O que muitos gestores ainda não sabem, é que é possível criar um treinamento personalizado de motoristas, dentro da empresa e de graça!

Hoje vamos ensinar um “Faça Você Mesmo” para você superar esses desafios, e implantar um treinamento de motoristas que trará bons resultados.

Qual o maior desafio na hora de treinar os motoristas?

Com tudo que já vi nas empresas, eu sei que realizar um treinamento de motorista traz resultados para qualquer operação.

Mesmo assim, muitas empresas deixam de fazer. Para saber o motivo, eu perguntei para 240 pessoas sobre “qual seria o seu maior desafio na hora de treinar os motoristas”:

treinamento personalizado de motoristas

Quase 80% indicaram que têm dificuldade em reunir a equipe. Em segundo lugar, temos a falta de conhecimento para aplicar com 15,8%, e somando quase 6%, temos a falta de recursos financeiros e a justificativa que “não dá retorno”.

Apesar do espaço físico ser um complicador para a realização do treinamento, hoje em dia é possível compartilhar conhecimento de qualquer lugar.

E se para você, a falta de conhecimento sobre o assunto é um impeditivo para aplicar o treinamento, neste post eu vou te ensinar que conteúdo você passará para os condutores.

Qual a importância de realizar treinamentos para motoristas

O treinamento de motoristas é uma forma de capacitar os condutores para que, não só respeitem as regras de trânsito, como a política de frota da empresa e os desafios da estrada.

Ele não se trata de um requisito onde somente a empresa tem a ganhar. O condutor ganha e muito com essa capacitação.

É muito pouco, mas o motorista possui inseguranças que impactam no seu desenvolvimento profissional.

Uma pesquisa realizada pela UNIVATES conversou com 189 motoristas e perguntou a eles “O que causava mais insegurança na sua profissão”.

Assalto, acidente de trânsito e roubo de carga são os 3 fatores que causam mais insegurança para este profissional.

Esses fatores podem levar o motorista a invalidez ou a perda da própria vida, que poderia ter sido evitado se ele estivesse bem instruído.

Quais prejuízos um acidente de trânsito causa para a empresa?

Com exceção da morte, que é a pior perda que uma empresa pode ter, um acidente causa uma série de prejuízos para a operação. Entre eles, temos:

  1. Custo com manutenção: Despesas com consertos e substituição de peças danificadas nos veículos envolvidos no acidente.
  2. Custos médicos e tratamentos: Se houve lesões no motorista, passageiros ou terceiros, a empresa é responsável pelos custos médicos, tratamentos e reabilitação.
  3. Perda de produtividade e tempo de inatividade: Em consequência ao acidente, sua operação ficará parcialmente paralisada, levando a atrasos em entregas e perda de clientes.

Como montar o treinamento personalizado de motoristas?

Antes de começar a desenvolver o treinamento personalizado, é fundamental avaliar as necessidades da sua equipe de motoristas.

Considere os principais desafios que eles enfrentam, as habilidades que precisam aprimorar e os aspectos regulatórios que devem ser abordados.

Identificar esses pontos irá ajudá-lo a definir os objetivos e o conteúdo do treinamento.

“Como eu posso passar esse conteúdo para os motoristas?” Não existe um único jeito certo. Você pode optar tanto por vídeos, quanto em uma aula presencial, usando lousa, slides, etc.

A partir de agora, eu vou apresentar os tópicos que você poderá abordar com sua equipe, mas lembre-se de adaptar para a sua empresa, ok?

Passo 1: Dados de trânsito trabalhados no cotidiano

Primeiramente, você vai reforçar a importância do tema, e lembrar que o trânsito brasileiro é o quarto mais letal do mundo. É crucial que os motoristas compreendam essa realidade, pois eles passam a maior parte do tempo na estrada. 

Portanto, eu separei notícias aos quais você pode trabalhar em cima:

  1. O trânsito mata cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil
  2. A cada ano, 200 mil pessoas ficam permanentemente inválidas em razão de acidentes de trânsitos
  3. Erro e negligência humana causam 98% dos acidentes de trânsito no Brasil

Passo 2: Passar os principais pontos da política de frota

Logo em seguida, você vai revisar os principais pontos relevantes relacionados à redução de custos e prevenção de acidentes, baseados na política de frota.

No entanto, é importante abordar esses pontos de forma rápida e dinâmica para evitar que o treinamento se torne entediante.

Não vou me aprofundar em cada item neste momento, mas você deve tornar cada um deles compreensível e interessante.

Velocidade máxima permitida em diferentes vias
Horários de uso e possíveis restrições
Combustível permitido para abastecer (diesel, álcool, etanol ou gasolina)
Meio de pagamento para abastecimento e postos autorizados 
Tempo máximo de ociosidade do veículo com o motor ligado
Nível do tanque de combustível na devolução do veículo
Procedimentos em caso de acidentes
Consumo médio desejado de combustível para cada veículo
Política de multas de trânsito (incluindo pontos na carteira, prazos e possíveis descontos na pontuação)
Política para danos ao veículo (arranhões, bancos rasgados ou faróis quebrados)
Regras do checklist
Regras para registro de abastecimento
Higienização dos veículos

Passo 3: Compartilhe os números e metas com os motoristas

Sem dúvida, é fundamental compartilhar as metas da frota com o motorista. Não devemos tratá-los apenas como executores, pois essa mentalidade ultrapassada não funciona mais.

O principal custo do CPK (custo por quilômetro) vem do gasto com combustível, e o principal influenciador para uma média boa ou ruim de consumo vem da direção do motorista.

Por isso, se o seu objetivo é reduzir o custo do CPK, é necessário que os motoristas estejam comprometidos em diminuí-lo.

Além disso, o motorista tem outras formas de reduzir o CPK. Uma delas, por exemplo, é avisar quando um veículo está em más condições.

Por fim, um bom desempenho pode resultar em benefícios para o próprio motorista, que pode receber uma recompensa por seu trabalho através de uma premiação.

Passo 4: Boas práticas para uma direção segura e econômica!

Embora sejam óbvias, é importante destacar práticas que levem ao aumento de segurança e economia.

  1. Antecipação e previsibilidade no trânsito: Para aumentar a segurança, é imprescindível reduzir a velocidade ao perceber que os veículos à frente estão parando, evitando frear bruscamente.
  2. Evite o uso do celular: É crucial evitar o uso do celular durante a condução.
  3. Distância segura do veículo da frente: Embora não seja necessário cronometrar os segundos de distância, é crucial ressaltar a importância de manter uma distância adequada, considerando a velocidade e o peso do veículo.
  4. Pontos cegos: É essencial explicar como identificar e conhecer os pontos cegos do veículo. Portanto, é necessário que cada motorista realize esse exercício para evitar acidentes.
  5. Mudança de faixa: Ao realizar mudanças de faixa, é fundamental adotar cuidados especiais, como garantir uma visão clara e sinalizar corretamente. Ao ressaltar essas medidas, estaremos contribuindo para a segurança nas estradas.
  6. Controle do acelerador: É importante explicar como o controle adequado do acelerador pode economizar combustível e manter o veículo dentro da faixa de rotações mais econômicas.
  7. Uso do cinto de segurança: É crucial reforçar a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e conscientizar sobre os riscos de não utilizá-lo.
  8. Dirigir cansado: Alertar sobre os perigos de dirigir cansado é fundamental para garantir a segurança nas estradas.
  9. Dirigir sob efeito de álcool ou drogas: Por fim, destacar as penalidades, incluindo a demissão por justa causa, é fundamental para conscientizar sobre a gravidade dessa conduta.

Ao adotar essas práticas e transmitir conhecimentos por meio de um treinamento personalizado de motoristas, sua equipe estará preparada para enfrentar os desafios das estradas com segurança, eficiência e responsabilidade.

Passo 5: Promova uma troca de experiências entre os motoristas!

Peça para os motoristas compartilharem situações em que evitaram acidentes.

Dessa forma, você estimula eles a interagirem entre si, e permite que todos conheçam técnicas e habilidades que poderão ser usadas no futuro, em uma situação semelhante.

Último passo: Finalize o treinamento com um teste com certificação

Para garantir que o conteúdo foi absorvido pelos condutores, o ideal é passar um teste no final.

Depois que alcançar a pontuação desejada, o motorista receberá um certificado, demonstrando que entende do assunto.

Mas como criar um formulário online?

A forma gratuita e mais fácil de criar um formulário é usando o Google Forms.

Nele, você poderá adicionar todas as perguntas necessárias, e ainda definir que será um teste com uma pontuação mínima exigida.

Caso você queira saber como criar um formulário com o Google Forms, em um outro post eu expliquei isso melhor.

Além dessa maneira, você pode optar em adquirir o Smart Driving, curso online de direção segura e econômica para todos os condutores de veículos de empresas.

Todos que fizerem o treinamento e aplicarem as técnicas, irão reduzir drasticamente o consumo de combustível, evitar multas e acidentes.

Ao final do Curso Smart Driving , o condutor faz um teste que, quando aprovado, recebe o Certificado de Conclusão de Curso, comprovando sua aptidão em exercer essa função.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.