Para o gestor empenhado em alcançar cada vez mais resultados com os veículos e condutores da empresa, nada melhor do que ouvir a experiência de outros gestores com a sua frota e como faz a gestão de frota na prática.

Nesse post, vamos conhecer o gestor de frota Alexandro Raia e sua experiência com veículos e condutores.

Gestão de Frota na Prática: Entrevista Exclusiva com Gestor

Alexandro Raia trabalha em um grupo de ensino de inglês e assumiu a gestão da frota há 2 anos.

No começo, Alexandro assumiu uma frota de 13 veículos, mas assim que ele convenceu a diretoria a implantar o Contele Rastreador para as frotas.

O número aumentou para 26, sendo 12 deles nos veículos da diretoria, visto que houve uma otimização dos gastos na gestão.

A meta para o ano que vem é aumentar mais ainda o tamanho da frota.

Que resultados com o sistema de gestão você conseguiu mostrar para a diretoria?

Durante a conversa, Alexandro respondeu quais foram os principais resultados alcançados utilizando um sistema de gestão de frota, e o principal deles foi a redução de combustível.

A gestão do Alexandro é aquele exemplo clássico onde percebe-se que o comportamento do motorista muda quando ele sabe que o veículo está sendo rastreado, e com essa mudança, vai se desencadeando os resultados positivos.

“No passado, teve um caso onde um motorista fazia entregas de materiais em uma escola, e assim que realizava o serviço, voltava para sua casa que ficava no outro lado da cidade e esperava dar o tempo para voltar na empresa”

Não é de hoje que falo da importância de trazer o motorista para o lado da empresa, mas caso você não tenha visto nada disso, eu deixo aqui um post que fiz especialmente sobre o comportamento do motorista:

Dia do Motorista: Práticas que transformarão a sua Gestão da Frota

Com o passar do tempo, o desempenho se manteve?

Apenas com o efeito da existência do rastreador nos veículos, Alexandro conseguiu melhorar alguns aspectos da frota.

Mas, com o passar do tempo, ele sentiu a necessidade de ter em mãos controle maior sobre os resultados e informações dos veículos.

Foi aí que ele decidiu avançar alguns passos no uso do sistema de gestão.

“Com o sistema de gestão, eu passei a fazer programação de troca de óleo e de pneus para me alertar quando deveria fazer essas manutenções, eliminando o uso de planilhas avulsas.”

Como você faz o controle dos pneus?

A gestão de pneus é um assunto pouco discutido nas empresas, porém se eles não forem tratados seriamente, podem acabar virando um problema.

Sobre isso, Alexandro diz:

“Como em outras manutenções, eu utilizo o Contele para programar as próximas manutenções. Claro, para cada vistoria, eu coloco períodos diferentes, e em relação aos pneus, eu utilizo a quilometragem que o fabricante especifica no produto.”

Em uma live para o canal, eu chamei o especialista em pneus, Beto Arnaud Jr, para conversar sobre este assunto:

A empresa já teve problemas com acidentes?

Os acidentes de trânsitos acontecem em qualquer empresa, e na gestão do Alexandro não é diferente.

 No decorrer da conversa, Alexandro explica como funciona para ele o procedimento nesses casos e a advertência.

“Aqui nunca aconteceu nenhum acidente grave, mas já aconteceu batidas, amassados, essas coisas. Seguimos o procedimento padrão de registrar o Boletim de Ocorrência, avaliar a cena para enfim dar uma advertência para o motorista. Caso isso se torne recorrente com aquele motorista, passamos os custos do prejuízo para ele.” 

Como você faz a distribuição de veículos para os motoristas?

Alexandro conta que trabalha com uma frota mista, ou seja, parte dos motoristas ficam com veículos fixos, outros não.

Sobre os que não tem um veículo fixo, eu perguntei a ele como faz a distribuição dos veículos, e mais uma vez, a utilização do Contele é feita nessa parte.

“No sistema, existe a opção de cadastrar cada condutor da frota. Assim que os motoristas vão pegar um veículo, a portaria vincula o condutor ao veículo que vai pegar”.

Qual é o seu maior desafio no dia a dia?

Independente do nível de competência do profissional, ou das ferramentas que utiliza no dia a dia, todo mundo possui um desafio a lidar.

Sem medo de parecer clichê, Alexandro diz que o maior desafio é lidar com pessoas.

Levando em consideração os motoristas: cada um tem o seu jeito de dirigir, e todos pensam que a forma deles é a certa!

Por conta disso, se relacionar com pessoas é um desafio e tanto para qualquer um, pois você lida com problemas pessoais, incentivos e muito mais.

Uma ação de melhoria no relacionamento e incentivo é implantar um ranking de motoristas.

Com um ranking de motoristas, você evidencia os melhores condutores da frota e os premiam, para servir de motivação para toda equipe.

Utilizando um sistema de gestão de frota como o Contele Rastreador, esse trabalho fica mais fácil, pois você consegue ter acesso fácil a indicadores de desempenho, como:

  • Excesso de velocidade;
  • Multas de trânsito;
  • Índice de atrasos;
  • Índice de faltas.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.