[Download Grátis] Como Fazer um Ranking dos Motoristas: Aula Prática Com Cléber Montrezor

[Download Grátis] Como Fazer um Ranking dos Motoristas: Aula Prática Com Cléber Montrezor

O ranking dos motoristas pode ser considerado umas das principais ferramentas para aumentar a produtividade e reduzir custos na sua gestão de frotas.

Afinal, os condutores motivados são a peça chave de toda boa gestão.

Por este motivo, no post dessa semana, trouxemos o Cleber Montrezor para dar uma verdadeira aula prática de como montar seu próprio Ranking de Motoristas.

Assista a Live completa no link abaixo, com todas as explicações e perguntas do pessoal do chat.

Quem é Cléber Montrezor

Antes de entrar no assunto do post, vamos contar um pouco sobre o Cléber Montrezor.

Cléber é motorista e gestor de frota, atuou por 12 anos como condutor, se especializou no assunto de gestão de frotas e logística, e hoje é um gestor que nos dá muito orgulho, além de ser uma fonte de inspiração!

Essa é a terceira contribuição dele com o canal no Youtube do Julio Cesar – Gestão de Frotas e com o Blog.

Nas outras duas, os assuntos foram: Como convencer a diretoria a investir na Gestão de Frota: Entrevista com Gestor e O Motorista Como Seu ALIADO na Gestão de Frotas.

Quais os benefícios com a implantação do ranking dos motoristas

Para manter a equipe de motoristas unida, e que trabalhe junto com a gestão de frota, são necessárias ações de incentivo, pois não se pode cobrar sem que haja um retorno.

O Ranking é a ferramenta que vai te proporcionar fazer um programa de incentivos, benefícios e reconhecimento.

O resultado prático do ranking dos motoristas, é uma política de benefícios onde o condutor ganha e a empresa também.

A empresa tem benefícios práticos e mensuráveis como:

  • Aumento da produtividade;
  • Queda no consumo de combustível;
  • Melhora nos índices de velocidade;
  • Aumento da responsabilidade do condutor.

“O ranking dos motoristas, além de agradá-los, pois tem das premiações, você provoca uma competitividade saudável entre os condutores.” Cleber Montrezor.

E essa é uma das funções do gestor de frotas, produzir o ranking dos motoristas e saber trabalhar a competitividade entre eles para que todos ganhem.

Sobre a competitividade como um benefício, Cleber completa com um exemplo real da sua gestão:

“Teve um motorista que pediu para mim a planilha com a classificação final, para mostrar para a família a colocação dele.” Cleber Montrezor.

Indicadores para montar um ranking dos motoristas

Durante a sua participação na Live, que você pode assistir na íntegra clicando aqui,Cléber nos deu os indicadores e as planilhas que ele usa para montar seu ranking dos motoristas.

Clique aqui, preencha seus dados como e-mail e telefone, e receba as planilhas de forma gratuita, como prometido na Live.

Os principais critérios na avaliação final são:

  • Consumo de combustível;
  • Controle de velocidade;
  • Controle de produtividade;
  • Curso (pontuação).

Consumo de combustível

Modelo de planilha preenchida de consumo de combustível

Controle de velocidade

O controle de velocidade, tem relação com multas, acidentes de trânsito, do consumo de combustível e de maneira indireta, com a manutenção da frota.

É importante ter este indicador no ranking dos motoristas pois ele é o elo de toda a gestão de frotas.

Além disso, você consegue colher algumas informações importantes como, a do motorista que acelera muito acima do padrão.

É importante, pois acelerar acima gera muitos problemas para os veículos e para ele próprio, porque esse indicador tem relação direta com acidentes de trânsito.

É importante chamar o condutor individualmente e conscientizá-lo desse problema, e é dessa maneira que o Cléber faz na sua gestão de frotas.

“Independente do seu trabalho, você não pode esquecer de uma coisa: Você sai para trabalhar e tem gente na sua casa esperando você voltar, e se você continuar andando nessa velocidade, pode ser que não volte.” Cleber Montrezor.

Controle de produtividade

Na empresa onde o Cléber faz a sua gestão, eles controlam a produtividade relativizando o carregamento com a entrega bem sucedida.

Esse tipo de indicador é variável de empresa para empresa, no caso do Cléber é uma empresa que faz entregas.

Se sua empresa for de técnicos de elevadores, por exemplo, você tem que adaptar a planilha disponibilizada neste link, para a sua realidade.

Modelo de planilha de controle de produtividade

Curso (pontuação em provas)

Este tipo de indicador é sazonal, ou seja, em períodos que tem cursos para os condutores, a pontuação em provas são levadas em consideração na montagem do ranking dos motoristas.

Classificação Final dos Condutores

Com todos os dados dos indicadores finalizados, você deve consolidar em uma planilha, fazendo assim o ranking dos motoristas.

A formatação da planilha pode ser da maneira que você desejar, e o tipo de pontuação também.

Na planilha disponibilizada, Cleber faz a soma de todos os pontos totais dos indicadores e assim tem a classificação final.

Premiação

Todo o tempo investido em montar o ranking dos motoristas, aliado aos benefícios que ele trás para a sua empresa, deve retornar para os condutores da sua frota.

A maneira que você vai fazer a premiação fica a seu critério, o importante é bonificar seu colaborador da melhor forma possível, mostre reconhecimento.

O modelo de premiação do Cleber consiste em premiar os dois primeiros classificados gerais e também premiar o primeiro de cada indicador.

É importante lembrar que a premiação não pode ser um valor fixo mensal para seu colaborador, pois pode configurar em pagamento de salário sem encargos.

Você pode fazer a premiação de diversas formas:

  • Vale Premium;
  • Almoço ou Jantar para a Família;
  • Em dinheiro;
  • Vale Brinquedos;
  • Etc.

Vale a pena premiar de modo que você envolva a família do condutor, Cleber explica:

Se o condutor leva para a família a premiação, futuramente eles vão ajudar a melhorar seu desempenho. Cleber Montrezor.

E ele ainda brinca:

“A família vai te cobrar: Cadê meu jantar? Cadê meu perfume?” Cleber Montrezor.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.