Um gestor de frotas precisa dominar competências gerenciais e comportamentais para transparecer autoridade sobre o que faz na empresa.

No post de hoje, vamos mostrar como é possível desenvolver essa autoridade para que você nunca mais tenha dificuldade em aprovar projetos com sua diretoria.

O que é ter autoridade dentro da empresa?

Está com dificuldade em aprovar projetos e em se posicionar diante da diretoria e dos demais funcionários? Primeiramente, você deve compreender o significado de autoridade.

Segundo o dicionário, “autoridade” é o direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar. É uma personalidade que exerce influência sobre outras pessoas.

Por mais que você ocupe um cargo de gestor, isso não significa que você terá autoridade, e por isso, você deve trabalhar para que isso seja sua característica.

Adotar essa postura apresenta vários benefícios profissionais, como aumento da empregabilidade, ou seja, menor probabilidade de perder o emprego atual e maior facilidade de conseguir uma nova posição.

Além disso, pode resultar em remuneração mais elevada, reconhecimento e sensação de realização, permitindo que você alcance seus objetivos profissionais.

Agora, eu vou te mostrar 7 formas para se alcançar o status de gestor de frotas de autoridade dentro da sua empresa.

1. Mostrar os resultados através de relatórios

Ao organizar relatórios de gestão de frota, é possível demonstrar seu comprometimento de maneira visual e profissional, com dados que comprovam seus resultados crescentes e facilitam a comunicação com a diretoria, destacando sua contribuição para a empresa e habilidades.

Crie um documento padronizado e otimizado, definindo o objetivo do relatório, a data de início e término da comparação de dados, bem como os valores de cada item necessário para manter a frota operando. Apresente o cenário e custos atuais ao lado do cenário anterior, para permitir uma comparação clara e otimizar a análise da diretoria.

Pode ser que nem sempre você vá apresentar um resultado positivo, mas ter essa transparência sobre a situação atual da frota é imprescindível para ganhar confiança da diretoria.

2. Postura profissional

Não é novidade que a aparência pessoal tem grande influência na forma como uma pessoa é percebida pelos outros. É importante manter a roupa sempre limpa, passada e bem apresentável, assim como o cabelo e barba aparados e o calçado limpo.

É fundamental manter uma postura firme e educada, a fim de transmitir uma imagem de confiança e credibilidade.

3. Ser organizado 

Um gestor de frotas de autoridade tem todos os dados necessários na palma da mão, quando requisitado.

Para facilitar, conte com planilhas no Excel ou com um sistema de gestão de frotas eficiente que permita uma busca breve e visualização rápida dos dados solicitados para que as informações não sejam perdidas ou misturadas.

4. Ser otimista

Parece trivial, mas buscar soluções para questões e estar aberto a novos projetos são atitudes importantes para um bom desempenho profissional.

Ser um colaborador proativo e receptivo a sugestões de melhoria é valorizado pelas empresas, demonstrando engajamento e comprometimento com o crescimento da organização. Seja parte da solução e não do problema!

5. Leve projetos para a empresa

Idealizar e coordenar projetos pode aprimorar a relação que se tem com os funcionários, e transparece iniciativa para a diretoria.

Não só apresente ideias, como também a forma que ela será colocada em prática.

Apresente seus projetos por meio de relatórios formais, organizados e profissionais para obter a melhor aceitação. Além disso, é importante manter-se aberto ao feedback e realizar alterações quando necessário.

6. Seja um vendedor

Ao observar as pessoas mais bem sucedidas, é notável que elas possuem uma habilidade em comum: são excelentes vendedores.

Elas acreditam no que vendem e compartilham suas ideias de forma focada e adaptada ao ouvinte, mas sem perder sua essência. Dessa forma, a aprovação de um projeto ocorre organicamente, sem imposições.

Ser um bom vendedor não se limita à venda de produtos, mas também à venda de ideias, seja através do envolvimento de cada funcionário em pequenas ações ou da apresentação profissional de um projeto, que deve incluir a identificação do problema, a solução proposta e os benefícios que trará para a empresa.

7. Invista em cursos para se capacitar

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao tamanho original”

Albert Einstein

Invista em seu aprimoramento pessoal e profissional, assim como o de seus funcionários. Apresente um projeto bem estruturado à diretoria, demonstrando os benefícios que um curso pode trazer para seu desempenho e colaboração na empresa.

Ao mostrar que tem iniciativa e se empenha em buscar melhorias, sua imagem profissional será valorizada, aumentando sua credibilidade e consequentemente, seu potencial de crescimento na empresa.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.