Nesse post você irá aprender como usar o checklist corretamente na manutenção dos veículos da frota. Essa técnica já é utilizada em grandes empresas, e ela reduz o custo total de manutenção dos veículos em torno de 16%.

E tanto eu quanto você sabemos da importância de ações que reduzem custos e evitam surpresas desagradáveis, como por exemplo, ficar com o veículo parado.

Fiz um vídeo sobre o Checklist do Veículo para o meu canal, e recomendo muito que você assista:

Leia até o final, pois preparei um presente para você!
Antes de sair explicando o que você deve fazer, é importante entender um pouco sobre a história da gestão de frotas e como tudo isso começou.

Em julho de 1947, o Comitê Técnico de Transportes e Manutenção da SAE – Society Of Automotive Engineers, divulgou um plano de manutenção a ser usado como guia, passando por adaptações necessárias a cada frota específica.

Até hoje esse plano é utilizado como instrumento básico, sofrendo apenas as necessárias adaptações e inclusões.

Basicamente, foram criados 4 sistemas de manutenção dos veículos:

  • Manutenção de Operação;
  • Manutenção Preventiva;
  • Manutenção Corretiva;
  • Reforma Geral.

Manutenção de Operação

A Manutenção de Operação é basicamente usar o checklist da forma correta.

Ela tem esse nome porque é feita durante a operação do dia a dia.


Definição

Trata-se de uma série de verificações no veículo, a maior parte delas simplesmente visuais, e que deverão ser feitas toda vez que o veículo for utilizado.

Dessa forma, a manutenção de operação começa antes do uso do veículo, continua durante sua operação e se complementa após sua utilização.


Objetivo:

Garantir ao veículo condições primárias de operação, apontando eventuais falhas e impedido que o veículo seja colocado em operação, sem as condições desejadas.


Além disso, evitando o aceleramento de desgastes e possíveis acidentes, como por exemplo:

  • Motor fundido por falta de água ou óleo;
  • Bateria descarregada por falta de manutenção;
  • Desgaste elevado dos pneus por falta de calibragem;
  • Entre outros diversos que existem…

Quanto tempo demora:

A execução do Plano de Manutenção de Operação é basicamente o preenchimento de um checklist e leva em torno de 10 minutos.

Isso para ser feito de forma profissional, verificando todos os itens do plano.

Entretanto você pode determinar que esse checklist mais completo seja feito uma vez por semana, e no dia a dia fazer algo mais simples que leve em torno de 2 minutos.  

Como fazer:

Deve ser feito um plano, onde divide-se o veículo em componentes e itens  significativos e definir uma equipe responsável pela manutenção.

Mas, calma. Vamos te ajudar nessa parte!

Quem participa:

Todas as pessoas envolvidas nas atividades de manutenção, condução do veículo e você responsável pela gestão da frota.


Como implantar:

Primeiramente, divulgue o Plano de Manutenção de Operação como sendo de execução obrigatória.

Após isso, ensine os envolvidos como deverá ser feito (se necessário, chamar um mecânico).

No final, entregue um certificado aos que foram treinados para mostrar a importância do plano, e comprovar que estão aptos a executar a Manutenção de Operação.

Como controlar:

Um motorista controla o outro, pois a responsabilidade é sempre do último motorista que não registrou a irregularidade no veículo.

Exemplo de Plano de Checklist do Veículo
Checklist pode reduzir em até 16% o custo com Manutenção do Veículo

Exemplo de Plano de Manutenção de Operação

Carroceria:

  1. Verificar o funcionamento de portas e fechaduras em geral;
  2. Verificar o estado geral da carroceria, quanto a avarias;
  3. Verificar o estado das placas de licença e respectivas fixações;  
  4. Verificar o estado dos espelhos retrovisores;
  5. Verificar o estado do estofamento e do forro;
  6. Verificar o estado e funcionamento dos limpadores de para-brisa;
  7. Verificar o estado dos cintos de segurança. 

Sistema de freios e embreagem:

  1. Testar o funcionamento dos freios de pé e de estacionamento;
  2. Drenar a água do reservatório de ar (se houver freio pneumático);
  3. Verificar o nível de óleo do freio (freio hidráulico);
  4. Testar o funcionamento da embreagem;
  5. Verificar a folga dos pedais de freio e de embreagem;

Sistema Elétrico:

  1. Testar o funcionamento das luzes de freio e da placa, dos faróis, lanternas, pisca-pisca e buzina;
  2. Testar o funcionamento do motor de arranque;
  3. Verificar a fixação da bateria, respectivos bornes e nível de água;
  4. Verificar o funcionamento dos instrumentos, interruptores e luzes do painel.

Motor:

  1. Verificar vazamentos em geral;
  2. Verificar os níveis de óleo e de água, completando se necessário;
  3. Verificar o estado e tensão da correia do ventilador;
  4. Verificar o funcionamento dos comandos do acelerador e do afogador;
  5. Verificar o lacre da bomba injetora;
  6. Fazer o veículo funcionar;
  7. Se necessário, completar o combustível.

Pneus e Rodas:

  1. Verificar o estado dos aros;
  2. Verificar o estado e calibragem dos pneus;
  3. Verificar pneu sobressalente.

Ferramentas e Documentos:

  1. Receber e verificar as ferramentas, triângulo de segurança e extintor de incêndio;
  2. Receber e verificar os documentos do veículo e o boletim de veículo devidamente preenchido;
  3. Verificar o cartão de manutenção preventiva.

Modelos de Checklist do Veículo

Checklist Rápido do Veículo

versão rápida do checklist é para uso no dia a dia:

Checklist Rápido do Veículo: Use no dia a dia para reduzir gastos de manutenção

Checklist Completo do Veículo

versão completa é para viagens mais longas:

Como fazer o Checklist Rápido do Veículo pelo celular?

Melhor que registrar no papel, é verificar em um aplicativo integrado a um sistema para gestão de frotas.

Com a tecnologia de hoje em dia, fazer a manutenção dos veículos fica mais fácil e simples por um app.

O Contele Driver é o aplicativo motorista no sistema do Contele Rastreador, e possibilita isso:

Checklist de manutenção dos veículos
APP Contele Driver

Assim, tudo fica disponibilizado no mesmo momento, para o gestor na WEB, dando mais segurança e confiabilidade aos dados preenchidos.

Caso você queira conhecer mais sobre o sistema, acesse agora mesmo o nosso site: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.