Na gestão de frotas, existem muitas formas de pensar na redução de custos, como usar a rotina do motorista para eliminar desperdícios.

O método mais eficaz é o pensamento estratégico, através de análises das informações dos veículos e condutores.

A tarefa de monitoramento dessas informações, fica muito mais simplificada e precisa quando o gestor se utiliza de um sistema de rastreamento veicular.

No post de hoje, veja Como Eliminar Desperdícios Analisando a Rotina do Motorista através de um Sistema de Rastreamento

Muitas vezes, o gestor fica apegado em aperfeiçoar pontos da manutenção, desgaste dos veículos ou até mesmo da política de frota, e deixa de analisar a rotina do motorista, seja por pensar que vai levar um tempo considerável do seu dia ou apenas por não ter recurso para isso.

O que o motorista faz ou deixa de fazer influencia diretamente nos custos da empresa e até mesmo no faturamento.

Entre os maiores desperdícios provenientes da rotina do motorista, estão:

  • Gasto desnecessário de combustível;
  • Desperdício de tempo;
  • Custo alto de manutenção;
  • Dinheiro;
  • Desperdício de mão de obra.

Por meio de um sistema de gestão de frota e rastreamento, como por exemplo o Contele Rastreador, o gestor consegue identificar indicadores de cada um dos itens citados acima para lhe servir como base para tomar decisões assertivas.

Veja agora o que você pode fazer com um sistema de rastreamento.

Análise de Rotas

Em qualquer sistema de gestão de frota, você vai encontrar o recurso de analisar as rotas que o motorista fez em um dia específico.

Selecionando um motorista e um dia no mapa, o sistema gera um traçado da rota, e com isso você consegue analisar se o veículo permaneceu no trajeto que deveria, e se houve desvios dessa rota.

Tendo essas informações em mãos, o gestor consegue cobrar do motorista justificativas pelo por quê ele fez esses desvios, que podem ser reflexos de improdutividade e gastos de combustível.

Veículo parado com motor ligado   

Por meio de um sistema de rastreamento, é possível verificar também o tempo que um veículo ficou parado com o motor ligado.

Esse evento é um problema sério, pois resulta em aumento do consumo de combustível, aumento de manutenção e improdutividade.

Identificado as infrações nos eventos, o gestor é capaz de notificar o motorista do veículo por e-mail para cobrar uma retratação do mesmo, e conversar sobre o tempo passado dentro do veículo parado com o motor ligado.

Excesso de velocidade

Evento quando um veículo ultrapassa o limite de velocidade estipulado pela empresa ou até mesmo pela lei.

Dos eventos, esse é um dos mais perigosos para o condutor do veículo, pois o excesso de velocidade resulta em desgaste do motor do veículo, diminui a vida útil do pneu e aumenta a possibilidade de acidentes.

Felizmente, identificar esse evento é simples, pois o mais básico dos sistemas de rastreamento monitoram a velocidade.

E assim como os outros recursos citado acima, o gestor terá entregue as informações em formato de lista, tendo lado a lado a velocidade estipulada pela empresa, e a realizada pelo motorista.

Em uma live para o canal do Youtube, eu expliquei como controlar o excesso de velocidade da frota:

Abastecimentos

Um bom sistema de rastreamento te dará informações sobre a média de consumo de cada veículo.

O registro de cada abastecimento será feito pelos motoristas, por conta disso, é essencial deixar claro a ele como fazer esse preenchimento, para que todas as informações estejam corretas.

Em outro post do blog, eu comento mais sobre o controle de combustível:

Controle de combustível da frota: quais são os benefícios para a sua empresa

Relatório dos Motoristas

O relatório dos motoristas é um recurso presente no Contele Rastreador para se analisar o tempo de condução dos condutores dentro de um período e a distância total em km percorrida.

Com essas informações, o gestor consegue identificar motoristas que estão com uma carga muito alta de trabalho, e distribuir melhor as viagens entre eles para amenizar esse problema.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.