação, planejamento e na vontade de fazer”

Eder Marques

Entre os maiores problemas causados pela falta de gestão, estão:

  • Falta de segurança para os condutores;
  • Danificação dos veículos;
  • Aumento do custo dos Pneus;

No blog, fizemos um post que complementa este assunto:

Gestão de Pneus da Frota: Esse assunto merece mais atenção que você imagina!

Borracharia deve ser Pronto Socorro ou Clínica?

No geral, nós vamos a uma borracharia quando o pneu já foi danificado ou apresentando algum problema grave.

Porém, quando se trata de uma empresa, o comportamento deve ser diferente em relação a um carro de passeio comum.

Eder explica essa questão da forma mais humanizada possível:

“Vamos supor que o pneu é um ser humano, que requer de cuidados médicos. Você prefere cuidar da sua saúde antes de acontecer um problema, ou parar direto no pronto socorro? Se você tem um sintoma de uma doença, você irá se tratar para não esperar acontecer o pior.”

Eder Marques

Toda essa questão nos leva a manutenção preventiva, que comparada com a manutenção corretiva, é cerca de 30% mais barata.

Em uma live para o canal, eu expliquei melhor o que é a manutenção preventiva:

Por onde começar a gestão de pneus?

Durante a Live, o Eder explicou que o gestor de frotas deve primeiramente planejar suas ações, organizar sua estrutura e procurar ferramentas para auxiliar no controle de informações.

Quando se fala em ferramentas, podemos considerar sistemas de rastreamento e de gestão de frota, por exemplo.

“Mas eu não tenho recursos para investir em um sistema de gestão agora.”

Eder Marques

Eder responde:

“Se você não tem uma ferramenta específica para utilizar na gestão, você precisa de alguma forma obter números para controle. Planilha atualizada com marcações dos pneus, datas para vistoria e por aí vai.”

Eder Marques

Por meio de um sistema de gestão de frotas, como o Contele Rastreador, você consegue ter em fácil acesso o quanto cada veículo rodou, e agendar vistorias para os pneus, sendo notificado quando o dia chegar.

Conheça o Coach Eder Marques

Essas foram algumas lições passadas pelo Coach Eder sobre a Gestão de Pneus da Frota, e que vale a pena investir seu tempo agora para colher resultados no futuro.

Outras dicas e métodos valiosos foram passados pelo Eder durante o Mini Curso de Gestão de Pneus da Frota no nosso canal no Youtube, vale a pena conferir

E se você é o gestor ou cuida dos pneus da sua empresa, recomendo que siga o Eder nas redes sociais e acompanhe seu canal no Youtube.

LinkedIn
Instagram: @institutodopneu
Youtube: Canal da Recapagem
Tel/Whats.: (31) 99263-0117
E-mail: canaldarecapagem@hotmail.com

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.