Sabia que, ao realizar a gestão de combustível com um sistema, você deixa de simplesmente anotar dados que não seriam utilizados, e passa a entendê-los para reduzir os seus custos?
Neste post, vamos mostrar a melhor forma de fazer gestão de combustível na sua frota!
O que é exatamente a gestão de combustível?
Percebemos que existe uma confusão muito grande entre gestão e anotação.
A gestão consiste em analisar os dados, pensar e aplicar um plano de ação para melhorar determinado indicador. Enquanto isso, a anotação é apenas o registro de uma informação para dizer que tem, mas que não vai fazer nada com ela.
Se você está na fase de anotação, saiba que não é difícil passar para a fase de gestão.
Mas, para a fazer a gestão de combustível, você precisa de uma fonte de dados segura, e é isso que vou te mostrar ainda neste post.
Como obter informações para fazer gestão de combustível?
Atualmente, as 5 maneiras mais populares utilizadas por gestores para obter as informações necessárias são:
- Planilha comum;
- Sistema comum (Banco de dados);
- Formulário online + planilha;
- Cartão combustível;
- Sistema online com aplicativo do motorista;
Em teoria, o cartão combustível possui um processo automatizado semelhante ao sistema online.
Porém, por ser o frentista que preenche os dados, existe a chance de vir uma informação errada e acabar com o seu relatório.
Você pode ter o cartão de combustível como um meio de pagamento, mas procure usar uma dessas outras soluções (como o sistema) para fazer gestão de combustível.
Como funciona um sistema de gestão de combustível com um aplicativo do motorista?
Para exemplificar este conteúdo, vamos utilizar como base o Contele Rastreador, sistema de gestão de frotas que possui o Contele Driver, aplicativo do motorista.
A facilidade já começa na tela de login: O motorista faz o login com o CPF, e seleciona o veículo que utilizará. Logo após isso, ele cai na tela inicial do aplicativo, em que pode fazer três coisas: Fazer o checklist, cadastrar abastecimento, e visualizar suas rotas.
Depois que abastecer o combustível no posto, o motorista entra no aplicativo e cadastra todos os dados necessários: odômetro, litros, preço, tanque cheio ou vazio, etc.
Posteriormente, ele adiciona uma foto ou observação em texto e pronto, basta clicar em cadastrar e está feito!
Logo após registrar o abastecimento, o motorista pode ver o seu histórico de registros, que traz junto a média de consumo de combustível que ele fez naquele trecho, e ao lado a média desejada a se cumprir (definido pelo gestor).
Sabe o que é o melhor disso tudo? Essa é uma ação que leva 30 segundos para fazer, e entrega tanto para o motorista quanto para o gestor, informações para melhorar a condução e reduzir o consumo de combustível da frota.
Com esse ganho em tempo e produtividade, você pode focar o seu tempo em criar ações de premiação, e em outras tarefas mais importantes do que anotar valores.
A visão do gestor utilizando um sistema de gestão de combustível
Pelo sistema, o gestor tem uma visão diferente. Dentro do Contele Rastreador, ele pode fazer a gestão de combustível a partir de 3 relatórios: Registro de abastecimentos, consumo por veículo e custo por mês.
Nesses relatórios, o gestor consegue fazer uma gestão 360° desses abastecimentos, conseguindo ver a média de cada motorista, o consumo de cada veículo, a diferença por mês, e por aí vai.
Quero conhecer mais sobre esta solução, como descobrir o valor?
Por fim, acesse o nosso site e saiba mais sobre Contele Driver e Contele Rastreador, soluções que auxiliam em sua gestão e melhoram os seus resultados!
Assim como a gestão de combustível, o sistema possui outros recursos que vão te ajudar em outras tarefas da gestão de frotas.