Para calcular o frete de transportes, você deve considerar diversas variáveis para então precificar seu serviço prestado da forma correta.

Com a ajuda de dois especialistas, eu vou te ensinar a calcular o frete de transportes da sua empresa para que você nunca mais fique no prejuízo.

Tabela de frete da ANTT: Por que ela foi criada?

A tabela de frete da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) foi criada para que o transportador tenha um parâmetro de cobrança. Ela deve ser vista como indicador de valor mínimo do frete, e não de valor máximo. Cada transportadora tem seus custos, tanto fixo, como variável, que devem ser calculados corretamente, de acordo com cada especificidade.

Impacto da Lei de redução do gatilho de 10% para 5% na tabela da ANTT

Antes sendo apenas Medida Provisória, no dia 05 de Setembro de 2022 o reajuste do preço do frete rodoviário da ANTT se transformou em uma lei. Agora, a atualização da tabela deve ser feita toda vez que o preço do diesel oscilar para 5% ou mais, portanto, sendo atualizada com maior frequência.

Segundo os especialistas, essa alteração na porcentagem não altera muito no valor final do frete, já que outros custos também possuem suas variações e eles creem que esses valores não serão realmente atualizados com muita frequência, pela alta oscilação no valor do combustível. 

Mariza e Luis ainda ressaltam que cada empresa deve analisar seus custos, e caso o valor aumente, ela consiga diluir esse aumento em outros custos, a fim de que não haja mudanças bruscas no valor final para o cliente.

Quais fatores são levados em conta para calcular o frete de transportes?

Antes de calcular o frete de transportes, o gestor deve considerar alguns fatores para garantir que todos os custos importantes sejam contabilizados.

Vale ressaltar que alguns fatores podem ficar de fora para otimizar tempo e trazer praticidade, além de não gerar um valor considerado fora da curva, o que vai espantar clientes. Este pode ser um ponto frágil, por não permitir que haja possibilidade de planejamento a longo prazo, como troca ou aumento de frota, já que a empresa não terá recursos para tal. 

Entre os fatores que podem ser levados em consideração para o cálculo do frete, podemos citar:

  • Valor do combustível;
  • Peso e volume da carga (cálculo da cubagem);
  • Região da entrega (quilometragem e periculosidade);
    • Tipo de veículo 
    • Tipo de carga embarcada (se é carga de risco, que demanda maior cuidado, gerando custos)
    • Quilometragem (custo de km/l que o caminhão faz)

    Observação: Por mais que sejam custos, custos do veículo em si, como manutenção, não costumam entrar na tabela (vou comentar disso mais em breve).

    Qual margem de lucro “saudável” deve ser considerada no frete?

    Ao embutir todos os custos, incluindo honorários e premiações de colaboradores, o resultado final deve ser de 30% de lucro.

    “A margem de lucro de 30% é considerada segura para a empresa, dando a possibilidade de planejamento de troca de frota e outros investimentos.”

    Luis Cleber

    A empresa deve analisar suas metas e saber utilizar corretamente os gastos.

    É nesse item que entra a importância de realizar manutenção preventiva do veículo, para que não haja transtornos na estrada, como: 

    • Gastos com guincho;
    • Troca de peças não planejada;
    • Atraso nas entregas dos clientes.

    Imprevistos acontecem. Como proceder?

    Separar uma pequena taxa para garantir que a empresa tenha insumos suficientes para cobrir alguma eventualidade, mesmo que tenha seguro, é o indicado. 

    Para que auxilie na redução da necessidade do uso dessa reserva e a diminuição de prejuízos, vale investir na capacitação dos colaboradores. Além disso, investir em treinamentos e reciclagem pode auxiliar nessas questões.

    Seja como for, o RH e o gestor devem estar atentos ao colaborador desde o momento da contratação, até o momento da sua atividade, com o acompanhamento do seu desempenho, analisando a necessidade constante de manutenção de conduta e atualização de conhecimento.

    Informações necessárias para realizar o cálculo do frete

    Antes do cálculo, é importante captar alguns dados, para que a conta seja feita da maneira correta. O gestor precisa ter a distância (em quilômetros) entre o destino e o ponto de origem, além de conhecer o veículo, sabendo o consumo médio de combustível, já que esta é a maior despesa. 

    Exemplo prático:

    Distância KmConsumo médio Km/LValor do médio combustível Custo do combustível Valor Mínimo Indicado
    765 km2 km/lR$6,80R$2.601,00R$5.737,50

    Lembre-se de calcular custos, como:

    Combustível R$2.601,00
    MotoristaR$688,50
    Pedágio R$260,00
    TDE/TODAR$320,00
    ImpostosR$688,50
    R$4.558,00

    Observando as contas, podemos ver que o custo mínimo seria de R$4.558,00, sem contar intercorrências que podem surgir no percurso, como um pneu furado. O valor mínimo cobrado pelo frete seria de R$5.737,50, ou seja, haveria lucro de R$1.179,00. Ainda assim, este valor não é o suficiente para manter a empresa. 

    Para que haja lucro de verdade, deve ser aplicado um acréscimo de 25% à 30% sobre o valor mínimo, como citamos na aula passada. 

    Para calcular o frete mínimo, a Mariza recomenda utilizar a plataforma da Qualp para evitar trabalho manual. 

    Ao entrar no site, primeiramente você seleciona o seu tipo de veículo, adiciona a rota de origem e destino, e o consumo médio de combustível do veículo, com o valor médio de combustível que você paga.

    Ações que o gestor pode realizar para reduzir os custos

    O gestor pode ter algumas ações que, ao final da conta, fará a porcentagem de lucro ser maior. Incentivar a melhora do consumo médio de cada veículo e pesquisar melhores preços de combustível auxiliam no benefício financeiro da empresa.

    Cada centavo conta no valor final. É dever do gestor zelar pela frota e garantir que a margem de lucro seja cumprida, de acordo com as necessidades de cada frete. 

    Fazer o planejamento requer um pensamento mais conservador, para prezar pela sua margem de lucro, mas também é necessário que haja certa flexibilidade, para o valor do frete não ser inviável para o contratante. 

    Recentemente, fizemos um post que ensina 6 ações para reduzir o consumo de combustível da frota.

    A seleção do modal para o frete 

    A seleção do modal correto para o frete faz muita diferença no valor final, podendo inclusive, trazer prejuízo à empresa. Deve-se levar em consideração as variáveis de Peso e Volume, considerando para o cálculo o valor maior. Vamos imaginar a seguinte situação por exemplo: 

    O produto enviado tem o valor unitário de R$250 e peso real de 70kg

    Esse envio ocorre semanalmente, por avião, em lotes de 150 unidades, em embalagens com dimensões de 1,15×0,63×0,56.

    Para saber se irá cobrar por peso ou por cubagem, o gestor deve calcular:

    Peso cubado:

    1. 1,15×0,63×0,56 = 0,40572

    0,40572×166,7*= 67,63 kg/m³

    *Valor da cubagem do transporte aéreo 

    Diferença entre o peso real e o peso cubado: 

    1. 70kg-67,63 kg = 2,37kg

    Considerando a taxa de transporte aéreo seja de R$5,40, o frete peso total da operação semanal será:

    1. Peso real x n? de unidades transportadas x taxa de transporte aéreo 

    70x150x5,40= R$56.700 semanalmente

    Para fazer as contas para transporte rodoviário, basta realizar as mesmas contas, mas alterando os valores

    1. 1,15×0,63×0,56 = 0,40572

    0,40572 x 300= 121,72 kg/m³

    1. 121,72 x 150 x 5,40 = R$98.593,2

    Ou seja, haverá prejuízo de R$41.893,20! 

    Para a seleção do modal correto, deve-se avaliar qual o tipo de carga e nível de urgência, pois este valor fará toda a diferença. 

    Para ver toda a explicação, assista a Live completa no YouTube que eu fiz com os dois especialistas.

    Por fim, garanta sua Planilha de Cálculo de Frete de Transportes Carga Fechada de maneira gratuita para fazer esses cálculos sem complicações.

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    Autor

    O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.