É imprescindível para uma boa gestão de frotas saber como calcular o consumo médio dos veículos da empresa.

Neste post, vou dar uma AULA PRÁTICA de como calcular e analisar o consumo médio dos veículos da sua frota. Além disso, fizemos uma excelente Live sobre esse mesmo assunto no nosso canal Julio Cesar – Gestão de Frotas, vale a pena conferir!

O Combustível é o maior custo de uma frota de veículos. Por isso, controlar a média do consumo por veículo é essencial, dessa forma você conseguirá analisar e tomar ações para redução de custos.

Sempre trago ideias, dicas e conteúdos de como diminuir e analisar o consumo de combustível, aqui no blog e no nosso canal no Youtube

O consumo médio de combustível de cada veículo reflete diretamente a forma de como o motorista está conduzindo o veículo. 

Se um condutor dirige de forma mais conservadora, sua média de consumo será mais baixa e isso irá refletir em outros pontos também, como:

  • Redução do custo de manutenção
  • Redução do custo de multas
  • Redução de acidentes 

Em um post do blog, abordamos sobre isso mais detalhadamente:

Controle de combustível da frota: quais são os benefícios para a sua empresa

A questão que muitas vezes é deixada de lado, é que as decisões precisam ser tomadas baseadas em um fator, que em nosso caso é como calcular o consumo médio dos veículos.

Se você errar nessa primeira parte, o processo todo fica comprometido.

Por conta disso, continue lendo esse post ou acesse nossa Live, clicando aqui, para saber de vez, como calcular o consumo médio de combustível da frota.

O que eu preciso para calcular o consumo médio do veículo?

Existem dois dados obrigatórios para se calcular o consumo médio de qualquer veículo:

  1. Odômetro do veículo: Sempre que o motorista for abastecer o veículo, é necessário que ele registre com quantos KMs está o veículos no momento (hodômetro).
  2. Quantidade de litros abastecido: Ter em mãos a quantidade exata de litros abastecidos para encher o tanque, pois esse é número principal da média.

Não é obrigatório, mas eu recomendo que você faça os motoristas registrarem o valor total gasto no abastecimento, assim você poderá ter uma visão mais clara sobre os custos do combustível na sua gestão de frotas .

Caso você não possua um sistema para gestão de frotas, como o Contele Rastreador, é possível fazer os registros de forma online e gratuita com o Google Formulários.

Com seus motoristas respondendo direto pelo celular no Google Formulários, as respostas são enviadas para o seu e-mail e registradas automaticamente em uma planilha.

Em uma Live, eu expliquei como criar esse Formulário de forma grátis e fácil:

Calcular o Consumo Médio

Planilha gerada pelo Google Formulários

Calculando a média de consumo

Existem 2 tipos de média: A média por trecho e a média do período.

Média por trecho

Para se obter a média por trecho é necessário que o veículo tenha feito dois abastecimentos completos (tanque cheio).

E por quê?

Porque é necessário ter uma referencia, saber quanto o odômetro rodou de um ponto ao outro, e para isso, usamos sempre o tanque cheio.

Veja a fórmula:

Odômetro final – Odômetro inicial = Km percorrido

Km percorrido / Litros do abastecimento = Média (Km/L)

Entenda melhor vendo a Live do Consumo Médio dos Veículos.

Média do período

Feitas as médias de cada registro, agora é necessário fazer a média de um período completo de tempo, que pode ser mensal, trimestral, semestral, etc.

“Ah, agora só preciso pegar as médias dos abastecimentos e calcular a média das médias”. Certo?

Errado!

Os abastecimentos tem pesos diferentes nessa conta, cada abastecimento tem uma quantidade de litros e distância percorrida distintas. 

Sendo assim, primeiro você deve verificar quanto o veículo rodou no período todo analisado, veja a fórmula abaixo:

Fórmula: 

Odômetro Final – Odômetro Inicial = Distância percorrida total

Sabendo a distância percorrida, você deve dividir o valor pelo total de litros abastecidos no período, com exceção do primeiro abastecimento:

Fórmula: 

Distância Percorrida total (Km) – Litros Total (soma de todos os litros do período) =
Média do período (Km/l) do veículo 

Essa foi uma forma simples e eficaz de explicar como funciona o cálculo, mas durante a Live eu expliquei com a planilha na tela mostrando cada passo, tornando assim o aprendizado melhor ainda!

Analisando as informações

Em posse de todas as média por trecho o período, fica fácil você analisar e determinar ações. Veja as médias extremas e verifique os itens abaixo:

1- Existem erros de preenchimento? 

2- Compare o consumo com outros veículo semelhantes.

3- Verifique se o motivo do consumo alto é por problemas de manutenção, condução, peso, estradas ruins, etc…

4- Veja se o custo por litro alto pode estar ligado um possível desvio de combustível.

Automação das informações

Agora que você já entendeu como o cálculo funciona, podemos pensar em automatizar, pois em uma frota com muitos veículos, fica complicado fazer tudo de forma manual. 

Você pode fazer isso de duas formas: 

  1. Você pode usar uma planilha inteligente que calcula as médias automaticamente:
https://exclusivo.contelerastreador.com.br/planilha-controle-de-abastecimento/
  1. Ter um sistema que faz tudo isso pra você:

Com o sistema de rastreamento e gestão de frotas, Contele Rastreador, é possível fazer os registros de forma online e com relatórios prontos.

Caso você precise contratar um sistema que vai facilitar e agilizar seu dia a dia, tenho uma ótima notícia para você: A Black Friday do Contele Rastreador já começou, e estamos em queima de estoque!

Mas corra, o estoque de rastreadores que precisamos queimar é limitado, por isso que definimos que a oferta é apenas para as 100 primeiras empresas que reservarem a vaga na página acima.

Clique aqui e garanta a reserva da sua vaga.

E ai… vai aproveitar a queima de estoque, reduzir custos e aumentar a produtividade dos seus veículos?

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.