O Dia do Motorista é comemorado anualmente em 25 de julho.

Nesta data, são homenageados todos aqueles que, diariamente, trabalham conduzindo qualquer tipo de veículo pelo Brasil.

Para te presentear, hoje vou trazer dicas e ideias para que você faça uma boa gestão dos motoristas da empresa.

Essas dicas não são apenas por ser o Dia do Motorista, mas também pelo fato que os condutores dos veículos são os principais responsáveis pela redução de custos e aumento de produtividade da frota.

Somente por meio da gestão eficiente desse recurso humano, que a sua frota pode trazer resultados significativos para a empresa.

Quem são os motoristas na sua empresa?

Algumas empresas consideram motoristas apenas aqueles que trabalham 100% a função de dirigir os veículos.

Na minha opinião, isso não está correto!

Motorista pode ser considerado qualquer condutor que utiliza os veículos em sua empresa, inclusive aqueles que utilizam os veículos para prestar serviços ou vender produtos.

Se a sua empresa tem dois ou mais funcionários utilizando os veículos corporativos, já se faz necessária a gestão de motoristas.

Então, que tal aproveitar o Dia do Motorista para conhecer algumas dicas e ideias de como fazer essa gestão?

Você é gestor de frotas ou gestor de pessoas?

Antes de mais nada, costumo perguntar: Você é gestor de frotas ou de pessoas?

Essa minha pergunta vai de encontro a duas questões que considero importante:

A primeira é que, na maioria dos casos, quem cuida dos veículos da empresa não tem a função realmente chamada de ‘’gestor de frotas’’.

Você pode ser empresário, trabalhar no administrativo/RH da empresa, ou ser o gerente de operações e logística.

Isso não muda o fato de que, se os veículos são a sua responsabilidade, a gestão dos motoristas também precisa ser a sua responsabilidade.

A segunda e mais importante, é que não adianta nada você ter o melhor sistema de rastreamento, os melhores veículos, e não dar atenção a principal peça da frota: O Motorista!

É a pessoa que conduz os veículos da empresa, e ela é o principal fator da sua gestão de frotas.

Um case de gestão dos motoristas da frota

Para te presentear com um ótimo conteúdo neste Dia do Motorista, resolvi gravar uma entrevista com o Marcos de Souza, gerente de transporte na TMK Engenharia.

A empresa localizada em Praia Grande – SP, conta hoje com 126 motoristas na frota, e é a responsabilidade do Marcos cuidar desse pessoal todo.

Na entrevista que fiz para o meu canal, Tudo sobre Gestão de Frotas, conversamos sobre algumas dicas e ideias para melhorar a gestão dos condutores. Veja:

Veja a entrevista completa com o Marcos clicando aqui.

É importante você notar que, mesmo em uma empresa com 126 motoristas, existe uma preocupação com a pessoa e com a sua família.

Isso dá resultados para a empresa, torna o trânsito mais seguro e, ainda, traz bem-estar para o motorista e seus parentes.

Por que devo fazer a gestão dos motoristas?

No dia a dia, devido a correria, alguns gestores e administradores se esquecem da peça principal para a redução de custos da frota.

O modo de condução do motorista, segundo estudos, representa 33% dos custos com combustível da frota.

Se o combustível é o maior custo da frota, e se o motorista é o principal ‘’controlador’’ desse custo, fica claro onde é que deve estar o seu foco.

Além da questão financeira, existe a questão jurídica.

É de extrema importância relembrar que, o gestor da frota e o dono da empresa, são corresponsáveis em casos de acidentes com ou sem vítimas, caso o condutor esteja irregular de alguma forma.

Se um acidente acontecer na sua frota, todos os programas e projetos para redução de custos e aumento de produtividade se tornam irrelevantes.

Por isso, sempre recomendamos uma Política de Frota eficaz e rígida, aliada a um sistema de premiação para os motoristas.

Se tudo isso ainda não é o suficiente para que seja feita a gestão de motoristas, é necessário lembrar do principal: vidas serão poupadas!

Em um país com 45 mil mortes por ano no trânsito, o mínimo que você precisa fazer é se preocupar com a segurança da frota

Ainda sobre segurança do motorista, recomendo que você conheça o curso online Smart Driving.

Smart Driving é o curso para todos os condutores de veículos de empresas. Todos que fizerem o treinamento e aplicarem as técnicas, irão reduzir drasticamente o consumo de combustível, e evitar multas e acidentes. 

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.