Estabelecer regras e procedimentos para os motoristas da frota, como são as advertências, nem sempre é uma tarefa simples. A forma de dar advertência para o motorista pode atrapalhar ou ajudar a gestão. 

Entenda como obter bons resultados,  mantendo a organização da gestão e proteção jurídica da sua empresa. 

Primeiramente, qual a opinião dos gestores sobre a eficácia de dar advertência para o motorista?

Mesmo sendo um assunto indigesto, o gestor não pode escapar dele, afinal, a forma que se é feita pode transformar sua gestão da água para o vinho.

Ou seja, ela pode tanto atrapalhar na motivação e engajamento do motorista, como pode melhorar e fazer ele contribuir com a gestão.

Para que eu pudesse entender melhor qual era a visão dos gestores sobre isso, fiz uma enquete no Instagram e YouTube para saber! 

Confira os resultados:

Enquete no Instagram com a pergunta "Dar advertência para o motorista ajuda na gestão de frota?"

64% responderam que sim, enquanto 36% respondeu que não.
Resultados da pesquisa no Instagram
Enquete no Youtube com a pergunta "Dar advertência ao motorista ajuda na gestão de frota?"

67% responderam que ajuda, 27% respondeu que atrapalha, enquanto 7% respondeu outra coisa.
Resultado da pesquisa no YouTube

A maioria está de acordo com a eficácia. Entretanto, ela trará resultados se for aplicada corretamente, com certo preparo e com delimitações claras das regras para o motorista.

Por isso, a empresa deve criar condutas para prevenir a necessidade de aplicação da advertência.

Aplicando o sistema de advertência ao motorista de maneira objetiva e pacífica:

A necessidade de dar uma advertência ao motorista surge quando ele descumpre as regras pré-estabelecidas no termo de responsabilidade para conduzir os veículos da empresa.

Porém, pode acontecer do motorista se indignar com a advertência tomada, pois no seu ponto de vista, aquilo que ele fez não estava claro que era errado.

Por isso, separei 6 dicas que vão te ajudar a dar advertências justas, e que irão melhorar o seu relacionamento com o motorista.

1. A regra da advertência precisa estar clara na Política de Frota;

Regras imprecisas geram atritos e desgastam as relações entre os funcionários. No entanto, se elas forem claras, bem documentadas, e a política de frota ser assinada pelo condutor, elas podem ajudar no direcionamento do motorista e funcionar como suporte ao gestor.

2. Analisar antes se vale a pena manter o motorista na empresa;

Não adianta advertir o funcionário e não haver mudança de conduta. Se há histórico de falhas, é importante que o gestor analise, juntamente ao RH, se vale a pena mantê-lo na empresa.

Um motorista que comete muitas falhas no trânsito, pode colocar a vida de outros e a própria em risco.

3. Ter domínio do assunto que você está advertindo;

Saber dos argumentos que baseiam a advertência é essencial para garantir respeito ao gestor e tornar possível a sugestão de ferramentas para ações para corrigir a postura do motorista.

4. Fazer a advertência sempre em particular e no final da jornada, nunca antes do motorista conduzir o veículo;

Realizar a advertência na frente de outros funcionários, pode gerar desconforto, intrigas e evoluir para meios jurídicos. 

Para garantir a segurança do condutor e de outras pessoas nas vias, é recomendado que a advertência seja feita posteriormente à jornada, para descartar a chance do motorista descontar sua frustração no veículo da empresa e gere situações infelizes.

5. Entender o motivo do erro (na visão do motorista) e estar aberto a mudar de ideia;

Além de saber falar, é importante saber ouvir. Talvez, o erro do motorista esteja ligado aos seguintes fatores:

  • Falta de engajamento;
  • Falta de treinamento do gestor e/ou do condutor; 
  • Falta de políticas da empresa;

6. Terminar a conversa com ou sem advertência de forma positiva;

Finalizando o diálogo, prefira sempre zelar pelo respeito! Desta conversa, ambos poderão colher bons frutos para si e para a empresa!

E agora que você sabe como (e quando) deve ser dada uma advertência, deixo com você um presente:

Preparamos um Modelo de Advertência para o Condutor, produzido com nosso setor jurídico, com o objetivo de auxiliar o gestor de frota nessa tarefa.

O modelo conta com:

  • Embasamento jurídico;
  • Praticidade ao editar;
  • Possibilidade de captar as informações/provas da infração diretamente do Contele Rastreador e anexá-las.

Evite advertências prevenindo infrações 

Por mais que tenha como tirar algo de positivo aplicando advertência, é ainda melhor se você não tiver a necessidade de aplicá-la.

Uma forma de prevenir é através do uso do Contele Rastreador, sistema de gestão de frotas.

Além do gestor ter acesso às informações pelo sistema e poder realizar o monitoramento dos motoristas, a autocorreção do condutor pode ser feita de maneira independente, diretamente pelo Contele Driver

Dessa maneira, ele poderá ficar atento às suas infrações, por meio de notificações que o aplicativo manda tanto ao gestor, quanto ao colaborador, caso ele cometa algo que não deveria (que foi configurado no sistema), como:

  • Excesso de velocidade;
  • Veículo parado com motor ligado;
  • Saiu da rota planejada.
  • Uso do veículo fora do horário estipulado.
Notificação no celular do Contele Driver informando que o motorista está usando o veículo fora do horário.
Notificação do Contele Driver

Caso não haja outra maneira, após a oportunidade de notificação, para conscientização do processo de melhoria e conversas com o colaborador, a advertência faz-se necessária.

Faça um orçamento no Contele Rastreador, e elimine as advertências na sua frota.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.