O custo com combustível representa de 30% a 50% dos custos variáveis de uma frota. Reduzir o consumo da frota é uma tarefa que requer entendimento na área de manutenção, mesmo que básico.
Por isso, trouxe o Antônio Medeiros, da área da manutenção, que cuida de aproximadamente 500 veículos, para falar sobre os itens básicos que devem ter cuidado redobrado para reduzir o consumo da frota:
Sem dúvidas alguma, o consumo de combustível é o maior gasto de qualquer frota, visto que sem esse item, não existe a circulação de veículos.
O combustível é um gasto inevitável, mas que pode ser reduzido a partir de boas práticas.
Entre os fatores que influenciam no custo com combustível estão:
- Valor pago no litro;
- Comportamento dos motoristas;
- Carga e características das vias;
- Qualidade do combustível;
- Tipo do veículo;
- Manutenção do veículo.
No post de hoje, será abordado como a manutenção poderá reduzir o consumo de combustível da sua frota.
Conteúdo
Tipos de combustíveis
Vamos iniciar falando dos tipos de combustíveis, pois cada um tem sua característica e acaba influenciando na manutenção dos veículos.
Entre os principais tipos de combustíveis utilizados na frota, estão:
- Diesel S500;
- Diesel S10;
- Gasolina Comum;
- Gasolina Aditivada;
- Gasolina Premium;
- Etanol;
Obs: A Scania está lançando caminhões movidos com GNV.
Diesel S500 e S10
A letra “S” na nomenclatura se refere a sulfur (enxofre, em inglês), e o número em seguida se refere a quantidade do componente no diesel.
“S500 contém 500 partículas de enxofre por milhão, enquanto o S10 contém 10 partículas por milhão” Antônio Marcelino.
O uso do S500 vem sendo desestimulado por conta de poluir muito o ambiente, sendo que caminhões fabricados depois de 2012 devem ser abastecidos com S10.
Em relação ao desempenho, ele é praticamente o mesmo.
O que o gestor precisa prestar atenção é em relação a quando utilizar um ou outro.
O diesel S10 pode ser utilizado em veículos antigos, mas o S500 não pode ser utilizado em veículos fabricados em 2012 para cima.
“Os motores dos veículos novos não foram feitos para comportar o S500, porque a injeção dele já foi pensada para funcionar com o S10” Antônio Marcelino.
Diferenças de um veículo com a manutenção em dia e o outro não
Com o fim de deixar o assunto claro para todos, eu perguntei ao Antônio qual seria a diferença no consumo para 2 veículos iguais, porém um é feito a manutenção, e o outro não.
“Não tem como ser preciso nesta informação, pois o consumo envolve diversos fatores, mas chutando baixo, a falta de manutenção pode influenciar em 15% no consumo de combustível” – Antônio Marcelino.
Entre os fatores que o Antônio citou, estão:
- Ano do veículo;
- Tipo de motor;
- As peças utilizadas na manutenção.
Leia também: Plano de Manutenção Preventiva: Como economizar 30% com gastos de manutenção
De forma macro, qual a principal dica para reduzir o consumo da frota com a manutenção?
Sem dúvidas, Antônio passou diretamente a resposta: Plano de Manutenção Preventiva.
Antônio explicou também como fazer o plano de manutenção, que é:
- Veja quais são as marcas de veículos da sua frota;
- Procure na montadora de cada marca qual é o plano de manutenção dos veículos;
- Siga à risca, e sempre utilize peças originais.
“Cada montadora tem sua característica, e para fazer um plano de manutenção, você não deve pedir dica de mecânico, amigo, nem nada. Mas sim verificar o plano de cada marca.” Antônio Marcelino.
Como ser lembrado para realizar as manutenções nos veículos?
Na esmagadora maioria dos casos, o start para que uma manutenção seja feita é baseada nos quilômetros rodados.
Caso não haja um aviso quando uma manutenção tiver que ser feita, você nunca vai fazê-la, ou então vai se concentrar tanto nisso que não vai ter tempo para outras coisas.
Utilizando um sistema de gestão de frotas, como o Contele Rastreador, você pode configurar avisos para quando você deve fazer a manutenção.
No Contele Rastreador, você relaciona uma manutenção com a quilometragem que deverá ser rodada.
Quando essa quilometragem for atingida, você será notificado por e-mail e aplicativo.
Assim, você saberá que esta manutenção deve ser feita.
Tela de manutenção do Contele Rastreador
Dicas de manutenção para frotas leves
Uma dica básica, mas que vale muito, é a de fazer a calibragem dos pneus.
Um pneu com pressão abaixo de 30% do adequado, consome 10% a mais de combustível.
E o melhor de tudo é que essa manutenção é muito barata, pois é apenas ar!
Leia também: Gestão de Pneus da Frota: Esse assunto merece mais atenção que você imagina!
Dicas de manutenção para frotas pesadas
Para frotas pesadas, o Antônio recomendou o uso do defletor de ar para caminhões.
O defletor de ar tem uma função aerodinâmica que melhora o desempenho do veículo, reduzindo o impacto do vento sobre ele.
Em consequência, se tem uma diminuição do consumo de combustível, melhora a estabilidade do caminhão e torna as viagens mais rápidas.
Principais itens da manutenção para reduzir o consumo da frota
Os gestores de frotas precisam dar atenção a alguns itens em especial para não comprometer a manutenção e consequentemente reduzir o consumo da frota.
Dentre os principais itens de frota leve e pesada estão:
- Filtro de Ar;
- Filtro de Combustível;
- Filtro Racor e diesel;
- Vela;
- Calibração dos pneus;
- Uso do ar condicionado;
- Escapamento;
- Entre outros.
Para entender cada item e conhecer outros, assista a Live completa.
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Esses foram os principais tópicos abordados na Live.
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