Mais uma vez, sempre com o objetivo de ajudar na sua gestão, iremos disponibilizar um modelo de checklist para sua frota.

Fiz questão de deixar o arquivo em excel, e sem proteção, para que você possa personalizar e alterar caso seja necessário.

Não sabe para que serve e nem como usar um checklist nos veículos? Sem problemas, certamente, vamos te ajudar nessa parte também.

Esta é uma técnica utilizada em muitas empresas, que certamente irá lhe ajudar a reduzir muito o custo com manutenção ,não importa se a sua frota tem 1 ou 100 veículos!

O Checklist do Veículo para o seu tipo de operação da frota:

versão rápida do checklist é para uso no dia a dia:

Checklist Rápido do Veículo: Use no dia a dia para reduzir gastos de manutenção

Enquanto isso, a versão completa é para viagens mais longas:

O nome oficial dessa antiga prática de preenchimento do Checklist do Veículo é: Manutenção de Operação.

É fundamental que todos os seus motoristas preencham este Checklist todas as vezes que usarem o veículo.

Com isso, você saberá se as condições primárias de utilização do veículo estão OK, ou se estão com algum problema.

O Checklist pode apontar eventuais problemas do veículo, evitando que piorem, e que o veículo seja impossibilitado de ser utilizado. Como por exemplo:

  • Motor fundido por falta de água ou óleo;
  • Bateria descarregada por falta de manutenção;
  • Desgaste elevado dos pneus por falta de calibragem;
  • Entre outros diversos que existem.

Como começar:

Primeiro de tudo, imprima uma quantidade suficiente de folhas do Checklist para deixar em seus veículos.

Oriente todos os motoristas à preencherem este documento e entregá-lo ao gestor da frota, sempre ao término da utilização do veículo.

Além disso, um motorista acaba controlando o outro, ao verificar se o último que dirigiu o veículo, deixou de registrar alguma irregularidade.

Clique aqui e faça o download grátis do Modelo de Checklist Rápido do Veículo.

Portanto, como este assunto está relacionado com manutenção, selecionei dois posts especialmente relevantes que irão lhe ajudar:

Manutenção Preventiva: Como não esquecer de fazer

Manutenção de Veículos: Problema ou solução?

Finalmente, espero que você tenha gostado de mais esse post.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, acesse nosso site.

Como fazer o Checklist do Veículo Grátis e ONLINE

Nessa live, vou te explicar a importância desse método na sua empresa e, no final, você vai aprender a fazer isso online e gratuitamente:

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.