Sabia que, ao realizar a gestão de combustível com um sistema, você deixa de simplesmente anotar dados que não seriam utilizados, e passa a entendê-los para reduzir os seus custos?

Neste post, vamos mostrar a melhor forma de fazer gestão de combustível na sua frota!

O que é exatamente a gestão de combustível?

Percebemos que existe uma confusão muito grande entre gestão e anotação.

A gestão consiste em analisar os dados, pensar e aplicar um plano de ação para melhorar determinado indicador. Enquanto isso, a anotação é apenas o registro de uma informação para dizer que tem, mas que não vai fazer nada com ela.

Se você está na fase de anotação, saiba que não é difícil passar para a fase de gestão.

Mas, para a fazer a gestão de combustível, você precisa de uma fonte de dados segura, e é isso que vou te mostrar ainda neste post.

Como obter informações para fazer gestão de combustível?

Atualmente, as 5 maneiras mais populares utilizadas por gestores para obter as informações necessárias são:

  • Planilha comum;
  • Sistema comum (Banco de dados);
  • Formulário online + planilha;
  • Cartão combustível;
  • Sistema online com aplicativo do motorista;

Em teoria, o cartão combustível possui um processo automatizado semelhante ao sistema online.

Porém, por ser o frentista que preenche os dados, existe a chance de vir uma informação errada e acabar com o seu relatório.

Você pode ter o cartão de combustível como um meio de pagamento, mas procure usar uma dessas outras soluções (como o sistema) para fazer gestão de combustível.

Como funciona um sistema de gestão de combustível com um aplicativo do motorista?

Para exemplificar este conteúdo, vamos utilizar como base o Contele Rastreador, sistema de gestão de frotas que possui o Contele Driver, aplicativo do motorista.

A facilidade já começa na tela de login: O motorista faz o login com o CPF, e seleciona o veículo que utilizará. Logo após isso, ele cai na tela inicial do aplicativo, em que pode fazer três coisas: Fazer o checklist, cadastrar abastecimento, e visualizar suas rotas.

Depois que abastecer o combustível no posto, o motorista entra no aplicativo e cadastra todos os dados necessários: odômetro, litros, preço, tanque cheio ou vazio, etc.

Posteriormente, ele adiciona uma foto ou observação em texto e pronto, basta clicar em cadastrar e está feito!

Logo após registrar o abastecimento, o motorista pode ver o seu histórico de registros, que traz junto a média de consumo de combustível que ele fez naquele trecho, e ao lado a média desejada a se cumprir (definido pelo gestor). 

Sabe o que é o melhor disso tudo? Essa é uma ação que leva 30 segundos para fazer, e entrega tanto para o motorista quanto para o gestor, informações para melhorar a condução e reduzir o consumo de combustível da frota.

Com esse ganho em tempo e produtividade, você pode focar o seu tempo em criar ações de premiação, e em outras tarefas mais importantes do que anotar valores.

A visão do gestor utilizando um sistema de gestão de combustível

Pelo sistema, o gestor tem uma visão diferente. Dentro do Contele Rastreador, ele pode fazer a gestão de combustível a partir de 3 relatórios: Registro de abastecimentos, consumo por veículo e custo por mês.

Nesses relatórios, o gestor consegue fazer uma gestão 360° desses abastecimentos, conseguindo ver a média de cada motorista, o consumo de cada veículo, a diferença por mês, e por aí vai. 

Quero conhecer mais sobre esta solução, como descobrir o valor?

Por fim, acesse o nosso site e saiba mais sobre Contele Driver e Contele Rastreador, soluções que auxiliam em sua gestão e melhoram os seus resultados!

Assim como a gestão de combustível, o sistema possui outros recursos que vão te ajudar em outras tarefas da gestão de frotas. 

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.