[Modelo grátis] Ficha Médica do Veículo

[Modelo grátis] Ficha Médica do Veículo

O que estou chamando de “Ficha médica do veículo”, na verdade chama -se oficialmente “Ficha de comunicação de defeitos”.

Um modelo que utiliza códigos e subdivisões, padronizadas mundialmente, criadas pelo Comitê Técnico de Transportes e Manutenção da SAE – Society Of Automotive Engineers. (citado no post anterior,  onde falo da manutenção de operação)

Na correria do dia-a-dia, e com a necessidade de deixar o veículo rodando o maior tempo possível, é comum as empresas ficarem perdidas ao enviarem o veículo para manutenção.

Principalmente quando mais de um motorista dirige o mesmo veículo, nesses casos o responsável pela manutenção fica ainda mais perdido, perguntando aos condutores quais são os sintomas reais daquele veículo para poder repassar ao responsável da oficina.

Além disso, muitas empresas  tem apenas o controle do que foi gasto de manutenção e não fazem um controle dos tipos de problemas que cada veículo de sua frota apresentou ou vem apresentando.

Essa ficha de comunicação de defeitos pode ser adaptada à realidade de cada empresa e irá facilitar a captação de informações sobre as condições de operação dos veículos.

Além disso, vai auxiliar a oficina (própria ou terceira), na execução dos serviços de manutenção.

Os códigos padronizados são importantíssimos. Através deles você poderá fazer filtros para descobrir defeitos recorrentes e os valores da manutenção por partes dos veículos.

Se você já usa um sistema financeiro, lance as despesas com este código na frente. (0100, 0200, …)

Como funciona:

Toda vez que o carro for enviado para oficina, essa ficha deverá ser preenchida em duas vias. Uma vai para oficina e a outra deve ficar com a empresa para controle do veículo.

Deve ser utilizada uma ficha por veículo, e uma ficha para cada vez que o veículo for para oficina.

Dica: Você pode preencher essa ficha conforme os eventos forem sendo registrados no formulário de manutenção de operação (veja o post sobre este tema e baixe o modelo).

Dessa forma você não se esquecerá de relatar nenhum problema. E quando o veículo for para oficina, a ficha estará pronta.

Fazendo a análise periódica dessas fichas, você poderá concluir quais veículos estão apresentando problemas frequentes e se os problemas são os mesmos.

Com isso, suas ações serão tomadas baseadas em fatos reais e registradas de forma muito profissional.

É como uma ficha médica, onde cada paciente (veículo) tem seu histórico.

Ficha de defeitos

No verso deste documento tem um espaço para observações que deve ser preenchido com o maior número de detalhes possível.

Como já é de costume em nossos posts, estamos disponibilizando um modelo da “Ficha de comunicação de defeitos” para você baixar e começar a utilizar agora. Clique aqui para fazer o download.

[Baixe Grátis] Modelo Ficha Médica do Veículo

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Tudo sobre Gestão de Frotas no YouTube

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se no nosso canal sobre gestão de frotas no YouTube, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Tudo sobre Gestão de Frotas no Whatsapp

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu Whatsapp.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

1 comentário


  1. Ótimo post para organização do envio dos veículos para as oficinas.

Comentários encerrados.