Nem sempre a relação entre gestores e funcionários é boa, e quando falamos de instalar um rastreador veicular, essa relação pode ainda piorar.

É comum algumas empresas entrarem num ciclo vicioso onde a empresa critica o motorista, e por sua vez o motorista critica a empresa.

Dessa forma, o motorista acaba descontando sua desmotivação no veículo.

Estou chamando de motorista, todos os funcionários que dirigem os veículos de sua empresa, sejam eles, técnicos, vendedores, promotores ou propriamente motoristas.

Como você imagina que um motorista insatisfeito dirige seu veículo?

Dessa forma: Com freadas bruscas, acelerações repentinas, passando em buraco ou lombada de qualquer jeito, excedendo a velocidade, deixando o veículo ligado nas paradas etc.

Será que isso aumenta o custo de manutenção e de combustível?

Sim! Pois a forma que seu motorista dirige está diretamente relacionada ao aumento do custo do seu veículo.

Como o rastreador pode ajudar na relação com quem dirige seu veículo?

É simples! Você precisa sair do ciclo vicioso e entrar em um ciclo virtuoso!

Seus motoristas precisam ter motivo (motivação) para dirigir da melhor forma possível, para que a empresa tenha mais motivos para recompensá-los.  

Ao invés de apenas punir os motoristas indisciplinados, faça um programa de recompensa para os melhores.

O Contele Rastreador é uma ótima ferramenta para você fazer este ranking.

Veja a ideia que dei neste post: O que fazer com a informação de velocidade excedida?

Crie metas de consumo, de quilometragem, e outros eventos que o Contele Rastreador indica.

Tenho certeza de que a economia com manutenção e combustível será muito maior do que os valores pagos com recompensa aos melhores.  

Mais uma vez espero ter ajudado!

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.