O que fazer na Manutenção para Reduzir o Consumo da Frota – Com Antônio Marcelino

O que fazer na Manutenção para Reduzir o Consumo da Frota – Com Antônio Marcelino

O custo com combustível representa de 30% a 50% dos custos variáveis de uma frota. Reduzir o consumo da frota é uma tarefa que requer entendimento na área de manutenção, mesmo que básico.

Por isso, trouxe o Antônio Medeiros, da área da manutenção, que cuida de aproximadamente 500 veículos, para falar sobre os itens básicos que devem ter cuidado redobrado para reduzir o consumo da frota:

Sem dúvidas alguma, o consumo de combustível é o maior gasto de qualquer frota, visto que sem esse item, não existe a circulação de veículos.

O combustível é um gasto inevitável, mas que pode ser reduzido a partir de boas práticas.

Entre os fatores que influenciam no custo com combustível estão:

  • Valor pago no litro;
  • Comportamento dos motoristas;
  • Carga e características das vias;
  • Qualidade do combustível;
  • Tipo do veículo;
  • Manutenção do veículo.

No post de hoje, será abordado como a manutenção poderá reduzir o consumo de combustível da sua frota.

Tipos de combustíveis

Vamos iniciar falando dos tipos de combustíveis, pois cada um tem sua característica e acaba influenciando na manutenção dos veículos.

Entre os principais tipos de combustíveis utilizados na frota, estão:

  • Diesel S500;
  • Diesel S10;
  • Gasolina Comum;
  • Gasolina Aditivada;
  • Gasolina Premium;
  • Etanol;

Obs: A Scania está lançando caminhões movidos com GNV.

Diesel S500 e S10

A letra “S” na nomenclatura se refere a sulfur (enxofre, em inglês), e o número em seguida se refere a quantidade do componente no diesel.

“S500 contém 500 partículas de enxofre por milhão, enquanto o S10 contém 10 partículas por milhão” Antônio Marcelino.

O uso do S500 vem sendo desestimulado por conta de poluir muito o ambiente, sendo que caminhões fabricados depois de 2012 devem ser abastecidos com S10.

Em relação ao desempenho, ele é praticamente o mesmo.

O que o gestor precisa prestar atenção é em relação a quando utilizar um ou outro.

O diesel S10 pode ser utilizado em veículos antigos, mas o S500 não pode ser utilizado em veículos fabricados em 2012 para cima.

“Os motores dos veículos novos não foram feitos para comportar o S500, porque a injeção dele já foi pensada para funcionar com o S10” Antônio Marcelino.

Diferenças de um veículo com a manutenção em dia e o outro não

Com o fim de deixar o assunto claro para todos, eu perguntei ao Antônio qual seria a diferença no consumo para 2 veículos iguais, porém um é feito a manutenção, e o outro não.

“Não tem como ser preciso nesta informação, pois o consumo envolve diversos fatores, mas chutando baixo, a falta de manutenção pode influenciar em 15% no consumo de combustível” – Antônio Marcelino.

Entre os fatores que o Antônio citou, estão:

  • Ano do veículo;
  • Tipo de motor;
  • As peças utilizadas na manutenção.

Leia também: Plano de Manutenção Preventiva: Como economizar 30% com gastos de manutenção

De forma macro, qual a principal dica para reduzir o consumo da frota com a manutenção?

Sem dúvidas, Antônio passou diretamente a resposta: Plano de Manutenção Preventiva.

Antônio explicou também como fazer o plano de manutenção, que é:

  1. Veja quais são as marcas de veículos da sua frota;
  2. Procure na montadora de cada marca qual é o plano de manutenção dos veículos;
  3. Siga à risca, e sempre utilize peças originais.

“Cada montadora tem sua característica, e para fazer um plano de manutenção, você não deve pedir dica de mecânico, amigo, nem nada. Mas sim verificar o plano de cada marca.” Antônio Marcelino.

Como ser lembrado para realizar as manutenções nos veículos?

Na esmagadora maioria dos casos, o start para que uma manutenção seja feita é baseada nos quilômetros rodados.

Caso não haja um aviso quando uma manutenção tiver que ser feita, você nunca vai fazê-la, ou então vai se concentrar tanto nisso que não vai ter tempo para outras coisas.

Utilizando um sistema de gestão de frotas, como o Contele Rastreador, você pode configurar avisos para quando você deve fazer a manutenção.

No Contele Rastreador, você relaciona uma manutenção com a quilometragem que deverá ser rodada.

Quando essa quilometragem for atingida, você será notificado por e-mail e aplicativo.

Assim, você saberá que esta manutenção deve ser feita.

Tela de manutenção do Contele Rastreador

Dicas de manutenção para frotas leves

Uma dica básica, mas que vale muito, é a de fazer a calibragem dos pneus.

Um pneu com pressão abaixo de 30% do adequado, consome 10% a mais de combustível.

E o melhor de tudo é que essa manutenção é muito barata, pois é apenas ar!

Leia também: Gestão de Pneus da Frota: Esse assunto merece mais atenção que você imagina!

Dicas de manutenção para frotas pesadas

Para frotas pesadas, o Antônio recomendou o uso do defletor de ar para caminhões.

O defletor de ar tem uma função aerodinâmica que melhora o desempenho do veículo, reduzindo o impacto do vento sobre ele.

Em consequência, se tem uma diminuição do consumo de combustível, melhora a estabilidade do caminhão e torna as viagens mais rápidas.

Principais itens da manutenção para reduzir o consumo da frota

Os gestores de frotas precisam dar atenção a alguns itens em especial para não comprometer a manutenção e consequentemente reduzir o consumo da frota.

Dentre os principais itens de frota leve e pesada estão:

  • Filtro de Ar;
  • Filtro de Combustível;
  • Filtro Racor e diesel;
  • Vela;
  • Calibração dos pneus;
  • Uso do ar condicionado;
  • Escapamento;
  • Entre outros.

Para entender cada item e conhecer outros, assista a Live completa.

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Esses foram os principais tópicos abordados na Live.

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