Já pensou em facilitar a sua gestão de frotas, instalado um aplicativo corporativo no celular do motorista da sua empresa?

Nós sim,  e por isso, desenvolvemos o Contele Driver!

Esse aplicativo que é parte do sistema Contele Rastreador, foi feito para que o motorista participe ativamente da gestão da frota da empresa.

Mas será que é legalmente possível utilizar o celular particular do motorista para o uso de qualquer aplicativo corporativo?

Nesse vídeo, eu conto tudo que você precisa saber sobre a instalação do aplicativo Contele Driver no celular pessoal do motorista, e você pode tomar como base para qualquer outro app corporativo!

Aplicativo dos Motoristas

O APP Contele Driver é um diferencial do Contele Rastreador.

A ideia de um aplicativo para o motorista, é que o colaborador passe a ajudar na rotina da gestão de frotas da empresa. Tudo isso de forma simples e prática, fornecendo informações, como:

  • Identificação do Motorista;
  • Registro de Abastecimento;
  • Checklist do Veículo.

Qual tipo de aparelho precisa para usar o Aplicativo?

Não existe um aparelho específico para utilizar o app para motorista.

O aplicativo é compatível com smartphone iOS ou Android, e ocupa apenas 22 MB (Megabytes), ou seja, o aplicativo para motoristas pode ser instalado em qualquer smartphone.

Além disso, não é necessário ter dados móveis no celular, o aplicativo armazena todas as informações coletadas enquanto estiver offline, e envia para o sistema de forma automática, assim que o smartphone estiver conectado a uma rede Wifi.

Um Aplicativo para Motoristas Instalado em seu Smartphone é invasão de privacidade?

O aplicativo Contele Driver não monitora a localização do condutor, mas sim, envia coordenadas de GPS quando o motorista está dirigindo veículo da empresa.

Aplicativo para Motorista instalado no celular pessoal do colaborador é juridicamente possível?

É totalmente possível instalar um aplicativo para o motorista no celular particular do seu colaborador!

Mas é fundamental que você tome cuidados, isso para que o processo seja feito de forma transparente e honesta com os seus colaboradores.

Por isso, recomendo fortemente que você deixe claro ao seu condutor os motivos da instalação desse aplicativo, e como vai ser benéfico para gestão dos veículos da empresa.

Primeiro, você deve inserir na sua política de frota, a informação de que a sua empresa possui um aplicativo para os motoristas.

Depois, recomendo fortemente que você repasse para seu colaboradores, um termo que declara a autorização da instalação e da finalidade do aplicativo em seus smartphones pessoais.

Termo de Uso de Aplicativo no Smartphone do Motorista

Um bom motorista, com certeza não vai se recusar a participar ativamente da gestão da frota.

O termo tem a finalidade de formalizar o processo e esclarecer qualquer dúvida sobre o funcionamento do aplicativo no celular do condutor.

Se não restam dúvidas, baixe agora mesmo o Termo de Uso de Aplicativo no Smartphone do Motorista e comece a usar o Aplicativo para Motoristas, Contele Driver.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.