O que acontece com o rastreador em área de sombra?

O que acontece com o rastreador em área de sombra?

Essa é uma pergunta frequente que recebemos aqui na Contele:

“Se meu veículo entrar em região que não existe sinal, o que acontece com o rastreador em área de sombra?”

Ao contrário do que muitos pensam, também temos muitas áreas de sombra, dentro das grandes cidades. Já nas rodovias mais afastadas das grandes metrópoles, o problema se agrava ainda mais.

Antes de responder essa questão, vamos entender rapidamente, como funciona um sistema de rastreamento veicular GPS/GSM.

como funciona um sistema de rastreamento veicular GPS/GSM.

O módulo rastreador instalado no veículo, se comunica com o satélite, capta as coordenadas e envia, através da internet móvel (GPRS), as informações sobre os pontos de localização e de velocidade, para nosso sistema.

GPS: Global Positioning System, é um sistema de posicionamento por satélite

GSM: Global System for Mobile, é a tecnologia móvel padrão, mais popular do mundo, para telefones celulares.

GPRS: Primeira geração de dados na telefonia móvel, utilizada até hoje nas máquinas de cartão de crédito.

Agora que já sabemos como funciona um sistema de rastreamento, fica fácil explicar o que acontece com o rastreador em área de sombra.

Nos locais em que não existe sinal de celular, nenhum sistema mostrará o veículo online no mapa, pois o rastreador não terá como transmitir as coordenadas pela internet móvel.

Porém, os sistemas e equipamentos de qualidade, trabalham com Datalogger.

Datalogger: Também conhecido como armazenador de dados, é uma ferramenta que registra automaticamente, os dados coletados por um determinado dispositivo.

Esse é um dos diferenciais do Contele Rastreador, mesmo em áreas de sombra, o rastreador armazena os dados e assim que entrar novamente em uma área de cobertura, envia automaticamente para nosso servidor,

Essa memória, armazena 65.535 pontos com registro de posição, tempo, velocidade, pontos de parada e status da ignição.

A memória do Datalogger (armazenamento), não se apaga, mesmo se o módulo rastreador for desligado!

Com isso, quando você acessar o sistema para analisar as rotas que seu veículo fez, você nem saberá que ele passou por alguma área de sombra.

Para exemplificar, resolvi fazer um teste prático numa região de área de sombra.


Veja na imagem abaixo, uma área com poucas antenas e sem cobertura de celular.

Cobertura celular GPRS
http://www.telebrasil.org.br/panorama-do-setor/mapa-de-erbs-antenas

Nosso equipamento passou por essa área e armazenou tudo, você pode perceber que a rota foi construída perfeitamente, veja imagem abaixo.

Rota com Rastreador com Datalogger

Se não tivéssemos o recurso do Datalogger, a rota ficaria um traço reto, ligando o último ponto com sinal, ao próximo ponto onde o sinal voltou. Esse problema também afetaria o cálculo das distâncias e das velocidades. Veja mais detalhes sobre a análise e qualidade das rotas em um post que escrevi aqui nesse blog comparando 9 equipamentos.

No Brasil, as operadoras dizem cobrir, entre 91% a 93%, das áreas onde existe população. Dificilmente você ficará muito tempo, sem saber a posição online do seu veículo. As áreas de sombras são pequenas, porém, são muitas, e podem acabar com suas rotas e relatórios, caso o sistema utilizado não tenha o Datalogger.

Se você quer saber mais sobre os nossos rastreadores, veja esse vídeo: Contele Rastreadores.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Tudo sobre Gestão de Frotas no YouTube

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se no nosso canal sobre gestão de frotas no YouTube, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Tudo sobre Gestão de Frotas no Whatsapp

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu Whatsapp.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.