O uso do Cartão Combustível na frota da sua empresa é uma solução ou um problema? 

Por um lado você tem vantagens de praticidade, por outro podem ter desvantagens se não forem muito bem administrados.

No post de hoje, vou contar como foi a entrevista com o Analista de Frotas, Renato Afonso, e tratar todas as vantagens e desvantagens desta solução.

Assista a Live completa:

Quem é Renato Afonso?

Renato Afonso é um Gestor de Frotas com 15 anos de experiência e é especialista no assunto de gestão do cartão combustível na frota da empresa.

Antes, ele também já trabalhou em uma empresa operadora de cartão de combustível, por questões éticas vamos poupar o nome.

Dessa forma, Renato é a pessoa ideal para nos dizer se o uso do cartão combustível na frota é uma solução ou um problema.

Como funciona o Cartão Combustível

O cartão combustível é como se fosse um cartão de crédito que fica à disposição do condutor para que ele o utilize apenas em postos de abastecimentos.

O valor disponibilizado (limite) fica a critério do gestor de frotas, assim como o período de utilização, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, etc.

A diferença é na hora de fazer o pagamento: Ao invés de digitar somente uma senha, o motorista precisa informar o hodômetro do veículo, total de litros abastecidos, o tipo de combustível, quantidade de litros, placa do carro e seu código de identificação. 

Ao final de um período com vários abastecimentos, a empresa tem acesso a relatórios diversos para fazer a gestão de frotas.

O consumo médio do veículo via cartão combustível

Quando é utilizado o cartão combustível nos abastecimentos, quem digita os valores citados acima é o frentista do posto, o condutor vai precisar digitar apenas a senha final do cartão.

Dito isto, a informação do consumo médio é trazida pelo relatório do cartão combustível através dos dados digitados pelo frentista durante o abastecimento.

“Através do consumo médio que são tomadas decisões importantes como saber se o veículo está fazendo uma média compatível com o fabricante, você pode avaliar o tipo de operação da sua empresa, entre outros.” Renato Afonso

O gestor de frotas deve prestar muita atenção neste item, pois ele é extremamente importante nas análises e tomadas de decisões.

Cartão Combustível na Frota

relatório de um cartão combustível

Quando se tem informações erradas, como na imagem acima, a gestão da sua frota fica totalmente comprometida.

Você não saberá qual o consumo médio dos seus veículos, e isso graças a digitação errada por conta do uso do cartão combustível.

Além disso, alguns cartões não consideram o abastecimento parcial do tanque, gerando assim um cálculo errado da média de consumo. 

Veja na Live, a minha avaliação sobre o relatório citado acima.

Redução do consumo médio com o Cartão combustível

A redução do consumo é relativa, não há como mensurar, mas existe de empresa para empresa.

Em um cartão bem gerenciado, com o acompanhamento das médias em dia, o custo do veículo vai diminuir com certeza.

Esse tipo de redução pode, também, não ter a ver com o cartão combustível, e sim com o bom gerenciamento com os dados todos corretos na mão do gestor.

O uso do cartão é uma ferramenta que vai te ajudar a reduzir o consumo médio, mas ele deve ser acompanhado, sempre, de uma boa gestão de frotas.

“O cartão combustível não te permite ter uma redução instantânea, é ao longo do tempo com você controlando e acompanhando” Renato Afonso.

Podem ocorrer fraudes no uso do Cartão Combustível?

O uso do cartão traz algumas possibilidades para os condutores, e neste caso podem ocorrer fraudes.

“Na empresa havia parametrizado a capacidade total do tanque, que era de 60 litros, no cartão combustível, o condutor passou os 60 litros no cartão, mas dividiu entre dois carros, 30 litros em um e 30 no outro.” Renato Afonso.

Dessa forma, seu relatório fica totalmente comprometido, você não tem as informações e as médias corretas para a tomada de decisões tão importantes.

Durante a Live, também, mostramos outros exemplos de fraudes.

Como resolver esse tipo de situação:

Se você tiver a média de consumo bem gerenciada, você pode evitar diversas fraudes no abastecimento apenas parametrizando duas regras:

  • Sempre completar o tanque
  • Definir e obrigar o tipo de combustível na hora do abastecimento

Quais os custos do cartão combustível

De acordo com o tipo de contratação, será definido uma taxa por cartão ativo dos veículos da sua frota.

Por exemplo, se você tiver mil veículos ativos na sua frota, o valor da taxa pode chegar a R$5.000 só de taxa administrativa, vai depender do contrato firmado.

“Você tem mil veículos mas só utiliza 75% da sua frota, você está pagando uma taxa administrativa desnecessária, o ideal é cancelar os cartões para não serem cobrados.” Renato Afonso.

Além de fazer a gestão da sua frota, será necessário fazer a gestão do cartão combustível para não correr riscos como o citado acima pelo meu convidado.
Na Live, respondemos diversos comentários e dúvidas do pessoal, uma delas pode ser a sua dúvida também. Clique aqui e assista na íntegra.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.