O maio Amarelo já é muito conhecido por motoristas e gestores, mas sua importância vai muito além de uma simples campanha anual. 

É um movimento que une pessoas com um objetivo em comum: pensar na segurança no trânsito, promovendo ações que podem conscientizar e reduzir significativamente os acidentes envolvendo veículos.

Para gestores de frotas, entender e aplicar os conceitos dessa campanha é essencial para garantir a integridade dos motoristas, eficiência da frota e a redução de custos relacionados a acidentes, multas e manutenção.

Nesse artigo, você vai aprender tudo e mais um pouco para aprender a conscientizar sua frota no trânsito.

O Que é Maio Amarelo?

O maio amarelo é uma campanha mundial de conscientização sobre a segurança no trânsito

Essa campanha surgiu em 2014, e tem como objetivo mobilizar as pessoas em prol da segurança no trânsito no Brasil. Conta com parcerias públicas e privadas, além do engajamento com toda a sociedade.

Por que Surgiu?

Em 2011, maio foi escolhido por uma proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) que decretou a Primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o terceiro país do mundo com o trânsito mais perigoso. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um anuário, apontando que 6.160 pessoas faleceram e 84.526 ficaram feridas, em 2024.

Apenas no estado de São Paulo foram registradas 5.594 mortes em acidentes, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, segundo o Detran. Isso chega a um número de aproximadamente 16 mortes por dia.

Qual o Intuito da Cor Amarela e do Laço?

No trânsito o amarelo significa advertência, as placas e até mesmo a sinalização estão te mostrando que você deve prestar atenção. Assim como queremos que você preste atenção na campanha de maio amarelo.

E o laço simboliza movimento, e já é conhecido mundialmente por representar campanhas de conscientização.

Como Preparar a Sua Operação para o Maio Amarelo?

Todo ano o Observatório Nacional de Segurança Viária prepara a campanha de Maio Amarelo, e todos os materiais que podem ser usados para divulgação e conscientização ficam disponíveis no site.

Lá é possível encontrar o logo oficial para usar em comunicações, o material disponibilizado gratuitamente para motoristas e apoiadores. Além das campanhas internacionais e outras informações.

Tema do Maio Amarelo em 2025

A cada ano, a campanha busca trazer um novo foco para as discussões de segurança. E neste ano o tema é: 

Os temas dos últimos anos foram:

  • 2024 – Paz no trânsito começa por você;
  • 2023 – No trânsito, escolha a vida;
  • 2022 – Juntos salvamos vidas;
  • 2021 – Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito;
  • 2020 – Perceba o risco, proteja a vida.

Principais Motivos de Acidentes no Trânsito

Não é apenas um erro que leva a um acidente de trânsito, mas as consequências de um conjunto de fatores. 

Segundo o anuário da PRF, foram cometidas mais de nove milhões 

de infrações, em 2024. E as principais causas são:

  • Excesso de velocidade – 6.561.685;
  • Ultrapassagens indevidas – 301.513;
  • Não uso do cinto de segurança – 216.267.

Quanto Custa um Acidente de Trânsito para a Sua Frota?

O impacto financeiro de um acidente vai muito além dos danos ao veículo. Veja os principais custos que uma empresa pode enfrentar:

  • Reparos no veículo: os valores variam conforme a gravidade dos danos;
  • Despesas médicas: se houver feridos, entram os custos com hospitalização, tratamentos e até reabilitação prolongada;
  • Perda de produtividade: veículos parados significam menos entregas e redução na eficiência da frota;
  • Aumento do seguro: acidentes podem elevar o valor do prêmio entre 10% e 50%, dependendo do histórico;
  • Custos legais: processos e disputas podem gerar gastos adicionais significativos;
  • Danos à reputação: um acidente divulgado pode afetar a imagem da empresa, prejudicando relações comerciais.

Por isso, não é exagero dizer que o custo de um acidente pode ultrapassar facilmente a casa do milhão de reais. Pensar em estratégias para evitar esses eventos é essencial para a saúde financeira e operacional da sua frota.

Ideias de Ações para Fazer no Maio Amarelo

Durante o Maio Amarelo, gestores de frota têm uma oportunidade única de liderar pelo exemplo, promovendo a segurança no trânsito e incentivando comportamentos responsáveis.

Confira ações práticas para implementar:

  • Workshops e Seminário de Segurança: eventos educacionais em prol das práticas de direção segura, primeiros socorros e resposta a emergências;
  • Conscientização interna: use de boletins informativos, cartazes e outras comunicações para disseminar a mensagem na sua frota;
  • Desafios e Competições: incentive competições saudáveis entre os motoristas para premiar quem não registrar nenhuma infração durante o mês;
  • Cursos de direção segura e econômica: conhecimento nunca é demais, e nesse momento, um curso como o Smart Driving pode melhorar a condução dos motoristas.

Integre as Ações na Gestão de Frotas

Como já sabemos, o maio amarelo é o momento ideal para reforçar a cultura de segurança dentro da sua frota. 

Para gestores que querem ir além das campanhas tradicionais, o uso de tecnologias e ferramentas digitais pode ser um grande diferencial na gestão da segurança viária.

Um exemplo de tecnologia, é o Contele Fleet, que oferece funcionalidades que vão auxiliar a aplicar os conceitos de Maio Amarelo, como monitoramento em tempo real, checklist digital para frota, relatório de desempenho e alertas personalizados.

Participe de lives semanais sobre gestão de frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para receber semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.