Muitos gestores ainda não fazem a gestão de riscos da frota, e isso pode causar um enorme prejuízo para a empresa.

Para explicar o que é gestão de riscos da frota neste post, e como você pode fazer na sua empresa, convidei a Siliane Ferigo, da Mônaco Serviços Documentais.

O que é gestão de riscos?

Idealizado por James Lam em 2003, a gestão de riscos é uma atividade feita para mapear todas as possíveis ameaças dentro de uma empresa, com sua probabilidade de acontecimento e gravidade.

O objetivo de realizar a gestão de riscos é minimizar as chances do risco acontecer, e para todos estarem preparados caso ela aconteça.

Mas, além de identificar ameaças, Siliane ressalta que a gestão de riscos identifica oportunidades que não devem ser desperdiçadas.

Em quais cenários é possível fazer a gestão de riscos da frota?

A gestão de riscos pode ser feita em qualquer setor da empresa, incluindo a gestão de frota.

Sendo assim, fica com o gestor de frota a responsabilidade de mapear as ameaças que envolvem os veículos e motoristas da empresa.

Além do setor, projetos podem receber uma análise, como:

  • Terceirização da frota;
  • Análise de documentação dos motoristas;
  • Instalação de tanques de combustível no pátio da empresa.

E, pensando na necessidade de analisar e mensurar ameaças que a Mônaco preparou uma ferramenta para facilitar todo esse processo.

Canvas de Planejamento da Frota

A equipe da Mônaco preparou um modelo Canvas para os gestores poderem fazer a gestão de riscos da documentação da frota.

O modelo Canvas foi escolhido para agilizar o processo de identificação de ameaças, e, ao mesmo tempo, visualizar 9 pontos críticos da gestão em uma única página.

1. Dores

Neste campo, o gestor de frota precisa se perguntar quais são as principais dificuldades que se tem para gerenciar sua frota.

“O excesso de burocracia é uma dor presente na vida dos gestores de frota, que resulta em prazos curtos para conclusão de tarefas, má execução delas e aumento de stress.”

Siliane Ferigo

2. Fato gerador

Identificado onde dói, é preciso entender o que gera elas, como por exemplo:

3. Ameaças/riscos

Se você não fizer nada sobre essas dores, que riscos elas podem trazer para a sua gestão de frota?

Se formos pegar como exemplo a falta de organização da documentação dos condutores, pode acontecer da empresa permitir que um motorista com a CNH vencida dirija o veículo da empresa, o que pode resultar na cassação da carteira dele, paralisando parcialmente a frota.

4. Probabilidade

Ideia primária da gestão de riscos: Qual é a probabilidade do risco acontecer, se não for feito nada a respeito?

E caso aconteça, qual será o impacto na empresa?

5. Oportunidades

Agora que está claro os riscos da frota, você identifica as oportunidades que podem acontecer se você evitar ou resolver eles.

“Os problemas precisam ser vistos como oportunidades, pois se resolvidos, podem levar a gestão de frota para outro patamar.”

Siliane Ferigo

E essas oportunidades podem ser:

  • Redução de custos;
  • Visibilidade para sua gestão;
  • Segurança para motoristas e quem trabalha na frota.

6. Aliviam dores

Chegou a hora do plano de ação.

Que ações podem ser feitas para aliviar ou anular as dores relacionadas?

7. Criadores de ganhos

Nesta parte, falaremos sobre as oportunidades que podem representar ganhos financeiros para a frota, como:

  • Pagamento de multas com desconto;
  • Evitar custo com remulta;
  • Financiamento com desconto.

8. Quem pode ajudar

Que pessoas, setores ou profissionais precisam se envolver no projeto para implementar as ações desejadas?

“Não é possível o gestor de frota fazer tudo sozinho, por isso, ele precisa movimentar o setor financeiro, RH e quem mais for preciso para preparar a gestão de risco.”

Siliane Ferigo

9. Resultados esperados

E para finalizar a gestão de riscos da frota, é necessário mensurar um resultado esperado com toda essa ação, uma meta.

“A meta é primordial para definirmos um trilho a seguir com todas essas ações, aumentando as chances de sucesso.”

Siliane Ferigo

Faça a gestão de riscos da sua frota agora mesmo

Não podemos esperar o pior acontecer para então arcar com as consequências.

E, para te ajudar a montar a gestão de riscos da frota, a Mônaco está disponibilizando gratuitamente um E-book sobre o Método Canvas de Planejamento da Frota.

No e-book, você terá mais detalhes e exemplos para cada um dos pontos citados acima, e terá disponível o método Canvas para preencher os riscos, oportunidades e plano de ação da sua frota.

Siliane possui casos reais de clientes que, ao utilizarem essa planilha para fazer a gestão de risco, conseguiram economizar em dois anos 700 mil reais com documentação da frota. 

“Era uma empresa com 770 veículos, onde depois de mapearem sua frota, conseguiram economizar mais de 332 mil reais quando começaram a enviar notificação de multa dentro do prazo.”

Siliane Ferigo

Clique aqui para baixar o seu e-book gratuitamente.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.