Política de Utilização dos Veículos da Empresa: Estabelecendo regras de uso na frota

Política de Utilização dos Veículos da Empresa: Estabelecendo regras de uso na frota

A política de utilização dos veículos da empresa nada mais é do que estabelecer regras na frota.

Essa política garante qual será a finalidade de uso do veículo, velocidade e horários de uso permitidos, entre outros itens importantes da frota.

Muitas empresas desconhecem esse assunto e acabam não dando atenção pra ele, permitindo que motoristas conduzam os veículos sem nunca terem assinado um termo ou política de uso do veículo.

Isso é um grande erro, considerando que os veículos além de serem um patrimônio importante da empresa, eles também podem se tornar uma “arma”, dependendo de como for usado.  

Além disso, os condutores dos veículos também são recursos importantes para a empresa.

Em uma entrevista feita para o meu canal, conversei com o empresário e responsável pela frota, Daniel Santos, alertando ele sobre os riscos de não ter uma política de utilização dos veículos.

Vale a pena assistir esse trecho:

Veja a entrevista completa com o Daniel clicando aqui.

Os riscos que a empresa corre sem uma política de frota

Assim como acontece com o Daniel, outros gestores correm um sério risco ao permitir que o motorista conduza o veículo sem regras de uso.

A questão é que, gestores e empresários não podem dar a chave de um veículo, sem que tenha o controle do modo de condução dos motoristas, e sem que esses estejam com a CNH em dia

É compreensível que muitas empresas não se atentem a isso, pois não é esse o ‘’negócio’’ delas.

Como no caso do Daniel, a preocupação de uma distribuidora de sorvetes é entregar os seus produtos em dia.

O Art. 310 da Seção I de Disposições Gerais do Código de Trânsito Brasileiro determina que:

‘’Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança:

Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.’’

Em outras palavras, o dono e gestor da frota podem ser corresponsáveis em casos de acidentes com vítimas.

A empresa poderá provar a sua inocência caso mostre que estabeleceu uma política de utilização dos veículos, e prove que rastreia os veículos e controla os documentos dos condutores.

E não são apenas acidentes que podem trazer problemas caso a sua empresa não tenha uma política de utilização dos veículo.

Se a sua empresa utiliza os veículos para atividades importantes do dia a dia, como prestação de serviço ou distribuição de produtos, os riscos são diários.

Ao não controlar a pontuação do condutor, a empresa corre o risco de esse motorista já estar com a CNH cassada.

Pois, mesmo que você controle a pontuação das multas que chegam para você, ele também pode levar multas com o veículo próprio.

Agora, imagine que seu condutor está com a CNH vencida ou cassada e é parado em uma blitz

Ele não poderá prestar os serviços e fazer as entregas daquele dia, e até talvez de outros dias.

Serviços e entregas serão atrasadas e, caso trabalhe com vendedores externos, eles não farão visitas sem a CNH, acabando com as suas vendas.

Como estabelecer uma Política de Utilização dos Veículos

A Política de Utilização dos Veículos ou Política de Frota é um simples documento que deve conter as regras da empresa, para quem é conduz e para quem gerencia os veículos.

Eu fiz um vídeo explicando o que é Política de Frota e como você pode estabelecer uma em sua empresa:

Preparamos um Modelo de Política de Frota pronto para você editar e implementar em sua empresa.

Personalize este documento de acordo com seu perfil, pois sabemos que muitas empresas tem particularidades específicas.

Modelo Política de Frota

Verifique se a Política de Frota está sendo seguida:

Para acompanhar a Política de Frota e se todas as regras estão sendo seguidas, é necessário um sistema de rastreamento que te dê as respostas.

Conheça agora como o nosso sistema de gestão de frota pode te ajudar a acompanhar tudo isso, acesse nossa página: Contele Rastreador

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Tudo sobre Gestão de Frotas no YouTube

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se no nosso canal sobre gestão de frotas no YouTube, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Tudo sobre Gestão de Frotas no Whatsapp

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu Whatsapp.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.