A identificação do motorista deve ser prioridade nas empresas, pois sabendo quem é o condutor do veículo, você garante a segurança jurídica, controla as multas e o consumo de combustível.

Neste post, vamos apresentar dois aplicativos para identificar os motoristas e os benefícios que essa tecnologia traz:

A importância da identificação do motorista

Na visão do condutor, um veículo sem o motorista identificado, é um veículo sem dono.

Quando não se sabe com quem está o veículo, consequentemente é gerado uma lacuna de informações que na frente se transformará em um problema.

Uma hora ou outra, o veículo aparecerá com uma avaria, multas chegarão na empresa e o gestor de frota não saberá quem fez tudo isso.

Tudo isso faz os custos da empresa aumentar, visto que será ela que pagará as multas.

Aumentará também os custos com manutenção e a perda de produtividade, pois, por não estar sendo identificado, inconscientemente, o motorista “relaxa” na direção.

Por fim, a falta de identificação do motorista pode te trazer problemas jurídicos, afinal, como você vai comprovar a jornada de trabalho de cada motorista?

Mas não se engane que esse controle trará prejuízos ao motorista, muito pelo contrário:

A partir da identificação do motorista:

Identificação do Motorista de forma gratuita

Caso você queira começar hoje mesmo a identificar os motoristas da sua frota, o Google Forms te ajuda, e ele tem a versão app para celular.

Neste blog, já foi falado inúmeras vezes sobre como as ferramentas do Google podem auxiliar o gestor de frotas durante o dia a dia.

A partir do Checklist do Veículo, você pode acrescentar um campo para o condutor informar o seu nome.

Dessa forma, toda vez que um formulário for preenchido, o gestor terá no computador os nomes de quem preencheu aquelas respostas.

Leia este post: App de Checklist do Veículo Online e Digital: Como fazer e qual a importância

APP de Identificação do Motorista pronto!

Se você quer iniciar o processo de identificação dos motoristas dentro da sua empresa, saiba que hoje em dia, os sistemas de gestão de frotas fazem isso.

Muitos sistemas utilizam hoje em dia o iButton ou Cartão RFID para fazer essa identificação, no entanto, o uso dessas ferramentas possuem desvantagens, como:

  • Gerenciamento e problemas no hardware;
  • Perda ou esquecimento da peça.

Utilizando o APP Contele Driver, o motorista faz a identificação através do celular, e essa informação chega no sistema do gestor, o Contele Rastreador.

Enquanto o motorista não sair do veículo, todos os eventos relacionados ao Veículo, estarão registrados ao nome do condutor.

Todas as informações são transformadas em relatórios, onde você identifica:

  • Quilometragem percorrida;
  • Velocidade máxima do veículo;
  • Checklist do veículo feito pelo motorista;
  • Registros de abastecimentos (chegando na média por condutor)
  • Entre outras coisas.
Identificação do motorista

Quero utilizar um APP de Identificação do Motorista na minha frota

Se você ainda não faz uso da identificação do motorista, ou faz o controle de uma forma arcaica e pouco ágil, acredito que queira mudar para melhor.

Se esse é o seu caso, faça um orçamento no Contele Rastreador e receba uma apresentação do Contele Driver.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.