Você sabe quanto é o custo de manutenção da sua frota? O gestor de frotas precisa dessa informação com o propósito de tomar as decisões corretas que vão reduzir os custos da empresa.

Neste post, vamos conversar com o gerente de manutenção e consultor de gestão de frotas Antônio Marcelino e, por fim, disponibilizar grátis uma planilha que criamos para o controle de manutenção da frota ser efetivo:

Principais problemas relacionados a manutenção

A partir da longa experiência do Antônio Marcelino, ele pôde perceber que uma das principais dificuldades das empresas está sobretudo em conciliar o tempo da manutenção com a operação do veículo.

“O veículo parado não traz lucro nenhum à empresa, mas periodicamente é necessário para se fazer a manutenção”

Antônio Marcelino

Para Antônio, o veículo parado se torna um problema no momento em que não existe um entendimento de outros setores da empresa (como o de logística) com o de manutenção.

Precisando de veículos nas ruas, outros setores pressionam para que a manutenção seja feita o mais rápido possível ou que seja postergada.

Porém uma manutenção preventiva mal feita, gera uma manutenção corretiva muito mais cara.

Por isso, o gestor de frotas precisa convencer e se conciliar com outros setores da empresa, para que a manutenção aconteça de forma efetiva e planejada.

Como implantar a cultura da manutenção na empresa?

O primeiro passo para que implante um controle de manutenção da frota eficaz é convencer a diretoria.

Para isso, é importante mostrar dados e provas.

“Muitas vezes isso é difícil, mas quando você explica o que é o PCM (Planejamento e Controle de Manutenção), leva exemplos e dados, fica mais fácil de implantar melhorias.”

Antônio Marcelino

E o principal argumento para que o cenário seja mudado se refere aos custos.

O preço de uma manutenção corretiva em um veículo quebrado no meio da estrada, será altíssimo e o condutor não terá outra opção.

curso gestão de manutenção

Planilha de Controle de Manutenção

Para auxiliar na implantação do processo de manutenção da sua empresa, o Antônio e eu conseguimos disponibilizar uma planilha de controle de manutenção da frota.

Nessa planilha, o gestor de frotas faz o cadastro dos veículos da frota e as requisições para a contratação de serviços ou compra de peças para a manutenção do veículo.

Requisição de serviços na planilha de controle de manutenção

Todas as requisições são registradas na aba de registros, podendo filtrar informações de acordo com:

  • O veículo;
  • Data;
  • Cidade;
  • N° da requisição;
  • Tipo de manutenção;
  • Entre outras coisas.

A planilha possui ainda uma aba de Dashboard com atualização automática.

Dessa forma, você visualiza os seus gastos mensais com manutenção, tanto o que foi gasto com corretiva, quanto preventiva.

Nesse mesmo Dashboard, você pode visualizar os gastos por mês com cada veículo da frota também.

Essa planilha de controle de manutenção pode mudar a cultura de uma empresa.

Ao agrupar todos esses dados, você pode apresentar ao dono da empresa, e mostrar o quanto está sendo gasto com manutenção corretiva, e quanto de economia a empresa poderia ter investindo na preventiva.

A planilha de controle de manutenção traz benefícios como:

  • Comparativo de manutenção corretiva e preventiva;
  • Comparativo entre veículos (Qual veículo quebra mais?).

Clique aqui para baixar gratuitamente a planilha.

Sistema para Lembretes de Manutenção

Se você quer dar um passo a mais na gestão de manutenção da sua empresa, recomendo à você utilizar um sistema que vai te ajudar nisso.

Com o Contele Rastreador, você configura apenas uma vez o plano de manutenção dos veículos, e recebe avisos automáticos para fazer trocas e revisões de peças e serviços.

módulo de manutenção do Contele Rastreador

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas, ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.