Neste post irei compartilhar com você uma técnica utilizada nas grandes empresas, que vai te ajudar a reduzir o custo de manutenção de sua frota em até 16%.
Por motivos de sobrevivência, as grandes empresas levam muito a sério as ações que reduzem custos e evitam surpresas desagradáveis como por exemplo, veículo parado.
Leia até o final, pois preparei um presente para você!
Para reduzir o custo de manutenção de sua frota em até 16%, é necessário entender um pouco sobre a história de gestão de frotas e como tudo isso começou.
Em julho de 1947, o Comitê Técnico de Transportes e Manutenção da SAE – Society Of Automotive Engineers, divulgou um plano de manutenção a ser usado como guia, sofrendo adaptações necessárias a cada frota específica.
Após estudos e utilização de dados históricos em seus próprios serviços, e que até hoje é utilizado como instrumento básico, sofrendo apenas as necessárias adaptações e inclusões.
Basicamente, foram criados 4 sistemas de manutenção:
- Manutenção de Operação
- Manutenção Preventiva
- Manutenção Corretiva
- Reforma Geral
A boa notícia é que para reduzir 16% do custo de manutenção de sua frota, basta praticar de forma correta, a Manutenção de Operação.
DEFINIÇÃO:
Trata-se de uma série de verificações, a maior parte delas simplesmente visuais, e que deverão ser providenciadas toda vez que o veículo for utilizado.
Dessa forma a manutenção de operação antecede o uso do veículo, continua durante sua operação e se complementa após sua utilização.
OBJETIVO:
Garantir ao veículo condições primárias de operação, apontando eventuais falhas e impedido que o veículo seja colocado em operação, sem as condições desejadas.
Alem disso, evitando o aceleramento de desgastes e possíveis acidentes, como por exemplo:
- Motor fundido por falta de água ou óleo;
- Bateria descarregada por falta de manutenção;
- Desgaste elevado dos pneus por falta de calibragem;
- Entre outros diversos que existem.
COMO FAZER:
Deve ser feito um plano, onde dividi-se o veículo em componentes e itens significativos e definir uma equipe responsável.
QUEM PARTICIPA:
Todas as pessoas envolvidas nas atividades de manutenção, operação e gestão de frota.
QUANTOS ITENS:
Tantos quantos forem imprescindíveis, sem esquecer dos objetivos definidos anteriormente.
QUANTO TEMPO:
A execução do Plano de Manutenção de Operação leva o tempo necessário para a verificação visual dos itens imprescindíveis pré definidos. (média de 10 a 15 minutos).
COMO IMPLANTAR:
- Divulgar o Plano de Manutenção de Operação como sendo de execução obrigatória.
- Ensinar os envolvidos como deve ser feito. (Se necessário, chamar um mecânico)
- Diplomar o pessoal treinado, mostrando que estão aptos a executar a Manutenção de Operação.
COMO CONTROLAR:
Um motorista controla o outro, e esporadicamente fazem inspeções incertas atribuindo a responsabilidade ao último motorista que dirigiu o veículo e que não denunciou a irregularidade.
EXEMPLO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE OPERAÇÃO:
CARROCERIA:
- Verificar o funcionamento de portas e fechaduras em geral;
- Verificar o estado geral da carroceria, quanto a avarias;
- Verificar o estado das placas de licença e respectivas fixações;
- Verificar o estado dos espelhos retrovisores;
- Verificar o estado do estofamento e do forro;
- Verificar o estado e funcionamento dos limpadores de para-brisa;
- Verificar o estado dos cintos de segurança.
SISTEMA DE FREIOS E EMBREAGEM:
- Testar o funcionamento dos freios de pé e de estacionamento;
- Drenar a água do reservatório de ar (se houver freio pneumático);
- Verificar o nível de óleo do freio (freio hidráulico);
- Testar o funcionamento da embreagem;
- Verificar a folga dos pedais de freio e de embreagem;
SISTEMA ELÉTRICO:
- Testar o funcionamento das luzes de freio e da placa, dos faróis, lanternas, pisca-pisca e buzina;
- Testar o funcionamento do motor de arranque;
- Verificar a fixação da bateria, respectivos bornes e nível de água;
- Verificar o funcionamento dos instrumentos, interruptores e luzes do painel.
MOTOR:
- Verificar vazamentos em geral;
- Verificar os níveis de óleo e de água, completando se necessário;
- Verificar o estado e tensão da correia do ventilador;
- Verificar o funcionamento dos comandos do acelerador e do afogador;
- Verificar o lacre da bomba injetora;Fazer funcionar o veículo;Se necessário, completar o combustível.
PNEUS E RODA:
- Verificar o estado dos aros;
- Verificar o estado e calibragem dos pneus;
- Verificar pneu sobressalente;
FERRAMENTAS E DOCUMENTOS:
- Receber e verificar as ferramentas, triângulo de segurança e extintor de incêndio;
- Receber e verificar os documentos do veículo e o boletim de veículo devidamente preenchido;
- Verificar o cartão de manutenção preventiva.
Agora que você já entendeu como funciona um Plano de Manutenção de Operação e está afim de reduzir 16% nos custos da manutenção de sua frota, vou lhe dar um presente!
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Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.