A gestão de manutenção é um grande desafio para frotas pequenas e grandes, leves e pesadas.
E não adianta fugir do problema, se você não se planejar, com certeza será pior. Pois o custos da manutenção corretiva são maiores que os da preventiva.
Apesar de óbvio, não é tão simples para os gestores e donos de empresas que os veículos precisam ter um planejamento de manutenção.
A correria do dia a dia faz com que esse planejamento seja deixado de lado.
Em uma entrevista feita para o canal Tudo sobre Gestão de Frotas, conversei com um gestor de uma grande frota, e vi que grandes empresas possuem os mesmos desafios da gestão de manutenção de frotas pequenas:
Veja a entrevista completa com o Marcos clicando aqui.
Conteúdo
Manutenção preventiva vs Manutenção corretiva
O pior problema que a falta de manutenção preventiva pode gerar é a manutenção corretiva.
Manutenções corretivas são aquelas de quando o veículo ‘’quebra’’, e precisa ficar parado até por dias.
As manutenções corretivas representam 98% dos casos na maioria das empresas, e custam 30% a mais que as preventivas.
A manutenção corretiva também possui um custo imenso no que diz respeito à produtividade.
Com o veículo parado, o motorista, prestador de serviço ou até mesmo vendedor não conseguem trabalhar. Produtos não são entregues e serviços não são prestados.
Por onde começar na gestão da manutenção preventiva?
Primeiramente, você precisa fazer um planejamento das manutenções de cada veículo.
Uma forma eficiente é utilizar o manual do próprio veículo, e ver quais itens precisam ser revisados e qual a quilometragem correta.
Existem revisões e manutenções que necessitam de uma maior atenção, como:
- Revisão de garantia do fabricante ;
- Troca de óleo;
- Alinhamento e balanceamento;
- Troca de pneus;
- Revisão dos freios e suspensão;
- Troca de filtros e velas;
- Troca da correia dentada do motor;
Faça uma tabela que conste o nome de cada veículo, os itens e o km para troca ou revisão.
Porém não basta apenas planejar, é preciso executar o planejamento.
Eu sei que é humanamente impossível ficar se lembrando desses itens, de acordo com o odômetro de cada veículo.
O ideal é ter um sistema que avisa quando determinada quilometragem é alcançada, enviando alertas por e-mail do que deve ser feito.
Se você não tiver um sistema, terá que contar com a ajuda dos próprios condutores para avisar que tal quilometragem foi atingida.
Você também pode usar um checklist em cada veículo, veja o post:
Como usar o checklist para reduzir a manutenção dos veículos
Como saber a hora de trocar a frota?
A renovação da frota pode ser uma solução, mas que precisa passar por uma análise devido ao seu alto custo inicial.
É muito importante que os responsáveis pelos veículos da empresa, seja gestor de frota ou dono da empresa, tenham algumas informações para tomar essa decisão.
- Qual é o custo atual com a manutenção da frota?
- Qual a indisponibilidade atual dos veículos?
Com a resposta dessas duas perguntas, você poderá comparar com o custo de troca dos veículos e avaliar se vale a pena ou não.
É claro que muitos fatores irão influenciar na decisão como crédito disponível, caixa e reserva financeira da empresa, entre outros.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.