Como eliminar em 100% o custo com multas de trânsito da frota

Como eliminar em 100% o custo com multas de trânsito da frota

A gestão de multas de trânsito da exige muito de quem gerencia a frota.

É necessário ter cuidados jurídicos, e sempre se atentar as novidades da lei brasileira de trânsito, que já é um tanto quanto complexa.

No post de hoje, mostrarei como você pode eliminar em 100% os gastos com multas de trânsito da frota de sua empresa.

Antes de mais nada, é importante destacar que multas sempre ocorrerão, mas é possível reduzir a quantidade de autuações e repassar o valor das mesmas para o condutor.

Tudo muda quando o motorista começa a ser responsabilizado pelas suas autuações de trânsito.

Mas esse repasse não pode ser feito da noite para o dia, exige antes, a necessidade de uma política de frota bem construída, com segurança jurídica para os dois lados.

Quer um exemplo de política de frota bem feita? Clique aqui e faça o download de um modelo grátis.

O que acontece quando um veículo da empresa é multado?

A empresa quando tem um veículo em seu nome, e sofre uma infração, é obrigada a identificar o conduto no prazo estabelecido.

Caso não seja feito, é gerada outra multa, a NIC (Não Identificação do Condutor), no mesmo valor da infração original.

A resolução n. º 710 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), estabeleceu que as empresas devem ter um controle muito mais rigoroso sobre quem está dirigindo o veículo em determinado momento.

E pior:  o Art. 3º da resolução diz que o ‘’Valor da multa NIC será a multiplicação do valor da multa originária pelo número de infrações iguais cometidas no período de doze meses’’

Então, se o seu veículo da empresa é multado diversas vezes no ano pelo mesmo motivo, e o gestor de frota não faz a identificação, prepare o bolso que o gasto será alto.

Com esse tipo de resolução, ter o controle de multas de trânsito da frota não se torna apenas algo vantajoso do ponto de vista econômico, mas também jurídico.

Mas a empresa pode repassar a multa para o motorista?

Sim, a empresa pode descontar as multas de trânsito do motorista, porém, é importante seguir algumas regras para ficar dentro da legislação.

As regras servem para qualquer funcionário contratado em regime CLT, não precisa estar registrado como motorista, ele pode ser um técnico ou um vendedor que utiliza o veículo da empresa.

Primeiramente, apesar de ser óbvio, é muito importante ter certeza de qual motorista ou funcionário causou a multa. Nesse quesito, um sistema de rastreamento veícular pode ajudar muito.

O valor total de desconto das multas em folha de pagamento não pode ultrapassar 70% do salário, os outros 30% ele precisa receber.

Caso o valor a ser descontado seja superior aos 70%, o desconto pode ser parcelado em mais de um salário.

É necessário também que você tenha estabelecido esse desconto previamente, por meio de uma política de frota com a assinatura dos condutores.

Como reduzir a quantidade de infrações da frota?

Agora, vou explicar como reduzir a quantidade de infrações de trânsito, para depois explicar como eliminá-las.

Pois não basta simplesmente você fazer os repasses das multas, é necessário também que você reduza a quantidade de infrações.

Multas de trânsito estão ligadas ao modo de condução do motorista, e isso implica em acidentes, consumo de combustível e aumento de manutenção.

Então, dessa forma, trabalhe primeiro para diminuir as notificações de autuação, para depois eliminar por completo esse gasto.

O básico sobre reduzir as multas de trânsito é fazer um controle delas.

É fundamental que você controle as multas de trânsito da sua empresa, no sentido de registrar e relatar todos as infrações cometidas, separadas por datas, motoristas, valores, veículos, etc.

Para facilitar, já criamos uma planilha para controle de multas de trânsito para você utilizar.

Uma ótima forma de reduzir a quantidade de infrações é treinando os motoristas.

Existem muitos cursos e treinamentos disponibilizados gratuitamente na internet, para você fazer presencialmente e remotamente (aulas online).

Monitorar o comportamento dos motoristas no volante, e reportar isso para os condutores é uma ótima forma também de reduzir as autuações de trânsito.

Recentemente, gravei uma entrevista com o Danilo Portas, da Engecorps Engenharia para o meu canal sobre gestão de frotas.

Vale a pena ver como a empresa conseguiu monitorar a frota de veículos e seus condutores:

Como reduzir as multas de trânsito a ZERO?

O primeiro passo, é estabelecer a política de frota da empresa, constando a autorização de desconto da multa.

Somente assim, você poderá fazer os repassas das multas de trânsito.

O segundo passo, e não menos importante, é a identificação assertiva do condutor do veículo da frota.

Isso só é possível por meio de um sistema de rastreamento, que possibilite a identificação do motorista.

Fazendo a identificação do motorista por meio de um sistema de rastreamento, com uma política de frota bem estabelecida, você terá total segurança jurídica para fazer o repasse da multa.

Com o identificador de motorista, a empresa Cia do Tio João eliminou os seus gastos com multas de trânsito da frota, utilizando o Contele Rastreador como base para identificação e repasse das multas.

Se você quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de rastreamento e gestão de frotas pode lhe ajudar a reduzir as multas de trânsito, acesse agora mesmo Contele Rastreador.

Além disso, gostaria de deixar aqui o convite para você conhecer o meu canal sobre gestão de frotas no Youtube. Lá, você terá acesso a muitos conteúdos gratuitos e vídeos exclusivos.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Tudo sobre Gestão de Frotas no YouTube

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se no nosso canal sobre gestão de frotas no YouTube, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Tudo sobre Gestão de Frotas no Whatsapp

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu Whatsapp.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.