Convencer a diretoria a fornecer recursos, depende muito de como você apresentará os relatórios de gestão de frota com os resultados.

Nesse post, conversaremos com o Master Driver Sérgio Luiz, para mostrar como os relatórios de alto nível podem promover ou vender seu serviço de gestão de frotas.

Por que apresentar relatórios de gestão de frota?

Criar relatórios não é uma tarefa simples.

O responsável precisa coletar os resultados, montar o texto e se certificar que o conteúdo esteja claro e lúcido a quem for ler.

Sérgio admite que, no começo, ele não gostava de montar relatórios por conta de todo esse trabalho, porém, ao perceber sua importância, ele mudou de opinião.

O relatório é a melhor ferramenta para apresentar um panorama da gestão de frota, apontando os pontos negativos com um plano de melhoria

“Se você quer implantar uma ação na gestão de frota, as chances dela ser realizada vão aumentar se você registrar suas etapas em um relatório”

Sérgio Luiz

Para que serve um Relatório de Resultados?

Após finalizar uma ação ou projeto na empresa, o gestor de frota precisa apresentar os resultados dela para os diretores.

O relatório de resultados tem esse objetivo.

Através de um documento com textos, gráficos e números, o gestor consegue detalhar as etapas do projeto, e o que cada ação implicou nos resultados.

Além disso, um relatório evidencia e valoriza o esforço do gestor de frota, que está apresentando todo o seu rendimento.

“O que você acha melhor: uma apresentação informal, ou uma apresentação documentada, com exemplos tangíveis? Essa é a importância do relatório”

Sérgio Luiz

Veja também: Como gerar 80% dos Bons Resultados com 3 Itens Digitais e gratuitos

Relatório de resultados do Sérgio

Para ilustrar a importância do relatório em suas consultorias, o Sérgio compartilhou conosco o relatório que ele utiliza para apresentar os resultados que o seu trabalho trouxe para a empresa.

O relatório consiste em 4 partes:

1. Objetivo do relatório

Neste campo, se preenche o que você quer mostrar durante o relatório, ou seja, como estava e como ficou a gestão de frota após a implantação das ações.

Aqui, vamos adicionar a data de início das ações e a data de término.

2. Cenário encontrado

No formato de lista, o gestor detalha como a gestão de frota se encontrava antes de começar as ações.

Seja claro e direto nesta parte, listando todos os pontos a serem melhorados e os custos da frota, como:

  • Média de km rodado por mês;
  • Custo médio de combustível por litro;
  • Consumo médio da frota;
  • Quantidade de multas por mês;
  • Entre outros indicadores.

3. Cenário atual

Assim como no item anterior, aqui você listará as ações executadas na sua gestão de frota, listando os pontos que melhoraram, e que ainda precisam ser acompanhados.

Neste ponto você deve apresentar:

  • A economia gerada com as ações;
  • Reformulação de procedimentos;
  • Simplificação de processos;
  • Entre outras melhorias.

Veja também: Como definir a meta ideal para o consumo de combustível

4. Conclusão

Neste ponto, é apresentado um resumo final das ações, considerações e sugestões para que a empresa mantenha os resultados positivos.

Prepare seus relatórios de gestão de frota

A comunicação clara e objetiva deve ser tratada com prioridade pelo gestor de frota, pois caso ela não exista, as partes não se entendem, o que acaba exigindo depois retrabalhando para se fazer compreender.

E para te ajudar nessa missão e fazer você ganhar uns pontos com a diretoria, nós estamos disponibilizando de graça o relatório apresentado na Live, totalmente editável para você adaptar para sua empresa.

Clique aqui para baixar.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.