Treinamento dos Motoristas da Frota: Faça você mesmo e veja os resultados!

Treinamento dos Motoristas da Frota: Faça você mesmo e veja os resultados!

Você faz o treinamento dos motoristas da sua frota? 

Esse assunto ainda é pouco discutido entre as empresas, mesmo aquelas que possuem um grande time de condutores.

Mas será que a capacitação que o motorista recebe quando tira sua habilitação, é o suficiente para garantir uma direção segura? Os motoristas da frota sabem conduzir o veículo da forma mais econômica?

Vamos falar sobre o Treinamento dos Motoristas da Frota: Faça você mesmo e veja os resultados!

A importância de investir em treinamento para os motoristas

Conheço muitos gestores de frota que acreditam que o treinamento dos condutores não é necessário, já que o condutor recebe capacitação no processo de habilitação. 

Mas não é o que o Ministério dos Transportes nos diz..

Uma pesquisa realizada pelo próprio órgão público, revela que 50% dos acidentes de trânsito são causados por negligência.

Para solucionar esse problema, os órgãos que formam o Sistema Nacional de Trânsito, entenderam que a primeira capacitação não é tão eficaz para segurança do motorista.

Por isso, passaram a realizar anualmente, uma semana de ações educativas no trânsito, visando a direção segura e redução de acidentes.

Isso mostra como a capacitação do motorista precisa ir além do que é aprendido no processo de habilitação.

Além de evitar acidentes, o treinamento para os condutores resulta em redução de custos com manutenção, e consequentemente, em uma rotina mais fácil na gestão de frota.

Agora, se você precisa de mais um reforço para entender a importância da capacitação dos condutores, vou mostrar alguns casos em que a empresa foi responsabilizada pela falta e treinamento.

Empresa é condenada a pagar 50 mil de indenização ao motorista

O Tribunal Superior do Trabalho, condenou uma empresa a pagar R$50 mil de indenização ao seu empregado, em razão de ter se acidentado no trânsito.

Mesmo tendo sido provado que a culpa do acidente era de terceiro, segundo o juiz, o empregado foi exposto a situação de risco, pois devido à falta de treinamento para dirigir em rodovias, foi submetido ao perigo das estradas brasileiras, mal sinalizadas, mal conservadas e sujeitas à imprudência de outros motoristas.

Leia a matéria completa…

Motorista recebe 120 mil de indenização após acidente

Um motorista de carga viva, teve o dedo prensado no momento em que colocava um pedaço de madeira para calçar o vão entre a carreta e uma rampa de embarque de animais após o motorista engatar a marcha ré.

A empresa alega não ter culpa do acidente, e que a ação do motorista não era obrigação contratual.

O magistrado afirmou…

 “A culpa no acidente não pode ser atribuída em razão de ato inseguro do reclamante, mas sim em função das condições do veículo e da falta de treinamento do motorista, o que demonstra a culpa da empresa no acidente”

juiz Rui Barbosa de Carvalho Santos, da Vara do Trabalho de Mineiros

Leia a condenação completa…

Walmart pagará R$ 155 mil a empregado que ficou paraplégico em acidente de carro

Um funcionário da empresa, responsável pelo conserto e manutenção de equipamentos em filiais da empresa, perdeu o controle do automóvel, saiu da pista e capotou. 

O trabalhador sofreu lesões e caráter irreversível na coluna vertebral que o deixaram paraplégico nos membros inferiores.

“O juiz da Vara do Trabalho de Santa Maria (RS) constatou que o descumprimento de normas trabalhistas, como excesso de jornada em caráter habitual e a falta de treinamento contribuíram para que o acidente ocorresse. Além da jornada extenuante, inclusive na véspera do acidente, o magistrado aponta desvio de função, pois o trabalhador não tinha sido contratado para atuar como motorista.”

Leia o caso completo…

De quem é a responsabilidade do treinamento dos motoristas?

Ficou claro que a empresa é responsável por tudo que acontece com veículo e condutor no trânsito.

Então, você deve buscar maneiras de garantir a segurança dos seus motorista, e também da sua empresa.

O treinamento começa com a definição de regras e, para isso, nada melhor que uma boa Política de Frota.

O documento é onde se organiza tudo relacionado à utilização dos veículos da empresa, estabelecendo regras de uso, velocidade, multas, entre outros itens que dão segurança às empresas.

Se você ainda não tem uma política de frota com todas as regras de utilização do veículo da empresa, acesse agora esse post do blog:

Gerador de Política de Frota: Acabe com os riscos na sua empresa em poucos minutos

Além de treinar as regras da própria empresa, o gestor deve reforçar técnicas de direção segura e econômica com seus condutores.

Faça você mesmo o treinamento dos motoristas

Existem algumas maneiras de treinar os condutores da dos veículos da sua empresa.

Ele pode ser feito de forma presencial, em um alinhamento com todos os condutores ou até mesmo por videoconferência, caso os motoristas estejam espalhados por filiais.

Você também pode divulgar o treinamento através de documentos de texto ou imagens.

Questionário para Motoristas

Você pode repassar um questionários com perguntas sobre as normas da empresa para seus condutores.

A proposta é checar se os motoristas estão cientes e adaptados aos procedimentos da empresa.

Para o sucesso desse método, é importante que sua empresa tenha uma política de frota, e que ela já tenha sido repassada à todos os condutores.

No Curso Online Smart Driving, ao finalizar o conteúdo das aulas, o condutor recebe um questionário com 10 questões sobre técnicas de direção segura e econômica.

O motorista precisa acertar no mínimo 8 das 10 questões para ser considerado aprovado no curso.

Quando aprovado, o condutor ainda recebe o Certificado de Conclusão de Curso.

Certificado de Conclusão do Curso Smart Driving

O Smart Driving é o curso para todos os condutores de veículos de empresas. Todos que fizerem o treinamento e aplicarem as técnicas, irão reduzir drasticamente o consumo de combustível, evitar multas e acidentes. 

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.