Está pensando em contratar um sistema de rastreamento, ou quer conhecer mais a ferramenta de gestão de frotas que já utiliza?

Muitos gestores não sabem o que analisar na hora de escolher um sistema para gestão de seus veículos e condutores, e assim, acabam decidindo baseando-se apenas em preço.

A consequência é uma gestão sem informações precisas, que não colaboram em nada para redução de custos e nem para o aumento de produtividade da frota.

Para te ajudar nesse processo, neste post, vamos falar sobre O que o MELHOR Sistema de Rastreamento deve entregar a sua Gestão de Frota.

O que faz um Sistema para Gestão de Frotas

Antes de mostrar os itens que você deve considerar para escolher o melhor sistema de rastreamento para sua empresa, preciso esclarecer que vamos falar sobre um sistema de gestão de frotas.

Diferente do rastreamento focado em roubo e recuperação do veículo, o sistema de rastreamento para gestão de frotas tem o objetivo de coletar informações sobre os veículos e condutores da empresa com indicadores de custos e de produtividade.

Uma Sistema de Rastreamento “mais ou menos”

Para realizar essa análise, ouvimos diversos clientes, gestores de frotas, entre outros profissionais que são responsáveis pela administração dos veículos e condutores da empresa. 

Com as experiências coletadas, entendemos que o primeiro ítem para analisar e, sem dúvida, um dos mais importantes, é o custo benefício.

Para escolher o melhor sistema de rastreamento para sua gestão, não dá para decidir baseado na solução “mais ou menos” por questão de custo.

Apesar de ser a mais barata, esse tipo de sistema não vai te entregar todas as informações necessárias para uma gestão eficaz.

Sem essas informações, você, gestor, fica impossibilitado de buscar a redução de custos e aumento de produtividade. Ou seja, a solução mais barata, não será a mais econômica.

Rotas

Um ponto importante para ser analisado na escolha do sistema para gestão da sua frota, é a rota.

Para escolher o melhor sistema de rastreamento para seus veículos e condutores, você deve prestar atenção na forma com que as informações das rotas percorridas são apresentadas.

Um bom sistema de rastreamento, mostra cada detalhe, como por exemplo, ruas por onde o veículo passou, a velocidade em que estava e a distância percorrida.

Equipamento

O equipamento é, com certeza, um ponto importante para ser analisado pelo gestor.

Antes de escolher o sistema de rastreamento que vai utilizar, certifique-se de que o equipamento oferecido pela empresa é homologado pela Anatel.

Isso garante que o produto será estável e você não correrá riscos de perder as informações do veículo a qualquer momento.

Além disso, tenha garantia de que o equipamento possui uma boa memória interna, assim, você tem a certeza de que as informações do veículo estão sendo devidamente armazenadas e será disponibilizada quando precisar.

Mapa

O melhor sistema de rastreamento para sua gestão é aquele que oferece informações mais precisas.

Por isso, recomendo que escolha um sistema que utilize o Google Maps.

O mapa da Google apresenta informações detalhadas das rotas percorridas, como nome de rua, pontos de referência, além do recurso Street View, que permite uma visão do local que deseja com perfeição.

Sistema

Um outro ponto importante para a escolha do melhor sistema de rastreamento, é saber se a empresa possui uma plataforma própria

Empresas que possuem sistemas próprios, trabalham constantemente na evolução do seu produto, assim, o gestor pode contar cada vez mais com novos recursos para ajudar na sua gestão.

O Contele Rastreador, por exemplo, possui o campo “Registre sua Ideia”, onde o usuário pode dar sugestões de melhorias da plataforma. 

Transmissão de dados

Para ter informações em tempo real dos seus veículos, o melhor sistema de rastreamento deve ter uma boa frequência de transmissão de dados. 

Um bom sistema de rastreamento utiliza a melhor tecnologia para o envio constante de informações dos veículos.

Isso garante a segurança da veracidade das informações para a gestão. 

Transparência na informação:

Sem dúvida, o principal fator para analisar antes de escolher um sistema para gestão de frotas, é a transparência nas informações.

O melhor sistema de rastreamento trará as informações sobre os veículo de maneira clara, exibindo o status do veículo, e se está sendo monitorado naquele exato momento.

Tudo isso, para que o gestor tenha informações reais sobre seu veículos e possa tomar as devidas ações. 

Outros fatores para analisar:

Esses foram os principais itens que você deve analisar para definir o melhor sistema de rastreamento para sua gestão. 

Mas você também deve analisar outros fatores antes de escolher a ferramenta que vai te ajudar a cuidar dos veículos e condutores, como:

  • Tempo de histórico;
  • Período de contrato;
  • Instalação;
  • Relatórios;
  • Suporte.

Para concluir, um bom sistema de rastreamento vai agregar muito para sua gestão.

Você passará a ter informações em tempo real dos seus veículos e condutores, e a sua gestão ganhará muito em praticidade e produtividade.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.