Se você utiliza o adesivo “Como estou dirigindo” nos veículos da sua frota, e precisa melhorar esse processo, existe uma solução para que ele se torne digital, online e com atualizações em tempo real.

Neste post, eu explico como implantar esse programa nos veículos da sua frota de maneira eficaz e em tempo real a custo zero.

“Como estou dirigindo?”

No trânsito, acredito que você já se deparou com um veículo com esta traseira:

Como estou dirigindo

Caso você não saiba, esses adesivos são utilizados para diminuir a ocorrência de casos relacionados a má condução, como excesso de velocidade e comportamento inadequado do motorista.

Com o adesivo, a empresa ganha milhares de “fiscais” para os seus motoristas, apontando informações que nenhum sistema consegue fazer.

Afinal, nenhum sistema é capaz de identificar que um veículo estacionou em local proibido, por exemplo.

Por outro lado, o motorista se sente observado, e com isso, começa a dirigir de forma mais segura.

Qual o problema desta estratégia nos dias atuais?

Se você for perceber, quase todas as placas que você vê com essa mensagem, vem com um 0800 abaixo.

Ao ligar para o número, você é direcionado para uma central que te instrui a passar informações do veículo, localização do ocorrido, data e hora.

Mas, você não precisa fazer o mesmo que essas empresas.

Cada vez mais, estamos perdendo o hábito de fazer ligações, e quando fazemos, é por não existir outra alternativa.

Em um caso desses, onde a pessoa não tem obrigação de fazer a queixa, ela vai se dar ao trabalho de pegar o celular, anotar a placa e falar com outra pessoa? Pois é, não vai.

Por isso, a empresa e o gestor de frota precisam se preocupar com a experiência de seus fiscais, e tornar o processo de notificação muito mais simples.

Qual é a melhor forma de apontar a condução dos motoristas?

Pensando em tornar o processo mais simples e ágil, substitua o 0800 por um QR Code na traseira do veículo.

Como estou dirigindo
Sugestão: Substitua o 0800 por um QR Code

Dessa forma, você vai facilitar que outras pessoas fiscalizem o uso do seu veículo, e compartilhe ocorrências.

O QR Code pode redirecionar em dois lugares:

1. WhatsApp

Ao invés de fazer uma ligação, a pessoa vai enviar uma mensagem para o atendente da empresa, mas você pode ir além para facilitar ainda mais tudo isso.

O WhatsApp permite uma série de customizações através de sites de terceiros, sendo que uma delas é a de gerar textos automáticos ao abrir um determinado link.

Para fazer, é muito simples:

  1. Pesquise no Google por “Gerador de QR code para WhatsApp” e entre em um dos sites. Para este exemplo, eu usei o site do QR Plus;
  2. Adicione nos campos o número de WhatsApp que o QR Code deve levar e a mensagem pré-definida necessária para você identificar o veículo;
Gerador de QR Code
Gerando QR Code que leva para o WhatsApp no QR Plus
  1. Clique em “Gerar QR Code”, e faça o download dele. Se quiser testar, basta apontar a câmera do seu celular e ver como será a mensagem automática;
Mensagem automática do WhatsApp
Mensagem criada automaticamente com o QR Code

A mensagem pré-definida tem como objetivo eliminar a necessidade de digitação, mas se ele quiser, ele pode fazer isso e até mesmo gravar áudio, enviar fotos e vídeos.

2. Google Forms

Caso você queira obter informações mais precisas, e manter elas organizadas automaticamente em uma planilha, o Google Forms é uma ótima solução para isso.

Neste caso, você vai precisar montar perguntas para que, quem for apontar o celular no QR Code, possa respondê-las.

Perguntas que não podem faltar nessa situação são:

  • Data e horário;
  • Local do acontecimento;
  • Placa do veículo;
  • Nota para condução do motorista;
  • Campo para acrescentar observações em texto e em foto.

No momento da criação, evite colocar perguntas que precisam ter respostas descritivas.

Use perguntas de múltipla escolha, e na questão para avaliar a condução do motorista, utilize a opção de escala linear do Google Forms.

Como estou dirigindo
Que nota você dá para a condução do motorista

Em uma live, eu explico como você pode usar o Google Forms para certas ocasiões dentro da sua gestão de frota, vale a pena assistir:

Cruze as informações com um sistema de gestão de frotas

As informações do “Como estou dirigindo” que o gestor recebe com essa ação por si só já são valiosas. Porém, ela valerá muito mais se você trabalhar com um sistema de gestão de frotas. Por quê?

Com um sistema, você pode cruzar a placa, data e localização do veículo que recebeu uma mensagem, e verificar no sistema (em um relatório de rotas) quem o estava dirigindo naquele momento.

Como estou dirigindo
Relatório de rotas do Contele Rastreador

Tenha ações positivas ao invés de punitivas

A última coisa que um motorista quer ouvir é que ele está dirigindo da forma errada, ainda mais se vier com um tom muito negativo.

Lembre-se, o motorista faz parte da gestão da frota.

Por isso, você não quer ser enxergado como um inimigo, mas sim como um líder que toma ações para o bem de todos e com os objetivos de: 

Melhorar os resultados da frota e bem estar dos colaboradores.

Se não for assim, ele não vai se empenhar em dirigir melhor.

Por isso, a ação do “Como estou dirigindo” precisa levar a um fim positivo.

Se um motorista está apresentando maus resultados, ele precisa passar por instrução do gestor, e por um treinamento.

Hoje em dia, não existe desculpa para o gestor de frota não investir em um treinamento de direção segura e econômica, para que os condutores possam dirigir como profissionais.

Coloque em prática tudo o que você aprendeu aqui

Seja com WhatsApp ou Google Forms, é muito fácil de modernizar sua gestão de frota, com praticamente nenhum custo, além da impressão dos adesivos.

Por isso, não tem desculpa para pelo menos levar essa ideia aos diretores da empresa.

Mas lembre-se: A ação do “Como estou dirigindo” é apenas uma das diversas ações que você precisa fazer acontecer na empresa. 
Por isso, não deixe de conhecer os primeiros passos para organizar a gestão de frota.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas, cuida dos veículos da empresa e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.