O condutor é o fator determinante para você atingir seus objetivos na gestão de frotas. A única possibilidade de você ter sucesso, é tornar o motorista seu aliado na gestão de frotas.

Neste post, eu conversei com o Cleber Montrezor, condutor experiente que hoje é gestor de frotas da sua empresa, e ele vai nos mostrar o caminho para o bom relacionamento com seus motoristas:

A chave para o sucesso

Em todos meus anos de experiência, pude perceber que não adianta o gestor de frota possuir um sistema de telemetria avançada, cartão abastecimento e manutenção em dia se, o motorista não for seu aliado na gestão de frotas.

O motorista é a pessoa que mais interage com os veículos de uma empresa, e seu comportamento no volante interfere diretamente nos resultados da empresa.

Por isso, o gestor de frotas deve tomar frente e se responsabilizar em estreitar a sua relação com os motoristas.

Em uma live para o canal, eu mostrei para os gestores boas práticas a serem feitas com os motoristas:

Como que é a relação entre condutores e gestores na maioria das empresas?

Podemos considerar que a gestão de frotas é constituída de 3 engrenagens principais, e sem uma delas a gestão não funciona:

  • Gestor;
  • Veículo;
  • Motorista.

Antes de mais nada, é preciso entender como é a relação entre motoristas e gestores nas empresas:

“No geral, a relação não é muito boa. Vamos imaginar uma empresa que está implantando a gestão só agora com os motoristas. Essa mudança vai gerar atritos e contestamentos, pois, eles sempre fizeram o trabalho do mesmo jeito, por que vai mudar agora?” Cleber Montrezor.

Com isso, podemos perceber que, quando deixamos a gestão de frotas para depois, fica mais difícil para o gestor conseguir mudar o comportamento dos motoristas.

Quais os resultados dessa má relação?

Para se ter uma ideia, a falta de alinhamento com os motoristas implica em vários prejuízos.

Se o gestor não deixar claro as regras do jogo ao condutor, será muito comum situações de velocidade excedida, falta de cuidado com o veículo, entre outros casos.

Com isso, os únicos resultados que você, gestor de frotas, alcançará serão:

  • Aumento dos gastos com combustível;
  • Aumento do número de multas;
  • Aumento da chance de acidentes;
  • Problemas jurídicos.

Qual o principal erro que um Gestor de Frotas pode cometer com os motoristas?

Saber encontrar os erros como gestor é fundamental, para que não os cometa nunca mais.

O Cleber, que já esteve na posição de condutor, coloca que o principal erro do gestor é não escutar o motorista.

Quando o gestor de frotas promete algo e não cumpre, é o suficiente para o motorista se sentir desprestigiado!

Além da desmotivação, uma tarefa não cumprida pode acarretar em um problema maior ainda: 

Se um motorista identifica uma falha no veículo que precisa ser solucionada o mais rápido possível, e o gestor não cuida disso, a segurança do condutor corre perigo.

O seu motorista pode acabar se envolvendo em um acidente por uma falha de manutenção do freio, por exemplo.

Como tornar o motorista aliado na gestão de frotas? 

Agora que sabemos o que não devemos fazer para afastar os motoristas, vamos descobrir o que pode ser feito para trazê-los para torná-los aliados da sua gestão.

Para o Cleber, o começo de tudo é dar suporte para cada mudança.

“Precisamos entender que trabalhamos com motoristas de diferentes idades e tempo de empresa. Por conta disso, toda nova implantação vai ser uma novidade que muitos não vão saber de início como fazer. O papel do gestor nesse caso é dar suporte.” Cleber Montrezor.

Com isso, tem dois itens que são imprescindíveis quando o assunto é dar suporte:

  • Política de Frota;
  • Treinamento.

Política de Frota

Política de Frota é o documento onde se organiza todas as regras e condutas que o motorista da empresa deve saber e respeitar.

Com a política de frota, você evita situações como, o uso irregular do veículo, problemas jurídicos e etc.

Caso você ainda não tenha implantado a política de frota na sua empresa, utilize nosso Gerador Online de Política de Frota.

Treinamento

O treinamento dos motoristas engloba tanto a política de frotas quanto outros assuntos pertinentes a conduta do motorista no volante.

Com o treinamento adequado, os motoristas se especializarão e trarão benefícios para a empresa, como:

  • Redução de custos;
  • Aumento de produtividade;
  • Diminuição de acidentes no trânsito.

Quer saber mais como fazer um treinamento para motoristas na sua empresa? Leia esse post:

Treinamento para Motoristas: Como fazer e quais são os benefícios para sua empresa

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.