De fato, a redução de custo com pneus é uma das estratégias mais impactantes para aumentar a rentabilidade e, consequentemente, a disponibilidade de uma frota. Além disso, em um cenário no qual os pneus representam o segundo maior gasto operacional — perdendo apenas para o combustível —, adotar práticas de gestão profissional faz toda a diferença.
Portanto, com base nas práticas do especialista Antônio Xavier, Dr. Pneu, este artigo vai detalhar como estender a vida útil dos pneus, combater desperdícios e, na prática, alcançar economias de até R$ 1 milhão por ano.
Conteúdo
Por que Investir na Redução de Custo de Pneus
Antes de qualquer ação, é fundamental entender o peso desse item no orçamento, pois somente assim é possível priorizar as iniciativas:
- Custo unitário elevado: um pneu 295 rodoviário custa, em média, R$3.000;
- Frota “equipada”: uma carreta LS com 22 pneus totaliza R$ 66.000 em investimentos iniciais;
- Desgastes prematuros: compras frequentes elevam despesas e prejudicam a disponibilidade.
Entretanto, ao direcionar atenção a esses pontos, você estabelece a base para um programa sustentável de redução de custos.
Como calcular o custo por milímetro de pneu
Em seguida, para quantificar desperdícios, calcule o custo por milímetro de banda de rodagem:
- Preço total do pneu: valor de aquisição de um pneu novo;
- Profundidade total utilizável (milímetros);
- Fórmula:
Custo por mm = Preço do pneu ÷ Profundidade (mm)
Exemplo:
- Preço: R$ 2.800;
- Profundidade: 16mm
- Custo por mm = R$ 2.800/16mm = R$175,00/mm
Principais Vilões do Desgaste de Pneus
Antes de definir ações corretivas, identifique os fatores que mais aceleram o consumo de cada pneu:
- Seleção inadequada de pneus: optar por compostos, índices de carga ou padrões de uso que não atendem às condições reais de operação (terreno, carga ou velocidade);
- Recapagem de baixa qualidade: escolher serviços ou materiais que não garantem durabilidade suficiente, obrigando novas recapagens antes do previsto;
- Pressão de trabalho incorreta:
- Baixa pressão – desgaste acentuado nos ombros;
- Alta pressão – desgaste excessivo no centro da banda de rodagem.
- Desalinhamento (paralelismo): eixos fora de especificação provocam contato desigual no solo, gerando pontos de desgaste irregular;
- Emparelhamento desigual: misturar pneus de marcas, perfis ou níveis de desgaste diferentes no mesmo eixo aumenta a fadiga mecânica de cada unidade.
Práticas para prolongar a vida útil dos pneus
Para maximizar o retorno sobre o investimento de tal forma que possa reduzir o custo por quilômetro, você pode adotar as seguintes rotinas de manutenção de pneus:
- Medição periódica de sulco
Primeiramente, faça o uso de profundímetros digitais ou mecânicos e, em seguida, registre cada leitura em planilhas de controle, comparando as profundidades em diferentes canais de rodagem.
- Calibragem regular
Além disso, estabeleça também ciclos de checagem a cada 10 000–15 000 km, facilitados por prolongadores de válvula e sistemas de purga de ar.
- Alinhamento e balanceamento
Realize verificações de paralelismo por eixo (custo médio: R$ 140–160) para evitar que o desgaste assimétrico reduza a vida útil.
- Rodízio preventivo
Alterne os pneus entre as posições conforme os padrões de desgaste observados, distribuindo uniformemente a fadiga e o aquecimento da carcaça.
- Treinamento de motoristas
Além disso, capacite-os em técnicas de condução que preservem os pneus — como o uso do freio-motor e frenagens suaves — e, da mesma forma, no correto preenchimento de checklists diários de inspeção.
Exemplo prático de economia de R$ 1 milhão por ano
Para ilustrar a eficiência do método, considere uma frota de 200 rodotrens (6 800 pneus em solo):
- Inspeção amostral
300 pneus medidos ? 35 % (105) com desgaste irregular médio de 2,7 mm.
- Cálculo do prejuízo na amostra
- Custo por mm: R$ 175;
- Prejuízo por pneu: 2,7 mm × R$ 175 = R$ 472,50;
- Total amostral: 105 × R$ 472,50 = R$ 49 612,50.
- Projeção anual
- 6 800 × 35 % = 2 380 pneus
- 2 380 × R$ 472,50 = R$ 1 124 550,00.
Consequentemente, em frotas menores (50 rodotrens ? 1 700 pneus), o mesmo cálculo indica desperdício de R$ 281 625,00/ano.
Plano de ação em cinco etapas
- Diagnóstico inicial: realize amostragem com profundímetro e calcule o custo por milímetro;
- Padronização de processos: institua políticas claras de calibragem, alinhamento e rodízio de pneus;
- Ferramentas adequadas: invista em profundímetros, prolongadores de válvula e checklists digitais;
- Capacitação contínua: treine motoristas e equipe de manutenção em práticas preventivas de forma objetiva;
- Monitoramento e ajustes: acompanhe mensalmente os indicadores, revise processos e apresente resultados à diretoria.
Ferramentas e processos recomendados
Portanto, para apoiar a gestão e o monitoramento contínuo:
- Profundímetro digital (R$ 80–300) para medições precisas de sulco;
- Planilhas de controle: registre data, posição, profundidade e quilometragem;
- Checklists digitais ou impressos para motoristas reportarem irregularidades em tempo real;
- Relatórios gerenciais: consolide indicadores de CPK (custo por quilômetro), percentual de desgaste irregular e economia obtida.
Por fim, ao implementar esse método de gestão profissional de pneus, a redução de custo com pneus deixa de ser meta teórica e se torna uma fonte de economia real, melhorando a performance, a segurança e a sustentabilidade da sua frota.
Experimente o Contele Fleet
Para organizar a sua gestão e fazer a redução de custo de pneus, experimente o Contele Fleet. Além disso, receba alertas de calibragem e manutenção preventiva em tempo real, monitore indicadores de CPK pelo app e gere relatórios automáticos que comprovam sua economia.
Em seguida, agende sua apresentação gratuita e consiga um orçamento, para transformar dados em resultados.
PParticipe de lives semanais sobre gestão de frotas
Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:
Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para receber semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.
Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp
Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!
P.S: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!