Você sabe quanto é o custo de manutenção da sua frota? O gestor de frotas precisa dessa informação para tomar as decisões corretas que vão reduzir os custos da empresa.

Neste post, vamos conversar com o gerente de manutenção e consultor de gestão de frotas, Antônio Marcelino, e disponibilizar grátis uma planilha que criamos para o controle de manutenção da frota ser efetivo:

Principais problemas relacionados a manutenção

A partir da longa experiência do Antônio Marcelino, ele pôde perceber que uma das principais dificuldades das empresas está em conciliar o tempo da manutenção com a operação do veículo.

“O veículo parado não traz lucro nenhum à empresa, mas periodicamente é necessário para se fazer a manutenção”

Antônio Marcelino

Para Antônio, o veículo parado se torna um problema quando não existe um entendimento de outros setores da empresa (como o de logística) com o de manutenção.

Precisando de veículos nas ruas, outros setores pressionam para que a manutenção seja feita o mais rápido possível ou que seja postergada.

Porém uma manutenção preventiva mal feita, gera uma manutenção corretiva muito mais cara.

Por isso, o gestor de frotas precisa convencer e se conciliar com outros setores da empresa, para que a manutenção aconteça de forma efetiva e planejada.

Como implantar a cultura da manutenção na empresa?

O primeiro passo para implantar um controle de manutenção da frota eficaz é convencer a diretoria.

Para isso, é importante mostrar dados e provas.

“Muitas vezes isso é difícil, mas quando você explica o que é o PCM (Planejamento e Controle de Manutenção), leva exemplos e dados, fica mais fácil de implantar melhorias.”

Antônio Marcelino

E o principal argumento que pode ser utilizado para mudar o cenário se refere aos custos.

O preço de uma manutenção corretiva em um veículo quebrado no meio da estrada, será altíssimo e o condutor não terá outra opção.

Planilha de Controle de Manutenção

Para auxiliar na implantação do processo de manutenção da sua empresa, o Antônio e eu conseguimos disponibilizar uma planilha de controle de manutenção da frota.

Nessa planilha, o gestor de frotas faz o cadastro dos veículos da frota e as requisições para a contratação de serviços ou compra de peças para a manutenção do veículo.

Requisição de serviços na planilha de controle de manutenção

Todas as requisições são registradas na aba de registros, podendo filtrar informações de acordo com:

  • O veículo;
  • Data;
  • Cidade;
  • N° da requisição;
  • Tipo de manutenção;
  • Entre outras coisas.

A planilha possui ainda uma aba de Dashboard, que também é atualizada automaticamente.

Essa aba apresenta um resumo dos seus gastos por mês com manutenção, destacando o que foi gasto com corretiva e preventiva.

Nesse mesmo Dashboard, você pode visualizar os gastos por mês com cada veículo da frota também.

Essa planilha de controle de manutenção pode mudar a cultura de uma empresa.

Ao agrupar todos esses dados, você pode apresentar ao dono da empresa, e mostrar o quanto está sendo gasto com manutenção corretiva, e quanto de economia a empresa poderia ter investindo na preventiva.

A planilha de controle de manutenção traz benefícios como:

  • Comparativo de manutenção corretiva e preventiva;
  • Comparativo entre veículos (Qual veículo quebra mais?).

Clique aqui para baixar gratuitamente a planilha.

Sistema para Lembretes de Manutenção

Se você quer dar um passo a mais na gestão de manutenção da sua empresa, recomendo à você utilizar um sistema que vai te ajudar nisso.

Com o Contele Rastreador, você configura apenas uma vez o plano de manutenção dos veículos, e recebe avisos automáticos para fazer trocas e revisões de peças e serviços.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.