Neste post irei compartilhar com você uma técnica utilizada nas grandes empresas, que vai te ajudar a reduzir o custo de manutenção de sua frota em até 16%.

Por motivos de sobrevivência, as grandes empresas levam muito a sério as ações que reduzem custos e evitam surpresas desagradáveis como por exemplo, veículo parado.

Leia até o final, pois preparei um presente para você!

Para reduzir o custo de manutenção de sua frota em até 16%, é necessário entender um pouco sobre a história de gestão de frotas e como tudo isso começou.

Em julho de 1947, o Comitê Técnico de Transportes e Manutenção da SAE – Society Of Automotive Engineers, divulgou um plano de manutenção a ser usado como guia, sofrendo adaptações necessárias a cada frota específica.

Após estudos e utilização de dados históricos em seus próprios serviços, e que até hoje é utilizado como instrumento básico, sofrendo apenas as necessárias adaptações e inclusões.

Basicamente, foram criados 4 sistemas de manutenção:

  • Manutenção de Operação
  • Manutenção Preventiva
  • Manutenção Corretiva
  • Reforma Geral

A boa notícia é que para reduzir 16% do custo de manutenção de sua frota, basta praticar de forma correta, a Manutenção de Operação.

DEFINIÇÃO:
Trata-se de uma série de verificações, a maior parte delas simplesmente visuais, e que deverão ser providenciadas toda vez que o veículo for utilizado.


Dessa forma  a manutenção de operação antecede o uso do veículo, continua durante sua operação e se complementa após sua utilização.

OBJETIVO:
Garantir ao veículo condições primárias de operação, apontando eventuais falhas e impedido que o veículo seja colocado em operação, sem as condições desejadas.

Alem disso, evitando o aceleramento de desgastes e possíveis acidentes, como por exemplo:

  • Motor fundido por falta de água ou óleo;
  • Bateria descarregada por falta de manutenção;
  • Desgaste elevado dos pneus por falta de calibragem;
  • Entre outros diversos que existem.
curso gestão de manutenção

COMO FAZER:

Deve ser feito um plano, onde dividi-se  o veículo em componentes e itens  significativos e definir uma equipe responsável.

QUEM PARTICIPA:
Todas as pessoas envolvidas nas atividades de manutenção, operação e gestão de frota.

Manuteção dos motoristas

QUANTOS ITENS:
Tantos quantos forem imprescindíveis, sem esquecer dos objetivos definidos anteriormente.

QUANTO TEMPO:
A execução do Plano de Manutenção de Operação leva o tempo necessário para a verificação visual dos itens imprescindíveis pré definidos. (média de 10 a 15 minutos).

COMO IMPLANTAR:

  1. Divulgar o Plano de Manutenção de Operação como sendo de execução obrigatória.
  2. Ensinar os envolvidos como deve ser feito. (Se necessário, chamar um mecânico)
  3. Diplomar o pessoal treinado, mostrando que estão aptos a executar a Manutenção de Operação.

COMO CONTROLAR:
Um motorista controla o outro, e esporadicamente fazem inspeções incertas atribuindo a responsabilidade ao último motorista que dirigiu o veículo e que não denunciou a irregularidade.

EXEMPLO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE OPERAÇÃO:

CARROCERIA:

  1. Verificar o funcionamento de portas e fechaduras em geral;
  2. Verificar o estado geral da carroceria, quanto a avarias;
  3. Verificar o estado das placas de licença e respectivas fixações;
  4. Verificar o estado dos espelhos retrovisores;
  5. Verificar o estado do estofamento e do forro;
  6. Verificar o estado e funcionamento dos limpadores de para-brisa;
  7. Verificar o estado dos cintos de segurança.

SISTEMA DE FREIOS E EMBREAGEM:

  1. Testar o funcionamento dos freios de pé e de estacionamento;
  2. Drenar a água do reservatório de ar (se houver freio pneumático);
  3. Verificar o nível de óleo do freio (freio hidráulico);
  4. Testar o funcionamento da embreagem;
  5. Verificar a folga dos pedais de freio e de embreagem;

SISTEMA ELÉTRICO:

  1. Testar o funcionamento das luzes de freio e da placa, dos faróis, lanternas, pisca-pisca e buzina;
  2. Testar o funcionamento do motor de arranque;
  3. Verificar a fixação da bateria, respectivos bornes e nível de água;
  4. Verificar o funcionamento dos instrumentos, interruptores e luzes do painel.

MOTOR:

  1. Verificar vazamentos em geral;
  2. Verificar os níveis de óleo e de água, completando se necessário;
  3. Verificar o estado e tensão da correia do ventilador;
  4. Verificar o funcionamento dos comandos do acelerador e do afogador;
  5. Verificar o lacre da bomba injetora;Fazer funcionar o veículo;Se necessário, completar o combustível.

PNEUS E RODA:

  1. Verificar o estado dos aros;
  2. Verificar o estado e calibragem dos pneus;
  3. Verificar pneu sobressalente;

FERRAMENTAS E DOCUMENTOS:

  1. Receber e verificar as ferramentas, triângulo de segurança e extintor de incêndio;
  2. Receber e verificar os documentos do veículo e o boletim de veículo devidamente preenchido;
  3. Verificar o cartão de manutenção preventiva.
Agora que você já entendeu como funciona um Plano de Manutenção de Operação e está afim de reduzir 16% nos custos da manutenção de sua frota, vou lhe dar um presente!

Modelos de Checklist do Veículo

Checklist Rápido do Veículo

versão rápida do checklist é para uso no dia a dia:

Checklist Rápido do Veículo: Use no dia a dia para reduzir gastos de manutenção

Checklist Completo do Veículo

versão completa é para viagens mais longas:

Veja também os 3 erros mais comuns na Gestão de Frota, clique aqui.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

módulo de manutenção do Contele Rastreador

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.