Como gerenciar seus veículos sem um sistema de rastreador

Recentemente estive conversando com um gestor de frota, e ele me mostrou como é possível gerenciar seus veículos, sem um sistema de rastreador.

Tive a oportunidade de ouvir e aprender algumas dicas das quais estou compartilhando agora com vocês.

É necessário conhecer um pouco de Excel para fazer algumas planilhas. As anotações precisam estar separadas por período, por veículos e por motoristas.

Você também irá precisar entrar em cada veículo para anotar o odômetro atualizado. Essa rotina pode ser feita diariamente ou semanalmente, dependendo do nível de gerenciamento que sua empresa precisa.

Você deverá criar uma planilha só para gerenciar os motoristas, e toda vez que um veículo for utilizado, registrar: O odômetro inicial, final, data, horário, placa e nome do motorista.

Lembre-se de controlar: A validade da CNH dos motoristas, a carga horária, e também não esqueça de levar os veículos para revisão, quando atingirem a quilometragem necessária.

Fazendo todos esses levantamentos das informações, e alimentando as planilhas, corretamente, você conseguirá saber muita coisa, inclusive, quem estava dirigindo na data de alguma multa recebida.

Se outros gerentes precisarem dessas informações, você também pode compartilhar as planilhas com eles, usando o serviço do Google Drive, porém, tome cuidado para ninguém apagar nenhuma informação nesses arquivos compartilhados.

E se você precisar saber onde o veículo está, é só ligar para o motorista. (Mas é fundamental que ele respeite as leis de trânsito, e pare o veículo para lhe atender.

Após ouvir tudo isso, eu pensei em todas as funções de um gestor de frota, e fiquei imaginando o custo operacional para se fazer todo esse tipo de gerenciamento, os riscos de perder as informações, e na falta de praticidade no dia-a-dia.

Será que vale a pena?

Tenho certeza que não! Pois, com aproximadamente R$ 65,00/mês, você pode gerenciar um veículo com muitas informações online.

Ter acesso à relatórios inteligentes e alarmes recebidos por e-mail quando acontecer algum evento.

Tudo isso com histórico de 1 ano, e acesso simultâneo de quantos gestores você precisar.

O melhor é que você não precisa fazer nada além da configuração inicial, e acessar as informações da sua frota com poucos cliques.

Conheça o sistema de rastreador da Contele Rastreadores, e veja como a gestão de frota pode ser muito mais simples e eficaz para você.

Acesse agora contelerastreador.com.br e faça seu orçamento online.

Mais uma vez espero ter ajudado!

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.