Você Gestor de Frotas deve saber a importância do Rastreamento na Logística da sua empresa, como reduzir prazos, custos e aumentar a produtividade.

Nesse post mais que especial, nosso convidado, Carlos Menchik do canal “Ser Logístico”, vai bater um papo conosco e explicar melhor sobre a Importância do Rastreamento e Gestão de Frotas na Logística:

Quem é Carlos Menchik

Na conversa de hoje, temos o Carlos Menchik, fundador do canal do Youtube Ser Logístico, o maior canal de logística do Brasil.

No canal Ser Logístico, Menchik reúne assuntos sobre todos os processos e tipos de logística.

Menchik, o que é logística?

Carlos Menchik define a Logística como:

“A logística hoje em dia permeia qualquer negócio. Ela é responsável pela integração dos elos entre fornecedores e clientes.”

Carlos Menchik

Qualquer relação que houver entre elos, seja pelo fornecedor, cliente ou indústria, é desenvolvida pela Logística.

Os conceitos da logística se aplicam em equipes de técnicos e vendedores que utilizam veículos da empresa?

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento que nos vem é que ela está relacionada ao movimento de cargas de um ponto ao outro.

Porém, essa área abrange muito mais do que isso.

A importância do rastreamento na logística e o conceito que as empresas adotam hoje em dia, tem como finalidade reduzir custos e aumentar a produtividade.

“Vamos imaginar um restaurante. O restaurante tem o dever de garantir que o estabelecimento tenha mesas para os clientes, tenha todos os insumos, rotatividade e por aí vai. Isso é logística”.

Carlos Menchik

Dessa forma, fica claro que qualquer prestação de serviço está submetida em algum momento à logística.

A manutenção dos veículos impacta no resultado final da logística?

Como gestores de frota, buscamos sempre aumentar os resultados diminuindo custos por meio da gestão de veículos e condutores.

Mas, antes de mais nada, temos a missão aumentar a taxa de disponibilidade dos veículos em plenas condições para trabalho.

Para isso, é necessário que a manutenção preventiva seja feita.

“A maioria dos gestores percebem o problema quando já aconteceu, porém o dever deles é não deixar isso acontecer.”

Carlos Menchik

Além de pensar na economia que a manutenção traz para a frota, ela também evita que o veículo pare no meio de um serviço na estrada, acarretando na satisfação do cliente e em casos mais graves na perda do contato.

Em um post do blog eu explico como criar um plano de manutenção preventiva que gera uma economia de 30% com gastos de manutenções, clique aqui e saiba mais.

Em uma live para o canal, eu explico mais detalhadamente sobre a importância da manutenção preventiva na gestão de frota:

Em economia, quanto que a gestão de frota junto a logística pode beneficiar uma empresa?

A logística em si engloba várias áreas, e a gestão de frotas é uma delas.

Quando as duas estão alinhadas, centavos de economia por viagem em cada veículo pode resultar em milhares de reais em economia no fim do ano.

Para alcançar os resultados desejados, é necessário traçar estratégias e botá-las em prática:

“Em um projeto que trabalhamos para uma empresa, conseguimos alcançar 27% de ganhos no custo da frota, alinhando a logística com a gestão de frota equipada com telemetria.”

Carlos Menchik

Como melhorar a eficácia da gestão de frota?

Para melhorarmos a produtividade na gestão de veículos e condutores, precisamos primeiro implantar um método.

Quando fazemos cortes de custos sem base alguma, a curto prazo isso pode até trazer um ganho, mas no futuro vai te causar problemas.

Para reduzir custos e aumentar a produtividade, é necessário realizar algum tipo de investimento que te permita escalonar processos.

Hoje, eu te faço uma proposta para investir o seu tempo.

No dia 21 de outubro, às 20h, eu vou fazer um Aulão de Gestão de Frotas do Zero ao Profissional, e você vai conhecer o método que vai fazer a sua empresa economizar até R$6.000 por ano, por veículo da frota.

O evento vai ser online e gratuito, e você pode assistir até pelo celular se desejar.

Reserve a sua vaga agora mesmo, antes que as vagas da Aula se encerrem:

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.