No post de hoje, irei compartilhar com você um Modelo de Checklist do veículo para você começar a utilizar agora.
Esta é uma técnica utilizada nas grandes empresas, que vai lhe ajudar a reduzir o custo de manutenção de sua frota em até 16%.
Conteúdo
O que é e para que serve o Checklist do Veículo?
O checklist do veículo é também conhecida como manutenção de operação. Trata-se de uma série de verificações, a maior parte delas simplesmente visuais, que devem ser feitas conforme a utilização do veículo.
Desse modo, é importante que todos os seus motoristas preencham o checklist toda vez que usarem o veículo.
Com isso, você irá saber as condições atualizais de utilização do veículo. Ou seja, se eles estão OK, ou se estão com algum problema.
Que problemas o Checklist do Veículo pode apontar?
O Checklist pode apontar eventuais problemas no veículo, como por exemplo:
- Motor fundido por falta de água ou óleo;
- Bateria descarregada por falta de manutenção;
- Desgaste elevado dos pneus por falta de calibragem;
- Entre outros diversos que existem.
Por isso, que o checklist é um importante aliado da manutenção preventiva, pois ele aponta falhas no estágio inicial, que poderiam se transformar em problemas mais graves, possibilitando o seu uso.
Como implementar o Checklist na minha frota
Imprima várias folhas do Checklist e deixe nos veículos da frota. Oriente todos os motoristas a preencherem este documento e entregá-lo ao gestor da frota, após o uso do veículo.
Isso ajuda também para os motoristas controlarem um ao outro, ao verificar se o último que dirigiu o veículo deixou de registrar alguma irregularidade.
Para te auxiliar nessa missão, eu estou disponibilizando aqui dois modelos de checklists, no formato do Excel, para que você possa editá-la e adaptar de acordo com sua rotina.
O primeiro modelo é um Checklist Rápido do Veículo, para ser utilizado no dia a dia.
O segundo é um Checklist Completo do Veículo. Este modelo tem como objetivo ser utilizado em viagens mais longas, onde o motorista precisa verificar diversas características do veículo.
Como fazer a migração do papel para o Checklist Online
Melhor que registrar no papel, é fazer o checklist do veículo de forma digital e online.
A principal vantagem que se tem sobre o papel é em relação ao tempo da informação chegar na mesa do gestor. Esse tempo perdido poderia ser utilizado para estudar a avaria e definir qual seria o próximo passo. Além disso, existe a questão de organizar dezenas de papeladas e filtrar informações.
No mercado, existem muitas alternativas de sistemas para implementar na frota, mas como estamos falando de migração, vamos começar de forma gratuita com o Google Forms.
O Google Forms é uma ferramenta do Google que te permite criar formulários de acordo com sua necessidade.
Após criar todas as perguntas, basta copiar o link do formulário e compartilhar com todos os motoristas. Toda vez que eles forem pegar um veículo para usar, eles deverão preencher o formulário. Diretamente pelo celular, sem problemas.
Por fim, no vídeo abaixo eu ensino como fazer, além de dar dicas para o motorista ter fácil acesso a este checklist.
Como fazer o Checklist Rápido do Veículo por um sistema?
Se você desejar dar um passo adiante, e começar a utilizar um aplicativo integrado a um sistema para gestão de frotas, você precisa conhecer o Contele Rastreador.
O Contele Rastreador é um sistema de gestão de frota, que tem como grande diferencial a interação do motorista nos resultados.
Através do Contele Driver, o motorista preenche o Checklist do Veículo, e envia fotos da irregularidade, se necessário:
Depois de tocar em “Salvar”, o Checklist é enviado para o sistema, organizado para o gestor analisar.
Se você ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.