Ter o máximo dos veículos disponíveis para rodarem na sua operação, é sinônimo de economia de dinheiro e aumento de produção.

Com o Eng. Marco Antonio, vamos mostrar como fazer a gestão de manutenção da frota e ter os veículos sempre ativos.

Qual a relação da gestão de manutenção com a produtividade da frota?

Sobretudo, uma coisa precisa ser levada como um mantra por empresas com frota: quanto mais os veículos rodarem, mais produtivos serão.

Isso porque se o veículo está rodando, ele está realizando mais serviços, evitando assim sua ociosidade, que só traz despesas à empresa.

Para que uma frota seja produtiva, o gestor precisa garantir o funcionamento de uma série de fatores, como a distribuição de entregas da frota, o planejamento de rotas, e a gestão de manutenção.

A manutenção preventiva é a atividade que vai diminuir (e talvez até eliminar) imprevistos na estrada, que atrasam entregas e fazem um veículo ficar dias na oficina, o que leva o gestor a mudar todo o planejamento da frota, por exemplo.

A manutenção preventiva se dá através da revisão diária do veículo, feita pelo motorista através de um checklist e pela criação de um cronograma de manutenção, por parte do gestor de frotas.

A princípio, esse cronograma pode ser feito em uma planilha ou documento de texto. Mas, o que queremos mostrar aqui é uma forma mais moderna, com funções pensadas para o trabalho de um gestor, trazendo maior clareza no trabalho e mais resultados.

Essa solução faz parte do Contele Rastreador, sistema de gestão de frotas que traz uma novidade: o módulo de Manutenção.

módulo de manutenção do Contele Rastreador

Como funciona o módulo de Manutenção do Contele Rastreador?

A função de manutenção foi pensada para que o gestor organize desde os planos de manutenção, até o agendamento de uma revisão na oficina.

Por isso, vamos passar por cada etapa do processo para você entendê-lo por completo.

Cadastro das informações

Primeiramente, o gestor deverá fazer no Contele Rastreador o cadastro dos itens de manutenção.

Os itens são tudo aquilo que precisa passar por uma revisão, como por exemplo:

  • Troca de óleo;
  • Alinhamento dos pneus;
  • Fluido das transmissões;
  • Radiador;
  • Entre outras coisas.

Durante o cadastro dos itens, você define também quando deverá ser feita a manutenção: depois do veículo ter sido usado por tantas horas, ou logo após ter andado tantos quilômetros.

“Antes de criar planos, verifique o manual do veículo para descobrir quando deve ser feita cada manutenção”

Marco Antônio
Sistema de gestão de manutenção da frota
Itens de manutenção do Contele Rastreador

Logo após os itens serem cadastrados, é possível criar planos, que nada mais é do que um conjunto de itens a ser utilizado por um ou mais veículos.

Essa função agiliza e organiza o processo de manutenção, pois, uma vez que um plano é criado, basta associá-lo a um veículo.

Para finalizar o cadastro de informações, cadastre da mesma forma as oficinas que prestam serviços à empresa, facilitando no agendamento de uma manutenção.

curso gestão de manutenção

Monitoramento dos status de manutenção

Diariamente, o gestor acompanhará o módulo de Manutenção para ter conhecimento do status da frota.

Um item pode estar em uma das seguintes situações:

  • Em dia;
  • A vencer;
  • Com manutenção agendada;
  • Em manutenção;
  • Vencido.

Se um item estiver próximo de vencer ou vencido, é o momento de agendar uma manutenção.

Sistema de gestão de manutenção da frota
Contele Rastreador mostra quais itens estão próximos a vencer

Agendamento de Manutenção

Ao visualizar os itens, o gestor pode selecionar os itens que estão prestes a vencer ou vencidos, e criar uma manutenção.

Neste momento, é definido qual oficina prestará o serviço, quanto tempo o veículo ficará indisponível para a empresa, entre outras coisas.

Além de selecionar itens do plano de manutenção, o gestor pode adicionar outros itens que ficaram de fora, inclusive de manutenções corretivas.

Feito isso, basta acompanhar em que etapa está cada manutenção.

Etapas de manutenção do Contele Rastreador

Analise os indicadores de manutenção da sua frota

Cada ação feita no módulo de Manutenção é registrada, e apresentada no dashboard de Indicadores de Manutenção.

Aqui, o gestor terá clareza em relação aos custos e resultados da frota em um determinado período. Entre os principais indicadores, estão:

  • Quantidade de veículos revisados;
  • Custo total com manutenção;
  • Quantidade de veículos em cada situação;
  • Quantidade de manutenções preventivas e corretivas.

Com tudo isso, o gestor pode tomar iniciativas para melhorar cada vez mais esses indicadores.

“Se os indicadores apontarem que estão acontecendo muitas manutenções corretivas, isso pode ser um sinal para o gestor aplicar um treinamento para os motoristas de direção segura, por exemplo.”

Marco Antônio

Quero melhorar a gestão de manutenção da minha frota

Se você chegou até o final desse post, você percebeu que um sistema pode facilitar e muito a gestão de manutenção de uma frota.

Ao ter um sistema pensado para isso, você sempre estará ciente de quando é preciso fazer uma manutenção, revisando todos os itens necessários. E, ao realizar a revisão dos itens, você estará otimizando a manutenção, pois ao invés de fazer o veículo parar diversas vezes para resolver assuntos individuais, ele estará parando uma única vez para revisar vários itens.

Se você tem interesse em conhecer mais dessa funcionalidade, faça um orçamento no Contele Rastreador.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.