O plano de manutenção preventiva é essencial na gestão de frotas.
Esse plano nada mais é do que a relação de todos os itens que precisam ser trocados ou inspecionados no veículo.
Alguns itens de desgaste dos veículos exigem revisões e trocas periódicas, para que não aconteçam manutenções corretivas.
Como em empresas o uso do veículo é mais intenso, o recomendável é fazer as revisões e trocas agendadas por km rodado ao invés de tempo.
A gestão de manutenção preventiva desses itens por meio do plano, pode reduzir e muito os custos com manutenção, já que as corretivas custam, em média, 30% a mais que as preventivas.
Para o meu canal no YouTube, gravei um vídeo explicando como funciona o plano de manutenção e, ao final desse post, vou disponibilizar um modelo pronto para você!
Manutenção Preventiva X Manutenção Corretiva
Antes de baixar o Plano de Manutenção Preventiva, é importante lembrar o motivo pelo qual esse tipo de manutenção deve ser o foco na empresa.
Apesar de óbvio, o plano de manutenção passa despercebido na rotina corrida de gestores de frota, gerentes operacionais e donos de empresas
O pior problema que a falta de manutenção preventiva pode gerar é a manutenção corretiva.
Manutenções corretivas são aquelas de quando o veículo ‘’quebra’’, e precisa ficar parado até por dias.
As manutenções corretivas representam 98% dos casos na maioria das empresas e, como foi falado anteriormente, custam 30% a mais que as preventivas.
A manutenção corretiva também possui um custo imenso no que diz respeito à produtividade.
Com o veículo parado, o motorista, prestador de serviço ou até mesmo vendedor não conseguem trabalhar. Produtos não são entregues e serviços não são prestados.
O que não pode faltar em um Plano de Manutenção Preventiva?
Procurei por diversas referências de planos de manutenção preventiva no mercado.
Com o conhecimento adquirido, cheguei a conclusão de alguns fatores relevantes que não podem faltar no plano de manutenção.
1. Planos individuais dos veículos
Primeiramente, é importante que cada veículo tenha o seu próprio plano.
Isso porque o uso de cada veículo pode variar, como a depreciação de itens e o km rodado.
Além disso, em frotas com variados tipos de veículos, o plano de manutenção precisa ser diferente para cada tipo de veículo.
Isso pois o planejamento para frotas pesadas (caminhões e ônibus), não pode ser o mesmo para frotas leves (carros, utilitários e motos).
2. Não se esquecer dos principais itens
Existem itens que precisam ser trocados e, caso seja esquecido, o prejuízo é enorme!!!
Um exemplo disso é a correia dentada.
Essa correia é responsável por sincronizar os sobes e desces dos pistões, e quando ela quebra, um bate no outro, empenando várias peças do motor.
A única forma de evitar a quebra da correia dentada é programar corretamente a manutenção dos veículos.
Parte da minha pesquisa sobre planos de manutenções foi listar itens que não podem faltar, como:
- Correias;
- Filtros;
- Fluido das transmissões;
- Fluido de freio (óleo do freio);
- Limpeza do ar condicionado;
- Limpeza do sistema de arrefecimento;
- Líquido de arrefecimento;
- Óleo lubrificante do motor;
- Pneus;
- Velas e Cabos.
3. Execução
De nada adianta planejar, sem executar.
Uma dificuldade que as empresas possuem quando planejam a manutenção é se lembrar de executar.
A dica que posso dar é deixar um número de km arredondado no plano de manutenção.
Assim, você pode estabelecer que as trocas dos itens precisam ser realizadas, sempre, em números redondo como 5 mil km, 10 mil km, etc…
Sempre quando os veículos chegarem nesses números redondos, alguém na empresa precisa verificar se tem alguma manutenção agendada.
Outra forma de lembrar de executar o plano de manutenção preventiva é por meio de um sistema de gestão de frotas.
Dessa forma, basta cadastrar o plano de manutenção e o sistema vai lembrando a empresa de que as peças precisam ser trocadas, de acordo com o odômetro dos veículos.
Modelo de Plano de Manutenção Preventiva
Criei um modelo gratuito de Plano de Manutenção Preventiva, com todos os itens que devem ser trocados.
Basta colocar o odômetro atual do veículo, que a própria planilha fará um cálculo automático de quando deve ser as trocas e revisões dos itens.
Você pode personalizar o plano de acordo com o tipo de veículos, pois sabemos que muitas empresas tem particularidades específicas.
É importante lembrar que essas informações não sobrepõe as orientações de manutenção do manual do proprietário do veículo.
Caso você queira conhecer mais sobre o sistema, acesse agora mesmo o nosso site: Contele Rastreador.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.
Manutenção Preventiva: O que você ainda não sabe
Nessa live, eu vou contar o que você não sabe sobre manutenção preventiva.
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